PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar realiza palestras virtuais abertas sobre temas relacionados à arte e à sociedade, neste final de semana
Falas serão ministradas por especialistas, integrando a programação de formação do Conecta SET, que durante todo o mês de dezembro, traz apresentações artísticas presenciais e virtuais, além de ações formativas
10/12/20 às 18h21

     Integrando a programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realiza, além de minicursos gratuitos relacionados a temas diversos em arte e cultura, em sua maioria fechados para inscritos,  falas abertas que contam com apoio da Escola Porto Iracema das Artes. As palestras serão exibidas no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragadomarcentro).

     Após concluir o minicurso "Decolonialidade e devir-negro", nesta sexta-feira (11), o professor doutor Kaciano Gadelha ministrará fala aberta sobre "Raça, gênero e sexualidade", no mesmo dia, às 16h. Pensando nas definições moderno-coloniais de raça, gênero e sexualidade, a fala é um convite a performances não-lineares do tempo e à fuga das ordens normativas. 

   Também acontecerá nesta sexta (11), às 19h, fala da curadora e crítica de teatro Daniele Ávila Small, sobre "Arquivos audiovisuais do teatro - a história protegida por senhas". Na ocasião, a convidada, que recentemente finalizou o minicurso "Crítica de Artista/Crítica de Arquivo", fará uma reflexão sobre a recepção crítica de trabalhos de artes cênicas a partir de seus registros em vídeo e as implicações desta prática na historiografia do teatro, na produção teórica contemporânea e nas possibilidades de difusão das artes para além de seu alcance no tempo e no espaço. 

    Quem também participa da programação de falas abertas do Conecta SET é a bailarina e diretora Dudude Herrmann, que ministrará, neste domingo (13), às 10h, a fala "Conversa em tom de prosa dança e poesia", após ministrar o minicurso "Vivência Prática do Sensível" para inscritos, no último dia 6 de dezembro. A multitalentos falará sobre modos de viver a vida nestes tempos instáveis, estranhos e curiosos, convidando os participantes a adicionarem um pouco de dança e poesia à conversa.

 

Sobre os convidados

 

    Kaciano Gadelha é sociólogo, pesquisador e curador em arte contemporânea. Atualmente é professor adjunto de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi-FURG), onde coordena o grupo de estudos "Epistemologias Negras". Doutor em sociologia pela Freie Universität Berlin (2014) com estágio pós-doutoral PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (2015-2018).

     Daniele Avila Small (Rio de Janeiro, 1976) é crítica, pesquisadora e curadora de teatro. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, é idealizadora e editora da revista Questão de Crítica. Foi curadora dos Olhares Críticos, eixo reflexivo da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) entre 2018 e 2020, dentre outros projetos de formação, teoria e crítica de teatro desde 2011. Tem integrado também equipes de curadoria de festivais internacionais de artes cênicas no Brasil.

     Dudude (MG) nasceu em Muriaé (em tupi guarani "morri aí"), cidade localizada na zona da mata mineira, que agora poderia ser renomeada de zona do pasto, pois a mata já se foi há muito. Logo foi parar em Belo Horizonte, "montanhas com inspirações barrocas" deste lugar aprendi a olhar o mundo. Estudou dança em um espaço especial nos anos 70, o TransForma Centro de Dança Contemporânea, desde então não parou mais. Atua como bailarina, coreógrafa, professora, diretora de espetáculos, improvisadora, performer, "escrevedora", desorganizadora de hábitos, acontece em espaços sensíveis e outros desdobramentos que a habilidade com o dançar proporciona. No momento, está em casa olhando o mundo remotamente: www.coisasdedudude.blogspot.com.br

 

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

Serviço: Conecta SET apresenta Falas Abertas 
Fala aberta "Raça, Gênero e Sexualidade", com Kaciano Gadelha

Dia: 11 de dezembro
Horário: 16h
Duração: 60min
Classificação: 16 anos
Sem necessidade de inscrição prévia

"Arquivos audiovisuais do teatro - a história protegida por senhas", com Daniele Ávila Small 
Dia 11 de dezembro
Horário: 19h 
Duração: 120min
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação: Livre
Sem necessidade de inscrição prévia


"Conversa em tom de prosa dança e poesia", com Dudude Herrmann
Dia 13 de dezembro
Horário:10h
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 90min
Classificação: Livre
Sem necessidade de inscrição prévia

PARCEIROS