A programação musical da Feira é inspirada pela diversidade e pluralidade e, para o ano 2019, as apresentações musicais, apresentadas como Campo de Força, tem foco nas mulheres, na negritude e nas periferias. Enquanto sua programação de negócios e conhecimento sinalizam uma conexão entre agentes do hackerismo e do universo da música, o lado difusor da Feira está trazendo o feminino, os feminismos e suas mais amplas e múltiplas perspectivas como referência principal, além da juventude negra, das periferias e dos grupos que seguem a margem.
Prova disso são os palcos que contarão com a presença de nomes como Ilya (CE), artista cearense que lança disco inédito no evento, Preta Rara (SP), rapper e ativista dos movimentos negros e feministas, Sinta A Liga Crew (PB), coletivo feminino de rappers e ativistas culturais, DJ Luh Del Fuego (MA), artista no grupo Criolina/MA e ativista cultural as Manas (CE), representando a cena feminina sobralense com um trabalho autoral potente e Negra Voz (CE), projeto que reuniu Carolina Rebouças, Lorena Lyse, Luiza Nobel e Roberta Kaya, quatro cantoras negras da cena musical cearense.
Nos palcos da Feira - Durante quatro dias, o Campo de Força irá se concentrar nos Anfiteatros do Dragão do Mar e no Porto Dragão. Com mais de 15 atrações de 5 estados, trazendo artistas tanto da capital quanto do interior do Ceará (Sobral) e do Maranhão, Paraíba, Bahia, os Campos de Força não se apresentam como uma mostra de música comum, mas sim como uma programação inspirada na pluralidade e diversidade, que abre espaços como forma de levantar bandeiras sociais e políticas em tempos que exigem de nós postura e voz.
Além da programação musical, as atividades de formação convidam Cláudio Prado, produtor cultural e teórico da contracultura e da cultura digital e um dos fundadores do Mídia Ninja, Lorena Souza, da ThoughtWorks, empresa de tecnologia que atua com empreendedorismo social envolvendo também a juventude negra, Kamila Brito, empreendedora que coordena o Barco Hacker, projeto com foco em empreendedorismo pelas ilhas da Amazônia, Amora
Moira, travesti, feminista, doutora em teoria e crítica literária pela Unicamp e autora do livro autobiográfico "E se eu fosse puta", além de mais 30 especialistas a construírem uma experiência disruptiva do pensar e do agir para a transformação da cultura digital na música.
O evento conta com apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Lei Estadual No 13.811 - Mecenato Estadual), apoio cultural do Instituto Dragão do Mar, através do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, da Produtora de Conteúdo e Aceleradora de Projetos Artísticos Porto Dragão e do Porto Iracema das Artes. Tem ainda a parceria com o Instituto Brasileiro de Políticas Digitais-Mutirão e a Mídia Ninja, patrocínio do SEBRAE, promoção da Rádio Beach Park e realização da Associação Cearense de Produtores Culturais (Prodisc). Agradecimento Enel.
SOBRE A FEIRA 2019
Aos 18 anos de trajetória, a Feira retorna com proposta totalmente conectada no espírito do tempo, com olhar quântico nas oportunidades e tecnologias de colaboração em rede. Para ampliar conexões e desenvolver ações estratégicas para o setor, a Feira chega em um novo formato, organizando-se os 3 eixos básicos já trabalhados nas edições anteriores, agora apresentados com conceitos conectados ao universo digital: as Interfaces de Conversação representando o pilar do conhecimento, a Zona de Propulsão representando os negócios e o Campo de Força representando a difusão da música
Reconhecida como espaço de fruição da música independente por agentes e músicos em todo o território nacional, lugar de encontros de ideias, experiências, prospecções e negócios, a Feira é realizada desde 2002 pela Associação dos Produtores de Cultura do Ceará (PRODISC) e objetiva ampliar conexões e desenvolver ações estratégicas para o setor, apresentando-se como espaço de convergência de interesses de forma democrática e criativa.
Confira a Programação Completa e dividida por dimensão:
*Sujeita a alterações
INTERFACE DE CONVERSAÇÃO
14.02 (quinta-feira)
FÓRUM DE POLÍTICAS DIGITAIS I Auditório do Centro Dragão do Mar do Mar de Arte e Cultura
9h | Abertura com Cláudio Prado - #Futuro!
9h às 10h30 | Mesa Abertura - Hub Tecnológico do Ceará
11h às 13h | Mostra de Cases, Soluções e Políticas Digitais: De tete a "tedi"
14h30 às 17h | Fórum da Transformação Digital - Conectando o Último Metro!
