PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Em live, nesta sexta (10), Leo Suricate e Aurineide Camurupim conversam sobre Humor
Bate-papo sobre as múltiplas potencialidades da linguagem será transmitida pelo Instagram do Dragão é é aberta a participação do público com perguntas
09/04/20 às 10h21

Aurineide Camurupim (foto divulgação)

 

 

A campanha digital #NaRedeComDragao, iniciativa do Dragão do Mar para compartilhamento de conteúdos sobre arte e cultura continua e traz, nesta semana, outros dois convidados para conversa ao vivo, que será transmitida pelo Instagram do centro de arte e cultura. Nesta sexta-feira (10), a partir das 20h, os humoristas Leonardo de Souza, mais conhecido como Léo Suricate, e Luis Antônio dos Santos, criador da personagem Aurineide Camurupim, falarão sobre o "Humor e suas Múltiplas Potencialidades".

 

Nacionalmente reconhecido como celeiro de talentosos humoristas, o Ceará vem revelando novos nomes, que têm se destacado em diferentes estilos humorísticos. Mais do que uma arte de fazer graça, o humor também tem se legitimado com um importante espaço de provocação e reflexão. Diante de um contexto de polarização política, viralização de memes, um forte debate social sobre questões diversas e pandemia, os convidados abordarão, na conversa ao vivo, as perspectivas e os desafios da linguagem. 

 

Léo Suricate

 

 

Leonardo de Souza é um dos co-criadores do Suricate Seboso, página originalmente criada no Facebook, em 2012, que utiliza um personagem para retratar a cultura nordestina com humor, trazendo falas, costumes e situações do cotidiano, e hoje acumula mais de 6 milhões de seguidores e alcança até 30 milhões de pessoas por semana. Em 2013, a página venceu o prêmio do Youpix de melhor página do Brasil na categoria Vox Populi. Morador do Jangurussu, Leo Suricate, como é mais conhecido, começou a utilizar sua influência digital para debater a cultura de periferia. Em parceria com outros influenciadores da periferia de Fortaleza e com o coletivo Nigéria Filmes, lançou a série cearense 'La Casa Du'z Vetin', uma sátira à famosa série espanhola, com a versão tomada pelo ?cearensês?. Integrante do Vetinflix, projeto audiovisual voltado para produção em regiões periféricas, assinou o clipe remix de "Cabeça de Papel", dos grupos BaianaSystem e Tropkillaz, gravado no Conjunto Residencial José Euclides, onde mora. 

 

 

Aurineide Camurupim

 

Luis Antônio Costa dos Santos é o criador da personagem Aurineide Camurupim. Com 27 anos de estrada, iniciou sua carreira fazendo graça entre os amigos. Convidado para dividir os palcos com Paulo Diógenes, despontou e, com a personagem Aurineide, conquistou espaço entre casas de show, teatros e eventos corporativos e particulares. A parceria rendeu a montagem de duas peças: "Três donzelas em busca da fama" e "Donzelas até certo ponto", ambas sucesso de público. Encenou muitas outras peças, como "No Ceará é assim" e "A Frexcura da Maçã". Na televisão, participou de programas locais e nacionais, entre eles: Legendários, Escolinha do Gugu, Show do Tom Cavalcante, Eliana, Astros, Xuxa, Profissão Repórter e Sílvio Santos. Foi um dos vencedores do Festival de Humor do Teatro Bar Chico Anysio. Recentemente, teve um de seus vídeos viralizado, com a música ?Libera Logo esses R$ 600", paródia que Aurineide faz sobre a liberação do auxílio emergencial durante a pandemia. 

 

 

Cultura em Casa 

 

Na última sexta-feira (3), também durante entrevista transmitida ao vivo, o rapper Erivan Produtos do Morro falou sobre ?Música como Instrumento de Conscientização Social?. No dia 27 de março, data em que é comemorado o Dia Nacional do Circo e o Dia Mundial do Teatro, a conversa sobre as artes cênicas no Ceará contou com a participação de Maria Vitória, Sâmia Bittencourt, Rodrigo Ferrara (Mulher Barbada) e Dênis Lacerda. Além de entrevistas, também podem ser conferidas nas redes sociais do Dragão sugestões culturais para serem consumidas durante o período de distanciamento social.

 

Assim como o Dragão o Mar, outras instituições ligadas à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará vêm compartilhando conteúdos gratuitos para serem acessados online sobre a arte e cultura cearense, em cinema, literatura, música, artes cênicas, gastronomia, cultura, infância e muito mais. As publicações podem ser acessadas nas redes sociais e no site www.secult.ce.gov.br

 

 

Serviço: Bate-papo ao vivo com os humoristas Léo Suricate e Aurineide Camurupim - O Humor e suas Múltiplas Potencialidades

Data: 10 de abril 

Hora: 20h

Instagram @dragaodomar

PARCEIROS