PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar celebra Dia da Mulher com ciclo programático "Mulheres em CriAção - arte e pensamento"
Ao longo desta semana, a programação apresenta 2 espetáculos cênicos e 3 encontros virtuais que focam nas criações artísticas e mobilizações políticas de mulheres atuantes no Ceará.
08/03/21 às 10h26

     O Centro Dragão do Mar celebra o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta segunda-feira, 8 de março, dedicando grande parte de sua programação à produção de artistas e pensadoras mulheres atuantes no Ceará. A partir da criação potente de seus trabalhos, o ciclo "Mulheres em CriAção - arte e pensamento", apresentará, ao longo do mês de março, 18 projetos, entre palestras, aulas, partilhas de processos e apresentações artísticas. Nesta semana, a programação traz 5 trabalhos que poderão ser conferidos no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar), a partir das 19h. A programação completa pode ser acessada no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).
 

Pensamento


 Ana Aline Furtado compartilhará nesta segunda (8) suas reflexões em "Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado"
 

     Como parte do ciclo, será iniciada, nesta segunda-feira (8), uma série de partilhas de saberes e experiências de artistas, ativistas e pesquisadoras sobre questões contemporâneas em torno da criação, da produção de pensamento e da mobilização política de mulheres. Gravadas, em plataforma virtual, com a mediação da artista, produtora cultural, professora e pesquisadora Tatiana Valente, as conversas atravessam temáticas diversas, mas que trazem como base comum uma perspectiva decolonial e de gênero, sempre a partir das 19h, no YouTube. Abrindo o eixo "pensamento", a artista e ativista Ana Aline Furtado discorrerá sobre o tema "Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado", uma lida com o pensamento autônomo para gestar práticas desobedientes.

 Rute Anacé será a convidada de quarta (10). 


     Na quarta-feira (10), será a vez da antropóloga indígena e realizadora audiovisual Rute Anacé falar sobre "Terra e Memória: construção e reconstrução Anacé". No encontro, a convidada compartilha um pouco de sua trajetória como indígena, estudante e mulher em seus caminhos de resistência, bem como traz reflexões traçadas em suas pesquisas acadêmicas, nas quais relata o processo de remoção e reconstrução da aldeia Anacé.

 Marília Oliveira por Nataly Rocha.

     Na sexta-feira (12), a educadora e artista visual Marília Oliveira, que estuda autobiografia, o gênero, a lesbianidade e a mistura entre imagem e palavra para composição de narrativas, abordará o tema "O corpo sapatão político, agenciador de memória e as alternativas à pedagogia visual que se abate sobre nós".  



Apresentações Artísticas
 

 Janaína Bento, com "Toada".
 

     Dando continuidade às apresentações artísticas já iniciadas na última quinta-feira (4), Janaína Bento apresenta, na terça-feira (9), às 19h, no IGTv do Dragão do Mar, "Toada", solo autoral de dança-movimento que a intérprete-criadora  define como "uma citação em dança, como um rumor de outras danças já dançadas, mas que vai se diferenciando a cada repetição". 


 Maria Macêdo, com "Via, 2018".

     Em seguida, o público do Dragão é convidado a migrar para o YouTube, onde Maria Macêdo estreará, a partir das 19h15, "Via, 2018", videoarte que metaforiza o corpo/casa em constante processo de refazimento, reproduzindo como a matéria se comporta a partir de vivências distintas e cotidianas.



Programação "Mulheres em CriAção - arte e pensamento", de 8 a 14 de março

Pensamento
Sempre às 19h, no YouTube do Dragão
Dia 8 - "Tantas peças soltas de um mundo tão sonhado" por Ana Aline Furtado.
Dia 10 - "Terra e Memória: construção e reconstrução Anacé" por Rute Anacé
Dia 12 - "O corpo sapatão político, agenciador de memória e as alternativas à pedagogia visual que se abate sobre nós" por Marília Oliveira

Apresentações Artísticas
Dia 9 - 19h - Janaína Bento apresenta o espetáculo de dança "Toada".
No Instagram do Dragão. 4min02. Livre
19h15 - Maria Macêdo apresenta o videoarte "Via, 2018". No YouTube do Dragão. 4min16. 14 anos

 

Serviço: "Mulheres em CriAção - arte e pensamento" - programação de 8 a 14 de março
Horário: A partir das 19h
Local: Youtube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro) e IGTV do Dragão do Mar (@dragaodomar)
Acesso gratuito

 

PARCEIROS