1. Infraestrutura, Dispositivos e Internet Como Direito - André Lopes 2. Identidade, Privacidade e Dados para a Inteligência Coletiva - Samantha Mourão 3. Sistemas, Plataformas e Padrões Abertos de Governança - Gecíola Fonseca 4. Robôs, Aplicativos e Interfaces de Relacionamento - Lucas Pirola
18h às 19h | Mesa de Encerramento - Plenária com a entrega de diretrizes para as representantes públicos e lançamento da Conferência Digital
15.02 (sexta-feira)
REDES INTELIGENTES I Porto Dragão
9h às 12h | Abertura dos Encontros - Música, Midiativismo e Hackerismo: os rios que deságuam no mar
1. Pablo Capilé (Mídia NINJA) 2. Ivana Bentes (Eco/RJ) 3. Cláudio Prado 4. Bruno Silveira (Projeto Rivera)
14h30 | Roda de conversa - Feminismos em Rede Auditório do Centro Cultural Dragão do Mar
1. Amara Moira (Puta Ativista) 2. Driade Aguiar (Mídia NINJA) 3. Luiziane Lins (Deputada Federal pelo PT) 4. Tatiana Paz (IFCE)
16h30 | Roda de Conversa - Música, periferia e negritude: a arte do gueto é do mundo
1. Preta Rara (Rapper de SP) 2. Lorena Souza (TW) 3. Bicha Poética
16.02 (sábado)
REDES INTELIGENTES I Centro Cultural Belchior
10h às 16h | Encontro Ninja Nordeste
REDES INTELIGENTES Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura
15h às 17h | Mostra de Cases
CAMPOS DE FORÇA
14.02 (quinta-feira)
PALCO TRANSFEIRA Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
21h: Toré Cacique Pequena e Mulheres Indígenas Jenipapo-Kanindé 21h45: Preta Rara (SP)
PALCO MINERAÇÃO DE ASTERÓIDES Anfiteatro do Centro Cultural Dragão do Mar
23h: Festa de Abertura - DJ Lara Monteiro
15.02 (sexta-feira)
Palco Acelerador de Partículas Porto Dragão
13h | Pausa para o café (CE)
Palco TransFeira Anfiteatro Centro Cultural Dragão do Mar
21h - Ilya (CE) 22h - Sinta A Liga Crew (PB) 23h - Hiran (BA)
Palco Mineração de Asteróides Novo Anfiteatro Centro Cultural Dragão do Mar
22h30 - Hell Lotus (RN) 23h - DJ Priscilla Delgado (CE) e Luh del Fuego (MA) 23h30 - Minas de Sobral (CE) 00h - DJ Priscilla Delgado (CE) e Luh del Fuego (MA) 00h30 - Negra Voz (CE) 1h - DJ Priscilla Delgado (CE) e Luh del Fuego (MA) 1h30 - Jessica Caitano (PE) 2h - DJ Priscilla Delgado (CE) e Luh del Fuego (MA)
2h30 - Getúlio Abelha (CE)
16.02 (sábado)
Palco Acelerador de Partículas Porto Dragão
13h | Stefany Mendes (CE)
Palco Mineração de Asteróides Novo Anfiteatro Centro Cultural Dragão do Mar
23h: Viva la Vulva (CE) Banda SelvaBeat - Clau Aniz, Roberta Kaya, Clarisse Aires, Luana Caiube, Thaís Clim, Ayla Lemos, Caio Castelo. Participações: Cecilia Mesquita, Nayra Costa, Samara Garcia, Amanda Pinheiro, Gabi Savir, Bloco Cola Velcro Performances: Silvia Moura, Elisa Porto e Marília Oliveira, Amanda Aristides, Noah Bonoba DJs: Gabilônia, Loreta Dialla, Bia Gondim Sarau Antologia Erótica Escritoras Cearenses: Sara Sintique, Nina Rizzi, Argentina Andrade, Ayla Andrade acompanhadas de performance sonora Projeções: Thais de Campos
ZONA DE PROPULSÃO
15.02 (sexta-feira)
Cápsulas Propulsoras Porto Dragão
9h - Café Hacker, credenciamento e boas vindas! 10h - Abertura da Zona de Propulsão 11h30 - Escolha de Desafio 12h - Votação e Formação de Times 13h - Almoço 14h - Começou! 15h - Ideação e preparação para validação do problema 19h - Jantar
20h - Roda de Mentores - Planning para o amanhã! 22h - Game Party
16.02 (sábado)
ZONA DE PROPULSÃO
Cápsulas Propulsoras Porto Dragão
9h - Check in e café hacker express para acordar! 9h10 - Palestra MVP 10h - Mão na massa 11h - Rodada de Mentores 12h - Almoço 13h - Problema validado! 17h - Rodada de Mentores 19h - Jantar 20h - Rodada de Mentores + Planning para o amanhã 21h - Viradão - Disruptiv Fest / Cripto Festa
Palco Acelerador de Partículas Porto Dragão
11h | Aperitivo com Dados - Etnografia fundamentada em Dados Convidados: Pedro Mourão, Lucas Pirola (Frente Hacker NINJA) e Raíssa Galvão (Midia NINJA)
17h: Cripto o que, mah? Convidados: Zé Maria Monteiro (UFC) e Tiago Coutinho
18h: Quem tem medo da internet? Convidados: Isabel Andrade (Instituto Dragão do Mar), Driade Aguiar (Mídia NINJA), Cláudio Prado, Uirá Porã (Instituto Mutirão), Raquel Saraiva (IP.rec) Mediador: André Lopes
17.02 (domingo)
ZONA DE PROPULSÃO
Cápsulas Propulsoras
Porto Dragão
9h - Check in e café hacker express para acordar! 9h30 - Palestra Pitch 10h - Mão no código 11h - Rodada de Mentores 12h - Almoço 13h - Pre-pa-rar e En-sai-ar o pitch 16h - Entrega das apresentações e documentação no repositório 17h - Hora do pitch! 18h - Reunião dos jurados 20h - Resultados e premiação! 21h - Let 's Party!
SERVIÇO
Feira 2019
Data: 14 a 17 de fevereiro
Locais: Auditório, Anfiteatro e Porto Dragão
Acesso Gratuito