PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar exibe programa com contação de histórias do Cariri, neste domingo (30)
Apresentado pela narradora Elisabete Pacheco, o programa, que compõe a programação selecionada a partir da convocatória Arte em Rede, resgata e registra os contos tradicionais do cariri.
27/08/20 às 12h53

     Dando sequência às apresentações da convocatória Arte em Rede, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura traz, neste domingo (30), a partir das 17h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube/dragaodomarcentro), a narradora Elisabete Pacheco apresentando "Em casa ou no quintal, raízes do Cariri", programa gravado em casa, onde narra uma série de contos tradicionais do Cariri.

     No recorte apresentado, histórias que retratam um pouco da cultura popular dessa região e que traduzem os ensinamentos dos ancestrais do povo caririense, perpetuam suas memórias e exaltam a sua fé. Do hábito comunitário de se sentarem em volta de fogueiras, surgem as muitas narrativas partilhadas. 

 
Sobre a artista
 
     Elisabete Pacheco é narradora oral, educadora e produtora cultural. É graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA - e pós-graduada em Gestão Escolar. É idealizadora da Mostra Nacional de Contadores de Histórias Nas Terras do Cariri, coordenadora da Escola de Narradores (Fortaleza e Cariri) e coordenadora do Núcleo de Contação de Histórias - Território da Palavra do Coletivo Camaradas.


Sobre o Arte em Rede
 
O "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Estado do Ceará, a Secretaria da Cultura do Estado, junto a sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do Coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.
 
O Arte em Rede também integra o Programa "Cultura em Rede", previsto no Planejamento Estratégico da Secult, com o intuito de articular, integrar e potencializar os equipamentos culturais do Estado, para estimular o compartilhamento e a colaboração entre os equipamentos vinculados à Secretaria da Cultura, para que possam atuar de forma sistêmica no desenvolvimento e consolidação da política cultural do Ceará.
 
Serviço: Arte em Rede apresenta "Em casa ou no quintal, raízes do Cariri", com Elisabete Pacheco
Data: 30 de agosto (domingo)
Horário: 17h
Local: canal do Dragão no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: livre
Acesso gratuito
Duração: 30 min

PARCEIROS