PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Personagem Luana do Crato apresenta projeto virtual 'Humor e Cultura Popular' no YouTube do Dragão
Selecionado pela convocatória Arte em Rede, o programa do humorista Luciano Lopes busca democratizar o acesso à cultura em forma de humor.
02/03/21 às 14h36

     Dando continuidade aos projetos artísticos selecionados pela convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, nesta sexta (5), de forma virtual, o projeto "Humor e Cultura Popular", apresentado pela personagem Luana do Crato, do humorista Luciano Lopes.  O vídeo aborda diversos temas utilizando o humor para relembrar as tradicionais brincadeiras populares do Ceará, tradições religiosas, feiras populares, a literatura, o artesanato e a gastronomia . A exibição acontecerá a partir das 18h, no canal do Dragão do Mar no YouTube, com acesso livre.

 

     A proposta do projeto é ser um instrumento de promoção e democratização do acesso à cultura popular nordestina em meio ao cenário de pandemia que o mundo está passando. Contando de forma lúdica e bem humorada, as histórias se tornam mais leve e de fácil entendimento para público de todas as idades. Com foco em resgatar crenças, hábitos, costumes e estórias presentes em nossa cultura popular como valores da sociedade, o projeto contribui na formação do pensamento crítico através da disseminação desses costumes mais antigos. 

 

 

Sobre o humorista

     Ator, produtor, humorista. Luciano Lopes é a persona por trás da personagem Luana do Crato. É graduado em Jornalismo e tem formação em direção teatral. Tem pós em Gestão e realiza outra pós em Arte-educação e Cultura Popular. Com sua produtora, a Marmota Produções, trabalha na realização de projetos culturais, humor e eventos infantis. Em paralelo, toca uma loja especializada em maquiagens e adereços para teatro, cinema, palhaçaria e cultura drag.

 

Sobre o Arte em Rede

     A Convocatória "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

 

Serviço: Arte em Rede apresenta "Humor e Cultura Popular", com o humorista Luciano Lopes
Data: 5 de março de 2021 (sexta-feira)
Horário: 18h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 10 minutos
Classificação etária: Livre

PARCEIROS