PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Instituto Dragão do Mar lança estudo sobre jovem fortalezense da periferia
Pesquisa foi encomendada pelo IDM ao Laboratório das Artes e das Juventudes (LAJUS) da UFC. Lançamento será no dia 30 de abril, às 18h, no Centro Dragão do Mar
25/04/19 às 17h18

No dia 30 de abril, próxima terça-feira, o Instituto Dragão do Mar (IDM) lança publicação sobre a população jovem da periferia de Fortaleza: "Eles dizem não ao não - Um estudo sobre a geração N". Publicada pela Editora Dragão do Mar, a pesquisa foi encomendada pelo IDM ao Laboratório das Artes e das Juventudes (Lajus) da Universidade Federal do Ceará (UFC), feita em parceria com o Instituto OCA,  e apresenta panorama inédito sobre as motivações da juventude que nem trabalha, nem estuda, nem está procurando emprego, na capital cearense.

 

Realizado como parte da programação de 20 anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), o lançamento do estudo será no dia 30 de abril, às 18h, no Auditório do Dragão, e terá mesa com participação da socióloga e pesquisadora Glória Diógenes, organizadora da pesquisa e coordenadora do Lajus; do presidente do IDM, Paulo Linhares; e do secretário-chefe da Casa Civil, Élcio Batista. O acesso é gratuito.

 

"Esta pesquisa mapeou o conjunto de elementos materiais, sociais e culturais que determinam, em grande medida, o comportamento, os desejos e anseios de um contingente de quase 700 mil jovens considerados "nem-nem" e "nem-nem-nem" no Estado do Ceará", explica Paulo Linhares. Segundo ele, a geração N é formada por jovens nascidos entre 1990 e 2002, oriundos de famílias de baixa renda, residentes na sua maioria na periferia das grandes e médias cidades, que estão sem estudar, sem trabalhar e que, em certos casos, desistiram até mesmo de procurar empregos.

 

"Esse relatório vai, portanto, nos ajudar a nortear as políticas públicas dirigidas a esses jovens no Ceará, através das Escolas Criativas", afirma Paulo. As Escolas Criativas são as instituições de formação geridas pelo Instituto Dragão do Mar sob contrato de gestão com a Secretaria da Cultura do Estado. São elas: Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Centro de Formação Artística do Centro Cultural Bom Jardim, Centro de Formação Olímpica, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Theatro José de Alencar, Vila da Música e Casa de Saberes Cego Aderaldo.


 

Sobre os 20 anos do CDMAC

 

O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura completa vinte anos de história no dia 28 de abril de 2019. Inaugurado oficialmente em 1999 pelo Governo do Ceará, o CDMAC tem uma trajetória de luta crescente que o alçou ao posto de um dos principais agentes articuladores do campo cultural e artístico do Ceará, tendo conquistado relevância e reconhecimento nacional pelos esforços inéditos em difusão, criação e formação em arte, com o objetivo de promover o acesso democrático aos direitos culturais. É por isso que, sob o tema "Dragão da Liberdade - 20 anos de arte e conhecimento", o Centro Dragão do Mar será palco de uma série de ações que celebram essa trajetória. A programação, iniciada no dia 27 de abril, com show de Fausto Nilo, é uma realização do Governo do Ceará, através do Instituto Dragão do Mar. Mais informações: www.dragaodomar.org.br.

 

SERVIÇO
Lançamento da publicação "Eles dizem não ao não - Um estudo sobre a geração N"
Com Glória Diógenes (Lajus/UFC), Paulo Linhares (IDM) e Élcio Batista (Casa Civil)
Quando: dia 30 de abril de 2019 (terça-feira)
Hora: 18h
Onde: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito
Classificação etária: Livre

PARCEIROS