PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
A FALTA QUE VOCÊ FAZ
Exposição retrata a dor de familiares de pessoas desaparecidas
31/07/19 às 19h48

O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) apresenta de 29 de agosto a 29 de setembro de 2019, no Centro Cultural Dragão do Mar, em Fortaleza, a mostra imersiva "A falta que você faz". Com retratos da fotógrafa Marizilda Cruppe e videomapping de Rogério Costa,  a instalação conta um pouco da história, desafios e angústias de 19 famílias - três delas cearenses - que sofrem com o desaparecimento de um familiar, uma experiência invariável e incontestavelmente devastadora.

Como fotografar o vazio gerado pela desaparecimento de um familiar e ainda capturar a força dessas pessoas para enfrentar a situação e buscar respostas? A instalação traz retratos realizados nas residências dos familiares, com um olhar humano e sensível sobre o desaparecimento e suas consequências para os que ficam, levando o visitante a uma reflexão sobre um problema comum a milhares de pessoas em todo o mundo. No Brasil, segundo um levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) durante o ano de 2017, 82.684 casos de desaparecimentos foram reportados às polícias civis.

O CICV se esforça para identificar e compreender as necessidades dos familiares de pessoas desaparecidas e apresentar às autoridades responsáveis recomendações e apoio que permitam oferecer respostas adaptadas a tais necessidades.

De 30 de agosto a 29 de setembro (segunda - sexta, 9h - 19h; sábado e domingo, 14h - 21h); Ingressos: Entrada gratuita Classificação etária: Livre

 

PARCEIROS