PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Programa de web tv celebra a potência de artistas pretos cearenses no canal Dragão no YouTube, nesta segunda-feira (06)
Com curadoria e produção do grupo Nóis de Teatro, o programa integra o 'Siará Quilombo', projeto que promove, ao longo do mês, ações de protagonismo de individuais e coletivos artísticos cearenses negros do Ceará.
06/07/20 às 14h07

      Atento a um contexto global de enfrentamento ao racismo e reflexão sobre os seus desdobramentos estruturais, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura destaca, na sua programação de julho, o "Siará Quilombo", um projeto concebido em parceria com o grupo Nóis de Teatro para promover, ao longo deste mês, o protagonismo de artistas individuais e coletivos cearenses integrados por negros. Hoje, 6 e julho, às 21h, no canal do Dragão no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro), o projeto traz o "Programa Siará Quilombo", uma sátira aos programas de televisão do Brasil, que, historicamente, invisibilizam as populações negras. 

 

       O programa será apresentado pelo ator, produtor, professor de teatro, jornalista e pesquisador Henrique Gonzaga e pela atriz, produtora, professora e diretora teatral Kelly Enne Saldanha, ambos integrantes do Nóis de Teatro, contando também com interpretação em Libras por Roberto Junior Negão e Grazi Gomes. Além de introduzir o conceito curatorial da programação, o Programa Siará Quilombo traz ainda quadros musicais com a participação da multiartista Muriel Cruz Phelipe, entrevistas com o coreógrafo e bailarino Gerson Moreno, e publicidade de empreendedores da cidade. 

 

       Até o início de agosto, outras ações serão realizadas nos canais de comunicação do Dragão do Mar, onde o Nóis de Teatro atuará com ações de debate e visibilidade da comunicação e do protagonismo preto online, seja nos stories e no feed, além do site e canal do Dragão no YouTube. Algumas dessas programações são anunciadas, como a roda de conversa "Dramaturgias Pretas", que trará, no dia 13 de julho, profissionais de dramaturgia de diferentes estados para uma conversa sobre cidade, ancestralidades e performatividade dos corpos pretos, e o 4º Alvoroço, um sarau virtual aberto. O público do Dragão será também surpreendido com outras iniciativas durante todo o mês. Mais detalhes sobre a programação do Siará Quilombo podem ser encontrados no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br).

 

 

Siará Quilombo

 

Siará Quilombo é um projeto que celebra a força e a potência dos artistas pretes do Ceará a partir do que o Nóis de Teatro chama de "aquilombamento virtual": arte e comunicação como estratégia de enfrentamento ao racismo. A fim de contribuir com a visibilidade dos/das artistas e coletivos pretes cearenses e ampliar o debate sobre o protagonismo preto na produção cultural brasileira, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) convidou o Nóis de Teatro para realizar o pensamento curatorial bem como para utilizar os canais de comunicação do Dragão como veículo de expressão artística e debate de pautas pertinentes ao tema. A programação homenageia a memória de Thina Rodrigues, cofundadora e ex-presidente da Associação de Travestis do Ceará (Atrac). O Siará Quilombo conta com a coordenação de curadoria de Altemar Di Monteiro e produção de Kelly Enne Saldanha e Henrique Gonzaga, que também são apresentadores junto com Bruno Sodré e Doroteia Ferreira; Batuta assume a técnica de vídeo e a interpretação de Libras é feita por Roberto Junior Negão e Grazi Gomes.

 

 

Serviço: Programa Siará Quilombo
Data: 06 de julho (segunda-feira)
Horário: 21h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre | Acessível em LIBRAS

PARCEIROS