PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a Partir do Rumos Itaú Cultural acontece dias 1 e 2 de julho no Centro Dragão do Mar e Porto Dragão
Evento conta com aula de Peter Pál Pelbart e debate sobre criação artística e gestão cultural, além de uma festa de encerramento. Confira a programação completa!
18/06/19 às 15h42

Nos dias 1o e 2 de julho, o Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a Partir do Rumos Itaú Cultural itinera para Fortaleza, levando à capital cearense um ciclo de debates que reúne especialistas para discutir os cenários cultural, artístico e político nesse estado e no Brasil do ponto de vista do Rumos Itaú Cultural - maior programa de incentivo à criatividade mantido pelo instituto.

 

O seminário é uma parceria do Itaú Cultural com o Instituto Dragão do Mar e a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, e conta com transmissão ao vivo pelo site do instituto. Além da oficina Trajetórias, Campos de Trabalho, Contingências Culturais, Urgências Sociais - já com inscrições encerradas -, o evento tem quatro atividades.

 

No dia 1º, às 19h, acontece uma fala do filósofo Peter Pál Pelbart com o tema O Novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais, realizada no Teatro B. de Paiva (Porto Dragão). Quem media a conversa com Pelbart é o secretário estadual de Cultura do Ceará, Fabiano Piúba. Já o dia 2 reúne dois debates e uma festa de encerramento. Às 15h, ocorre a mesa Arte, Inovação e Resistência em Contextos Urbanos, com Celina Pereira Lemos, do Coletivo Natora, Eric Barbosa, da Sala Vazia Residência, e Leo Drumond e Natália Martino, do projeto A Estrela, apoiado pelo Rumos 2015-2016. A mediadora é Luisa Cela, secretária-executiva de Cultura do Ceará.

 

Mais tarde, às 18h, ocorre Rumos: uma Perspectiva Histórica e um Olhar do Nordeste para o Brasil, com dois selecionados da edição 2017-2018 do programa - Edceu Barboza, do Grupo Ninho de Teatro, e Wellington Gadelha, do projeto Gente de Lá -, além de Paula Gomes, membro da comissão de seleção do Rumos nesse biênio, e da mediadora do encontro, Ana de Fátima Souza, gestora de comunicação do Itaú Cultural.

 

A festa de encerramento será realizada pelo coletivo Viva la Vulva - com performance, apresentação de DJs e show da banda SelvaBeat - e marca também a abertura do Festival de Artes Cênicas, que ocorre de 2 a 6 de julho, no Centro Dragão do Mar.

 

O Rumos Itaú Cultural nasceu em 1997, com o objetivo de valorizar a diversidade das manifestações artísticas e culturais brasileiras, estimular a criatividade e a reflexão sobre a cultura em nosso país e apoiar artistas e pesquisadores de várias áreas.

 

Seminário Arte, Cultura e Política no Brasil Contemporâneo: uma Perspectiva a Partir do Rumos Itaú Cultural


segunda 1 de julho de 2019
às 19h

O Novo em Tempos de Urgências Sociais e Culturais
com Peter Pál Pelbart
mediação Fabiano Piúba

Teatro B. de Paiva (Porto Dragão) - 200 lugares
Rua Bóris, 90, Praia de Iracema, Fortaleza/CE

 

terça 2 de julho de 2019



às 15h


Arte, Inovação e Resistência em Contextos Urbanos
com Celina Pereira LemosEric BarbosaLeo Drumond Natália Martino
mediação Luisa Cela

 

às 18h


Rumos: uma Perspectiva Histórica e um Olhar do Nordeste para o Brasil
com Edceu BarbozaPaula Gomes e Wellington Gadelha
mediação Ana de Fátima Souza

Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura - 110 lugares
Rua Dragão do Mar, 81, Praia de Iracema, Fortaleza/CE

 

às 21h30


Festa de encerramento + abertura do Festival de Artes Cênicas
com Viva la Vulva

Porto Dragão
Rua Bóris, 90, Praia de Iracema, Fortaleza/CE

PARCEIROS