PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Instrumental Pingo de Fortaleza é destaque nesta sexta (12) no canal do YouTube do Dragão do Mar
Selecionado pela convocatória Arte em Rede, o espetáculo virtual traz a interpretação de oito canções inéditas do multiartista Pingo de Fortaleza
08/02/21 às 17h46

Foto: Luiz Alves

 

Dando continuidade à programação das obras selecionadas pela convocatória Arte em Rede, nesta sexta (12), o Centro Dragão do Mar apresenta o espetáculo virtual "Instrumental Pingo de Fortaleza", que traz o cantor, compositor e músico Pingo de Fortaleza interpretando ao violão 8 composições de sua autoria. A apresentação estará disponível no canal do YouTube do Dragão a partir das 19h.

 

Com uma técnica própria, que mescla o violão medieval e renascentista com a sonoridade e os ritmos contemporâneos nordestinos e de outras essências, Pingo de Fortaleza neste instrumental demonstra toda sua capacidade de compositor e músico retirando do violão um som cheio de nuanças e muito particular. Esse inédito "Instrumental Pingo de Fortaleza" foi gravado e editado pelo artista nesse tempo de distanciamento social em sua residência, nos dias 1 e 2 de junho, em Fortaleza.

 

Sobre o artista:

Pingo de Fortaleza é cantor, compositor, violonista escritor, pesquisador e gestor cultural, tem especialização em Arte Educação e Cultura Popular pela Faculdade Darcy Ribeiro. é autor de 28 discos autorais de diversas temáticas e timbres  que  versam da epopeia de Canudos ao universo afro do maracatu cearense, passando por questões filosóficas, existenciais e afetivas e que  misturam timbres e influências musicais, que vão do armorial ao pop,  da música clássica e instrumental aos batuques dos maracatus.

 

Autor de livros e projetos sobre o universo do maracatu cearense e a historicidade da música do Ceará, tais como, Pérolas do Centauro - 40 Anos da Música do Ceará e Pérolas - O Feminino no Cancioneiro Cearense, além de Singular e Plural - A História e a Estética do Maracatu Cearense Contemporâneo, entre outros.

 

Pingo de Fortaleza é idealizador de vários eventos do calendário cultural cearense, como por exemplo:  Festival Fortaleza Instrumental, Brincar de Maracatu, Tambores Ancestrais na Noite Escura e Batuque dos Encantados, entre outros. Durante anos coordenou o Festival de Inverno da Serra da Meruoca  e o  Acampamento Latino-Americano da Juventude de Tremembé - Icapuí-CE.

 

Sobre o Arte em Rede:

A Convocatória "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

 

O Arte em Rede também integra o Programa Cultura em Rede, previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, a fim de que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.

Serviço: Arte em Rede apresenta "Instrumental Pingo de Fortaleza"

Data: Sexta, 12 de fevereiro de 2021

Horário: 19h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)

Duração: 30 minutos

Classificação etária: Livre

PARCEIROS