Helena Barbosa apresenta resultados de ações do Núcleo de Ação Territorial do Dragão no MAM Rio. Foto de Wesley Sabino.
A convite do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, nos dias 18 e 19 de outubro, a experiência de gestão territorializada que está sendo implementada no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, desde janeiro de 2023, foi apresentada pela superintendente Helena Barbosa pela equipe do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), integrada por Andreza Magalhães, Mabel Castro, Izabel Lima e Carlos Gallo.
De acordo com a coordenadora executiva do NAT/CDMAC, Mabel Castro, o encontro do NAT com o Museu do Amanhã possibilitou uma importante troca de tecnologias de territorialização orientadas na gratuidade como ponte de acesso à Cultura como sendo também lugar de vida.
Equipes do NAT/CDMAC e do MAM Rio em intercâmbio de práticas de cidadania cultural e gestão territorializada.
"Para nós, é uma grande satisfação que uma experiência iniciada há tão pouco tempo já esteja gerando impactos positivos e sendo reconhecida nacionalmente por uma instituição com a relevância do MAM Rio. É também uma oportunidade ímpar para intercambiar metodologias com a equipe do Museu do Amanhã, focando na execução e avaliação da política de gratuidade, que ambas as instituições têm em comum.", afirma a gestora do centro cultural cearense.
Neste bimestre, é a segunda vez que a cidadania cultural e a gestão territorializada do Centro Dragão do Mar, marcas da atual gestão, são destaque em eventos nacionais. No último dia 19 de setembro, no Sesc 14 Bis, em São Paulo, as realizações do NAT/CDMAC foram compartilhadas no "Seminário Internacional de Políticas para as Artes: Imaginando Margens", uma iniciativa da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura e do Sesc São Paulo. Juntamente com a fundadora e diretora no Instituto Procomum, Georgia Nicolau; a artista, pesquisadora e educadora em dança Rita Aquino e o professor, ensaísta e curador Paulo Pires do Vale (Portugal), a superintendente Helena Barbosa compôs a roda "Delta de Experiências - Programas que inspiram políticas", em bate-papo que contou com a mediação da gestora cultural Lena Cunha.