PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar abre inscrições para minicurso gratuito "Pedagogia das Encruzilhadas"
O escritor e professor Luiz Rufino falará sobre a descolonização enquanto prática social e luta revolucionária. Inscrições seguem até 11 de dezembro.
07/12/20 às 10h17

     Continuando com a programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará, nos dias 14 e 16 de dezembro, o minicurso "Pedagogia das Encruzilhadas", que será ministrado pelo escritor e professor Luiz Rufino. A formação será ministrada das 19h às 21h, em sala fechada na plataforma Zoom, com transmissão para o canal do Dragão no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro), onde o convidado falará sobre descolonização, não somente como conceito, mas enquanto prática social e luta revolucionária. Interessados podem se inscrever até 11 de dezembro, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou pelo link bit.ly/pedagogiadasencruzilhadas.

     Para Luiz Rufino, a descolonização deve emergir não somente como um mero conceito, mas também como uma prática permanente de transformação social na vida comum, como ato revolucionário. A colonização acarreta o destroçamento dos seres subordinados a esse regime, os colonizados, mas também a bestialização do opressor, o colonizador. Sobre a colonização não se ergue civilização, mas sim barbárie. É nessa perspectiva que se torna necessário desatarmos o aperto moral da hipocrisia que nos encarna ao baixar em nós o ethos cristão. A rebeldia como um ato parido de nosso inconformismo com as injustiças é também uma ação de esperança que comunga do ideal da descolonização. Em nossas condições existenciais e históricas, não há razão para termos pudor de discutir a violência, posto que convivemos com este fenômeno desde que fomos "descobertos", transformados em peças da engrenagem do maquinário capitalista e inventados como Novo Mundo. A descolonização, não somente como conceito, mas enquanto prática social e luta revolucionária, deve ser uma ação inventora de novos seres e de reencantamento do mundo.

     "A Pedagogia das Encruzilhadas compreende-se como um projeto político/poético/ético que invoca e encarna Exu para inscrever uma resposta contrária ao terror colonial", afirma o pedagogo.

 

Sobre o ministrante

     Luiz Rufino é escritor, pedagogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Tem cinco livros publicados, entre eles Pedagogia das Encruzilhadas (2019), além de dezenas de artigos em revistas e jornais sobre culturas brasileiras, educação, religiosidades, diáspora africana, filosofias e crítica ao colonialismo. Carioca, filho de pai e mãe cearenses, é aprendiz de capoeira, curimba e tem nas rodas e ruas sua principal inspiração e interlocução com o conhecimento.

 

Sobre o Conecta SET

     O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

Serviço: Conecta SET - Formação apresenta o minicurso "Pedagogia das Encruzilhadas", com Luiz Rufino
Dias: 14 e 16 de dezembro
Horário: das 19h às 21h
Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Classificação:Livre
40 vagas
Inscrições: De 07 a 11/12 pelo link bit.ly/pedagogiadasencruzilhadas

PARCEIROS