PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar inicia série de minicursos e workshop gratuitos
Ações formativas integram a programação de formaçãodo Conecta SET e contam com o apoio da Escola Porto Iracema das Artes.Inscrições podem ser feitas no site no Dragão do Mar. Vagas limitadas
01/12/20 às 19h01

Janaina Leite - Foto de André Cherri 

 

 

     Além de apresentações artísticas presenciais e virtuais, o Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, traz neste mês de dezembro ações formativas abertas e fechadas. Contando ainda com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura está ofertando 8 minicursos gratuitos. As inscrições para os cursos fechados podem ser feitas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br). Caso o número de inscritos exceda o número de vagas disponíveis, a seleção será feita com base no perfil estabelecido pelo(a) ministrante, considerando as respostas fornecidas no formulário de inscrição.

     Nos dias 02, 04 e 09 de dezembro, das 19h às 21h, em sala fechada na plataforma Zoom, a curadora e crítica de teatro Daniele Ávila Small ministrará o minicurso gratuito "Crítica de Artista/Crítica de Arquivo". As inscrições podem ser feitas até 1º de dezembro, pelo link bit.ly/criticadeartistaearquivo. Além do minicurso fechado para inscritos, Daniele ministrará uma fala aberta sobre "Arquivos audiovisuais do teatro - a história protegida por senhas", no dia 11 de dezembro, às 19h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragadomarcentro).

 

 Stela Fischer por Fabio Alcover

 

     Nesta sexta (4) e neste sábado (5), em transmissão aberta no canal do Dragão do Mar no YouTube, a partir das 10h, a pesquisadora e artista Stela Fischer ministrará falas sobre "Feminismos e mulheres artistas da performance latino-americana" e "Artes da Cena e resistências feministas", respectivamente.
 

 

 Dudude Herrmann

 

     No domingo (6), a bailarina, diretora e multitalentos Dudude Herrmann ministra o minicurso "Vivência Prática do Sensível", das 10h às 12h30, em sala fechada na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 03 de dezembro, no site do Dragão do Mar pelo link bit.ly/vivenciapraticadosensível. Além do minicurso fechado, Dudude ministrará a fala aberta "Conversa em tom de prosa dança e poesia", no dia 13 de dezembro, a partir das 10h no canal do Dragão do Mar no YouTube.

Kaciano Gadelha por Toni Benvenutti

 

   Nos dias 7, 9 e 11 de dezembro, o professor doutor Kaciano Gadelha ministrará o minicurso "Decolonialidade e devir-negro", das 10h às 11h40, em sala fechada na plataforma Zoom. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 05 de dezembro, no site do Dragão do Mar ou pelo link bit.ly/decolonialidadeedevirnegro. Além da formação restrita para inscritos, o convidado ministrará fala aberta sobre "Raça, gênero e sexualidade", também no dia 11 de dezembro, às 16h, no canal do Dragão do Mar no Youtube.

 

 Jaider Esbell por Marcelo Camacho

 

     Nos dias 7 de 10 de dezembro, o artista Jaider Esbell, Makuxi, dará um minicurso aberto sobre "Arte Indígena Contemporânea: uma perspectiva panorâmica". As aulas poderão ser acompanhadas das 19h às 21h, no canal do Dragão do Mar no YouTube.

     Nos dias 10 e 12 de dezembro, a atriz, diretora e dramaturgista Janaina Leite (foto) ministrará o Workshop "Dramaturgias Híbridas e Performativas", de 10h às 12h, em sala restrita na plataforma Zoom. As inscrições podem ser feitas 3 a 7 de dezembro, pelo link bit.ly/dramaturgiashibridaseperformativas. Além da formação, a artista também ministrará fala sobre "Documento, memória e autobiografia na cena contemporânea", no dia 14 de dezembro, às 16h30, no canal do Dragão no Youtube. A fala é aberta ao público, mas com classificação etária 18 anos.

 

 Luiz Rufino  

 

     Dias 14 e 16 de dezembro, das 19h às 21h, o pedagogo e escritor Luiz Rufino ministrará o minicurso "Pedagogia das Encruzilhadas". Em sala fechada no Zoom, com transmissão para o canal do Dragão no Youtube, o professor falará sobre descolonização, não somente como conceito, mas enquanto prática social e luta revolucionária. As inscrições podem ser feitas de 07 a 11/12 pelo link bit.ly/pedagogiadasencruzilhadas.

