PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense do Dragão do Mar realiza debate sobre ação educativa em museus como objeto de pesquisa, nesta sexta (5)
Pesquisadoras convidadas apresentam trabalhos que refletem sobre a prática educativa em museus e conversam sobre as possibilidades de investigação museológica. Conversa será transmitida ao vivo e contará com tradução em LIBRAS.
03/06/20 às 17h06

Dando sequência a uma série de discussões para promover a reflexão e o pensamento crítico sobre temas diversos ligados à arte e à cultura, o Centro Dragão do Mar promove, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), nesta sexta-feira (5), mais um debate ao vivo no canal do centro de arte e cultura, que desta vez discutirá o tema "Pedagogia e os museus: reflexões e pesquisa". A partir das 14h30, o coordenador do Educativo do MCC Ícaro Souza conduzirá o papo-papo com as pesquisadoras Dayana Oliveira, Marina Vieira e Paulikelly Moura, que apresentam seus trabalhos realizados em museus de Fortaleza, bem como conversam sobre a prática educativa e as diversas possibilidades de investigação museológica. O debate contará com tradução em LIBRAS.

 

Sobre as convidadas
 

Dayana Silva de Oliveira é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Instituto Federal do Ceará (IFCE) - Campus Quixadá. 

Pesquisa educação em espaços não formais, cultura e educação patrimonial. Dissertou sobre "O Museu da Cultura Cearense e sua contribuição para a educação patrimonial: apropriações e falas dos alunos sobre o patrimônio e a cultura cearense", disponível no sítio http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/11775.

 

Marina Vieira é graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestra em Educação e especialista em Arte-Educação pela mesma Universidade. É professora de educação infantil no município de Maracanaú (CE). Dissertou sobre "Formação de Educadores do Museu da Cultura Cearense: fundamentos, métodos, instrumentos e práticas", disponível no link http://www.uece.br/ppge/wp-content/uploads/sites/29/2019/07/Dissertação_MARINA-VIEIRA-DE-OLIVEIRA.pdf.

 

Paulikelly Moura é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e professora da rede municipal de Fortaleza. Monografou sobre "Quando aprendo no museu: estudo sobre a ação educativa do Museu da Indústria e sua contribuição para o ensino formal", trabalho disponível no link http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40548


Sobre o Museu da Cultura Cearense

 

O Museu da Cultura Cearense (MCC) é um museu etnográfico que tem como proposta promover a difusão, a fruição e a apropriação do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, mediante ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, que visando a inclusão e desenvolvimento sociocultural. O MCC busca tornar-se um espaço inclusivo, de produção de conhecimento por meio da relação entre educação formal, não-formal e informal; e expressar a cultura cearense de forma contextual e reflexiva: seus conflitos, contradições e temporalidades, valorizando a produção cultural dos cearenses, sua criatividade e diferentes formas de ser, estar no mundo, relacionar-se com o meio ambiente e com outros sujeitos sociais.

 

Serviço: Live "Pedagogia e os museus: reflexões e pesquisa", com Dayana Oliveira, Marina Vieira e Paulikelly Moura

Data: 05 de junho de 2020 

Horário: 14h30

Local: canal do Dragão do Mar no YouTube

Classificação etária: livre

PARCEIROS