PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Planetário Rubens de Azevedo lança quinto episódio gratuito de série online, neste sábado (27)
"Enxergando o Invisível" apresenta os instrumentos utilizados pelos astrônomos para observação de fenômenos astronômicos que não são vistos pelo olho humano
25/06/20 às 15h45

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Planetário Rubens de Azevedo, lança, neste sábado, 27 de junho, às 11h, mais uma sessão online gratuita, o quinto da coletânea "De Olho no Céu". O episódio "Enxergando o Invisível" traz informações sobre os instrumentos utilizados pelos astrônomos para observação de fenômenos astronômicos que não são vistos pelo olho humano. A sessão é indicada para crianças de 8 a 80 anos e poderá ser conferida a seguir.

 

Sinopse episódio "Enxergando o Invisível"

 

Até aqui tivemos a oportunidade de comprovar, desde as primeiras observações astronômicas de Galileu às modernas pesquisas atuais, a extraordinária contribuição dos Telescópios Ópticos para a Astronomia. Que tal agora enxergar o que não vemos? Isso mesmo! Nesse episódio, o espectador vai conhecer uma das mais importantes ferramentas da pesquisa astronômica, o radiotelescópio.


A maior parte do Universo não é percebida pelo olho humano, que tem uma visão muito limitada. Tudo o que existe no Universo se manifesta através de ondas e partículas que vão desde as microondas (raios gama), até as enormes ondas de rádio, formando o que se chama de espectro eletromagnético. O olho humano, devido à sua limitação, enxerga apenas uma diminuta faixa desse espectro - A Luz Visível. A cada segundo, 50 trilhões de partículas chamadas neutrinos, provenientes do Sol, atravessam nosso corpo e não percebemos. Venha conhecer essa espetacular variedade de instrumentos que os astrônomos usam para desvendar toda a radiação invisível do espectro eletromagnético.

 

Assista ao episódio :

 

 

 

 
PARCEIROS