Novos documentários de Henrique Dídimo serão exibidos pela primeira vez no Cinema do Dragão. Foto: Jeny Sousa
O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), via Museu da Cultura Cearense, e a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho (EAOTPS) realizam, no dia 15 de junho (sábado), às 16h, na sala 1 do Cinema do Dragão, o lançamento dos documentários "Memórias de Artes e Ofícios" e "Patrimônios Para Todos - Uma aventura através das memórias ", assinados pelo diretor audiovisual Henrique Dídimo. A sessão é gratuita, mas serão disponibilizados ingressos na bilheteria do Cinema, uma hora antes da sessão.
Os filmes foram desenvolvidos a partir de atividades alusivas à exposição "Patrimônios, Memórias, Artes e Ofícios", que ficou em cartaz no Museu da Cultura Cearense (MCC), do Centro Dragão do Mar, entre março e maio deste ano, celebrando os mais de 20 anos de atuação da Escola situada no bairro Jacarecanga.
O documentário "Memórias de Artes e Ofícios" retrata a atuação da Escola no campo da educação patrimonial, destacando as ações do equipamento no ano de 2023. O filme é repleto de depoimentos de alunos(as) e professores que falam da experiência de aprender sobre a valorização do patrimônio cultural e a preservação e difusão de bens, saberes e fazeres históricos. São apresentados, por exemplo, os trabalhos de restauração de acervos do Instituto do Ceará e de obras de artes de artistas importantes como Chico da Silva e Gerson Faria.
Já o segundo documentário mostra o percurso que o Projeto Patrimônio Para Todos (PPT) fez em 2023 nos bairros Canindezinho, Conjunto Ceará, Mucuripe, Poço da Draga e Serrinha. O PPT é uma iniciativa da EAOTPS que visa sensibilizar moradores(as) sobre a importância do patrimônio cultural, realizando oficinas e pesquisas participativas para identificar referências culturais nas comunidades contempladas. Ao todo, mais de 70 patrimônios foram identificados pelos participantes nos cinco bairros visitados. O PPT já foi reconhecido nacionalmente em 2012 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) com o Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade e em 2023 pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) com o Prêmio Inventários Participativos
Homenagem aos guardiões da memória
Além das exibições, será realizada uma homenagem aos 27 "guardiões da memória" de cinco bairros periféricos de Fortaleza, entre eles a comunidade Poço da Draga, protagonistas da salvaguarda da cultura, preservação e transmissão da história de suas comunidades, destaques identificados pela edição de 2023 do Projeto Patrimônio Para Todos.
Sobre os documentários
Ficha técnica
Direção e Fotografia: Henrique Dídimo
Som Direto: Djaci José
Assistência de Produção: Paulo Marcelo Freitas
Montagem: Marco Rudolf
"Memórias de Artes e Ofícios"
(2024 / Brasil / Cor / 14'40" / Direção: Henrique Dídimo)
Sinopse: Documentário sobre a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, enfocando suas principais atividades no ano de 2023, como os cursos de restauração, gravura, prataria, bordado e suas atividades educativas, refletindo sobre a questão do patrimônio material e imaterial da cidade de Fortaleza
"Patrimônio Para Todos - Uma Aventura Através das Memórias"
(2024 / Brasil / Cor / 18'20" / Direção: Henrique Dídimo)
Sinopse: Documentário sobre o projeto Patrimônio Para Todos, relatando as experiências educativas realizadas a partir de um inventário sobre os "patrimônios invisíveis" e "guardiões das memórias", identificados pelos próprios alunos do projeto em suas comunidades. Nesta edição de 2023 do projeto, os bairros contemplados foram Mucuripe, Canindezinho, Conjunto Ceará, Poço da Draga e Serrinha.
EAOTPS e o CDMAC são equipamentos da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).
Serviço: Lançamento dos documentários "Memórias de Artes e Ofícios" e "Patrimônio Para Todos - Uma Aventura Através das Memórias", de Henrique Dídimo, e homenagem aos guardiões da memória do Projeto Patrimônio para Todos - uma aventura através das memórias
Data: 15 de junho (sábado)
Horário: 16h
Local: Sala 1 do Cinema do Dragão (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza)
Acesso gratuito e livre, mediante a retirada de ingresso por ordem de chegada na bilheteria do cinema, uma hora antes da sessão. Sujeito à lotação do espaço.