PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar realiza Seminário Virtual Gratuito de Pesquisa em Arte Contemporânea nesta terça-feira (26)
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará traz as artistas e pesquisadoras para ministrar a formação Como Olhar o Invisível da Terra: Alianças Performativas na Guerra Planetária
25/01/21 às 16h26

Fotos de Isadora Ravena (esq.) e Noá Bonoba (direita)

     

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu de Arte Contemporânea do Ceará, realizará mais uma formação virtual gratuita em arte contemporânea. O Seminário de Pesquisa "Como Olhar o Invisível da Terra: Alianças Performativas na Guerra Planetária" será ministrado pelas artistas e pesquisadoras Isadora Ravena e Noá Bonoba, de 26 a 29 de janeiro de 2021, em sala fechada na plataforma Zoom. As inscrições foram encerradas na última sexta-feira (22), no site do Dragão do Mar. Inscritos com participação comprovada receberão certificado. Também haverá tradução em Libras caso seja indicada a necessidade no ato da inscrição.
 
     O Seminário será dividido em 4 módulos. Cada aula terá duração de três horas, totalizando uma carga horária de 12 horas.  No primeiro, "O mundo dos terráqueos e a fabricação de armas terranas", as ministrantes provocarão reflexões sobre a normatividade dos processos artísticos e sobre a utilização da ficção científica como recurso de desconstrução e de elaboração artística como resposta.  
 
     Na segunda aula, "Revelação: Escrita, Apocalipse, Fabulação e Profecia", as facilitadoras lançarão exercícios para que os participantes usem a imaginação e pratiquem a disruptura na sua produção artística.
 
     "Entre o solo da comunicabilidade e a experiência da desorientação" será o tema do terceiro módulo, que prevê a produção de pensamento a partir de variações, camadas e desdobramentos, trazendo à tona a violência que irrompe do ato de produção artística.
 
     No quarto módulo, "Despedaçar a ordem do mundo: Corpas Dissidentes e os Sistemas de Arte", as ministrantes abordarão caminhos para que a arte contemporânea fuja dos padrões heteronormativos.
 
 
Sobre as ministrantes


Isadora Ravena é travesti, artista multilinguagem e arte-educadora. Graduada em Teatro e mestranda no Programa de Pós-Graduaçãoem Artes da Universidade Federal do Ceará. Em 2020 lançou o livro "SINFONIA PARA O FIM DO MUNDO" em parceria com o Laboratório de Arte Contemporânea, exibiu a obra "Sepultura" no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e dirigiu o filme "cadelinha soviética narra viagem espacial de travesti brasileira", para a plataforma kuyr poetry, financiado pela SubPrefeitura Friederichshain-Kreuzberg, de Berlim.
 
Noá Bonoba é travesti, artista multilinguagem,curadora, Mestra em Artes no Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará e integrante da V Turma da Escola de Audiovisual da Vila das Artes. Atualmente tem se interessado por obras artísticas que utilizam o hibridismo entre linguagens como suporte político de um ativismo implicado nos debates acerca da redistribuição de acessos para existências dissidentes.


Serviço: Seminário de Pesquisa "Como Olhar o Invisível da Terra: Alianças Performativas na Guerra Planetária", com Isadora Ravena e Noá Bonoba
Data: De 26 a 29 de janeiro de 2021
Horário: 9 às 12h
Duração: 3h por dia
Local: Sala fechada na plataforma Zoom 
Vagas: 40
Classificação etária: Livre
Curso com certificado
Tradução em Libras em caso de demanda dos inscritos.
 

PARCEIROS