PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar realiza live beneficente em prol do Poço da Draga
Comunidade celebra, no próximo dia 26 de maio, 114 anos. Apresentação do projeto Farra na Casa Alheia ganha edição especial para arrecadar doações para os moradores que passam por dificuldades durante isolamento social.
20/05/20 às 14h55

Localizada nas proximidades do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, na Praia de Iracema, a comunidade do Poço da Draga completa, no próximo dia 26 de maio, 114 anos. Acostumada a celebrar o aniversário com programação gratuita e aberta ao público, desde 2005, este ano, em virtude da necessidade de isolamento social para enfrentamento ao coronavírus, os moradores não poderão realizar sua tradicional festa. Para ajudar a comunidade circunvizinha, o Dragão do Mar realizará, neste sábado (23), a partir das 17h, uma live solidária, a fim de arrecadar doações. Ao vivo, no canal do Dragão do Mar no YouTube, os DJ's Marquinhos e Guga de Castro relembram a "Farra na Casa Alheia", agora em edição especial "Farra na Sua Casa", com um animado setlist de música brasileira ao longo de mais de duas horas de programação. 

 

Para contribuir com a comunidade Poço da Draga, via ONG Velaumar, os interessados podem encaminhar mantimentos (alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza e higiene) para a Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Os donativos serão recolhidos entre 25 e 30 de maio, das 8h às 11h30. A comunidade pode ser ajudada também com doações em dinheiro, pela conta da ONG Velaumar Desenvolvimento e Cidadania no Picpay: https://picpay.me/velaumar.ong.

 

O Poço da Draga

 

O dia 26 de maio de 1906 marca a inauguração do antigo porto da Cidade, atual Ponte Metálica, por onde teriam se estabelecido as primeiras colônias de pescadores. Marcada por um histórico de lutas, a comunidade tenta resistir a um forte contexto de vulnerabilidade social. Segundo o levantamento do último Censo, em 2010, mais de 500 famílias vivem no local. De acordo com a líder comunitária Izabel Cristina Lima, diretora de ação educativa da ONG Velaumar, entidade localizada no Poço da Draga, mais da metade dessas famílias são chefiadas por pessoas em situação de desemprego e renda informal.

 

Sobre o Projeto Farra Na Casa Alheia

 

A Farra na Casa Alheia (ou simplesmente a "Farra") é uma das mais antigas e famosas festas de música brasileira em atividade do Brasil. Foi idealizada em 2001 pelos DJs Marquinhos e Guga de Castro, sem grandes pretensões, quando a dupla resolveu se juntar para girar seus discos de vinil e apresentar um dançante repertório de música brasileira. O projeto foi iniciado em uma pequena casa situada no Centro e pouco tempo depois migrou para a boate Órbita. Finalmente, o projeto migrou para o Amici's Sport Bar, ao do Dragão, fazendo a alegria dos frequentadores da Praia de Iracema por 12 anos. A Farra acontecia semanalmente e durante muitos anos era um dos destinos obrigatórios na noite de Fortaleza. Por lá, passaram inúmeros DJs e bandas de todo o Brasil, dentre os quais: Mundo Livre S/A, DJ Dolores, Pinduca, Falcão, Gretchen, Eddie, Marku Ribas, Academia da Berlinda, Lucas Santana, DJ Marcelinho da Lua, Messias Holanda, Monarco e Seus Amigos da Velha Guarda da Portela, BNegão & Os Seletores de Freqüência, Genival Santos, dentre outros. Além de Fortaleza, a Farra extrapolou a geografia e foi levar sua mistura de música brasileira, latinidades e grooves em geral para Recife, Belo Horizonte e São Paulo. A Farra se tornou uma referência para a cidade e antecipou muitas das tendências musicais que se ouve na noite de Fortaleza e do Brasil. Depois de uma longa pausa, a Farra está de volta para animar a noite de Fortaleza.

 

 

Serviço: Aniversário Solidário - Live Farra na Sua Casa, com os DJ's Marquinhos e Guga de Castro

Data: Sábado, 23 de maio de 2020

Horário: 17h

Local: Canal do Dragão no YouTube

 

Doações de Alimentos não-perecíveis e produtos de limpeza e higiene 

Loca: Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura

Período: 25 a 30 de maio de 2020 (segunda a sábado)

Horário: 8h às 11h30

Doações em dinheiro pela conta da ONG Velaumar Desenvolvimento e Cidadania no Picpay: https://picpay.me/velaumar.ong 

Mais informações: Izabel Cristina Lima - ONG Velaumar Desenvolvimento e Cidadania  (85) 98733-8820 / 98960-7011 

 

PARCEIROS