 

 Julia Henning foto João Saenger  

 

     Finalizando a série de cursos ofertadas pelo Conecta SET, a artista Julia Henning ministrará a formação "Desenhando Poéticas Circenses no Plural", nos dias 16, 17 e 18 de dezembro, em sala fechada no Zoom. As inscrições podem ser feitas de 10 a 14 de dezembro, pelo link bit.ly/poeticascircensesnoplural. Antes, no dia 15, a também atriz falará sobre "Circos no Plural", a partir das 10h, no canal do Dragão do Mar no Youtube.

 

Programação de Minicursos e Workshops

 

Minicurso Crítica de Artista/Crítica de Arquivo", com Daniele Ávila Small
Dias: 02, 04 e 09 de dezembro
Horário: 19 às 21h
Carga horária total: 6 horas

Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Inscrições: Até 1º/12 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou pelo link bit.ly/criticadeartistaearquivo
30 vagas

 

Aulas sobre Feminismo, arte e resistência, com Stela Fischer
"Feminismos e mulheres artistas da performance latino-americana"
Dia: 04 de dezembro
"Artes da Cena e resistências feministas"
Dia: 05 de dezembro

Horário: 10h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)

Classificação: livre
Sem necessidade de inscrição prévia

 

Minicurso "Decolonialidade e devir-negro" com Kaciano Gadelha
Dias: 07, 09 e 11 de dezembro
Horário: 10h às 11h40
Carga horária total: 5 horas

Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Pré-requisitos: Mínimo 16 anos, com prioridade para pessoas pretas, indígenas e/ou trans.
Inscrições: De 02 a 05/12 no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou pelo link bit.ly/decolonialidadeedevirnegro
50 vagas

 

Minicurso "Arte Indígena Contemporânea: uma perspectiva panorâmica", com Jaider Esbell
Dias: 07 e 10 de dezembro
Horário: das 19h às 21h

Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação: livre
Sem necessidade de inscrição prévia


Workshop "Dramaturgias Híbridas e Performativas", com Janaina Leite
Dias: 10 e 12 de dezembro

Horário: das 10h às 12h
Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Classificação:18 anos.
40 vagas

Inscrições: De 03 a 07/12 pelo link bit.ly/dramaturgiashibridaseperformativas
Pré-requisito: Artistas que trabalham, preferencialmente, na intersecção das linguagens da cena - performance, dança, teatro, circo - e que tenham interesse em pensar e praticar dramaturgia num conceito expandido.

 

Minicurso "Pedagogia das Encruzilhadas", com Luiz Rufino
Dias: 14 e 16 de dezembro
Horário: das 19h às 21h

Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Classificação:Livre
40 vagas

Inscrições: De 07 a 11/12 pelo link bit.ly/pedagogiadasencruzilhadas

 

Minicurso "Desenhando Poéticas Circenses no Plural", com Julia Henning
Dias: 16, 17 e 18 de dezembro

Horário: das 10h às 12h
Local: Reunião fechada para inscritos na Plataforma de videoconferência Zoom
Classificação:Livre
20 vagas

Inscrições: De 10 a 14/12 pelo link bit.ly/poeticascircensesnoplural
Pré-requisito: Artistas e estudantes das artes circenses, preferencialmente com experiência prévia.

 

 

Sobre os ministrantes

 

Daniele Avila Small é crítica, pesquisadora e curadora de teatro. Doutora em Artes Cênicas pela UNIRIO, é idealizadora e editora da revista Questão de Crítica. Foi curadora dos Olhares Críticos, eixo reflexivo da Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp) entre 2018 e 2020, dentre outros projetos de formação, teoria e crítica de teatro desde 2011. Tem integrado também equipes de curadoria de festivais internacionais de artes cênicas no Brasil.

