PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense realiza debate virtual em Libras sobre acessibilidade em museus, na próxima quarta (1)
Participantes discutem a importância de políticas permanentes de inclusão das pessoas surdas nas produções culturais no Brasil. Conversa contará com tradução para ouvintes.
26/06/20 às 17h23

     Dando sequência a uma série de discussões em prol da ampliação da acessibilidade nos museus, o Centro Dragão do Mar, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza, nesta próxima quarta-feira (1), mais um debate ao vivo, que desta vez versará sobre "Narrativas sobre Acessibilidade a Museus". Para discutir o tema, a partir das 16h, no canal do centro de arte e cultura (www.youtube.com/dragaodomarcentro), o professor de Libras e educador do MCC Cleyton Costa dos Santos conduzirá o bate-papo com Vanessa Vidal, finalista no concurso Miss Brasil em 2008, atualmente professora assistente da UFC e diretora da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. 

 

     No debate, que será realizado em LIBRAS e contará com a tradução de profissionais Central de Intérpretes de Libras do Ceará, os participantes trocarão ideias sobre a importância da acessibilidade para pessoas surdas no campo cultural do Brasil. Vanessa falará sobre as experiências vividas no Projeto Acesso, programa do Museu da Cultura Cearense, onde atuou como professora dos cursos de Libras ministrados para funcionários e educadores dos museus do Dragão.

 


Sobre a convidada

 

     Vanessa Lima Vidal Machado é modelo e foi a primeira candidata surda a concorrer ao título de Miss Brasil, em 2008, quando foi finalista e ficou em segundo lugar, tornando-se a Miss Brasil Beleza Internacional 2008 e representando o Brasil na China. Possui mestrado em Estudos da Tradução pela Universidade Federal de Santa Catarina (2016) e doutorado em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas(2018). Atualmente, é professora assistente da Universidade Federal do Ceará e colaboradora da pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina, além de diretora da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos. ex-membro da COPEDEF, Coordenadoria de Pessoas com Deficiência, que integra a estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social de Fortaleza (SDHDS). Tem desenvolvido diversos trabalhos sociais em prol das pessoas com deficiência, levantando a bandeira da inclusão social, da cultura e identidade surda e do respeito às diferenças. Viaja pelo Brasil ministrando cursos, palestras, seminários e participando de encontros relacionados ao assunto. Em novembro de 2009, lançou a autobiografia "A Verdadeira Beleza".

 

Serviço: Live "Narrativas sobre Acessibilidade a Museus", com Vanessa Vidal
Data: 1 de julho de 2020 
Horário: 16h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: livre

PARCEIROS