 

Stela Fischer é pós-doutora em Artes da Cena na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP/CAPES). Doutora em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo e mestre em Artes/Teatro pela UNICAMP. Autora do livro "Processo Colaborativo e Experiências de Companhias Teatrais Brasileiras" (Hucitec, 2010). É docente do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP), no curso de Bacharelado em Artes Cênicas. Em 2018, sua tese de doutorado "Mulheres, performance e ativismo: a ressignificação dos discursos feministas na cena latino-americana" ganhou o Prêmio Capes de melhor tese em artes do Brasil. Em São Paulo, é responsável pelo Coletivo Rubro Obsceno, agrupamento de mulheres artistas com a finalidade de tratar ativismos feministas nas artes da cena.

 

Dudude Herrmann nasceu em Muriaé (em tupi guarani "morri aí"), cidade localizada na zona da mata mineira, que agora poderia ser renomeada de zona do pasto, pois a mata já se foi há muito. Logo foi parar em Belo Horizonte, "montanhas com inspirações barrocas" deste lugar aprendi a olhar o mundo. Estudou dança em um espaço especial nos anos 70, o TransForma Centro de Dança Contemporânea, desde então não parou mais. Atua como bailarina, coreógrafa, professora, diretora de espetáculos, improvisadora, performer, "escrevedora", desorganizadora de hábitos, acontece em espaços sensíveis e outros desdobramentos que a habilidade com o dançar proporciona.

 

Kaciano Gadelha é sociólogo, pesquisador e curador em arte contemporânea. Atualmente é professor adjunto de Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) e membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi-FURG), onde coordena o grupo de estudos "Epistemologias Negras". Doutor em sociologia pela Freie Universität Berlin (2014) com estágio pós-doutoral PNPD/CAPES no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (2015-2018).

 

Jaider Esbell é Makuxi, povo originário do extremo norte da Amazônia Caribenha. Sua carreira nesse palco de cá da arte soma mais de 10 anos e sua produção artística e intelectual hoje está acessível em diferentes mídias e suportes. Alinhando ativismo com narrativas poéticas, o artista - que também tem práticas curatoriais - desenvolve uma política muito eficiente ao levar o movimento de base dos povos originários a um patamar de visibilidade antes impossível.

 

Janaina Leite é atriz, diretora e dramaturgista. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo. Já se apresentou em países tais quais França, Alemanha, Portugal, Cabo Verde, Inglaterra e México. Pesquisa sobre o documentário e o uso de material autobiográfico em cena. É doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da USP e autora do livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena" (Editora Perspectiva). Atua na orientação de oficinas, cursos e palestras por todo o Brasil. Recentemente, também esteve como palestrante convidada no Conservatório Nacional de Teatro de Paris, na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3, na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto e na Escola Superior de Cinema e Teatro em Lisboa. Atua também em curadoria, como no Festival Nacional de São José do Rio Preto e no Edital dramaturgia em pequenos formatos do Centro Cultural São Paulo. Na Mostra Internacional de São Paulo (MIT-Sp) 2020, principal festival internacional do país, teve seu espetáculo "Stabat Mater" selecionado para a plataforma BR de internacionalização e foi escolhida como "pesquisadora em foco", com várias ações do festival destinadas à sua pesquisa.

 

Luiz Rufino é escritor, pedagogo e professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), na Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF). Tem cinco livros publicados, entre eles Pedagogia das Encruzilhadas (2019), além de dezenas de artigos em revistas e jornais sobre culturas brasileiras, educação, religiosidades, diáspora africana, filosofias e crítica ao colonialismo. Carioca, filho de pai e mãe cearenses, é aprendiz de capoeira, curimba e tem nas rodas e ruas sua principal inspiração e interlocução com o conhecimento.

 

Julia Henning é artista circense e de tudo um pouco no coletivo Instrumento de Ver. Quando não está em cena, pendurada ou caminhando em garrafas, está dirigindo, produzindo, pesquisando, captando, escrevendo ou pensando sobre circo. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo e prática de dramaturgias específicas das artes circenses. Mestre em Artes Cênicas na Universidade de Brasília onde investigou a intermedialidade em poéticas circenses contemporâneas. Foi para terras distantes realizar a formação em Dramaturgia Circense pelas escolas ESAC (Bélgica) e CNAC (França). É especialista em Gestão Cultural pelo SENAC e formada em Psicologia pela Universidade de Brasília.

 

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

 

Serviço: Conecta SET - Formação gratuita em 8 minicursos sobre arte e cultura

Inscrições abertas no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br)
Gratuito

 
PARCEIROS