A Besta Fera: Biografia Cênica de Maria Aragão. Foto Nicolle Machado.
Celebrando 15 anos de atuação, o grupo maranhense Xama Teatro se despede de Fortaleza nestes dias e encerra as apresentações do projeto em circulação "O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias", em cartaz no Teatro Dragão do Mar, com patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei de Incentivo à Cultura, MinC - Governo Federal. Com apresentações às 19h, o coletivo apresenta o espetáculo "A Besta Fera: Biografia Cênica de Maria Aragão" na quinta-feira (16) e o teatro de rua "A Carroça É Nossa" na sexta-feira (17). A programação é gratuita e acessível em Libras, com retirada de ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro. Todas as reservas deverão ser validadas até 15 minutos antes da apresentação.
Ainda como parte do projeto, na última quinta-feira (9), o grupo apresentou "As Três Fiandeiras" (2015) e, na última sexta (10), trouxe "A Vagabunda: Revista de uma Mulher só". Além das peças teatrais, o grupo realizou, no último domingo (12), uma Narração de Histórias. Nas apresentações, com o palco tomado por mulheres, histórias sobre a constante luta feminina por melhores condições de vida e por liberdade. As personagens podem ser mães, bruxas, lideranças políticas, deusas, atrizes, loucas, rendeiras, monstras e o que mais for possível imaginar. O ambiente construído no teatro mostra que os sonhos dessas mulheres podem virar realidade mesmo em um mundo extremamente machista.
Sobre os espetáculos
Dirigido por Gisele Vasconcelos e estrelado pela atriz Maria Ethel, "A Besta Fera: Biografia Cênica de Maria Aragão" trata da vida da líder comunista maranhense Maria Aragão, que lutou para que seus filhos fossem alguém na vida, lutando contra o preconceito por ser mulher, negra, nordestina e pobre, cursando Medicina no Rio de Janeiro, nos anos 40, do século XX. A peça, que ganhou o Prêmio Myriam Muniz (em 2007) e o Prêmio Sated-MA (em 2009 - por melhor espetáculo e melhor atriz) narra sua história de pobreza extrema em busca da superação da fome, do preconceito e da agressão. Na perseguição do sonho de libertar a humanidade, por meio da conquista de uma profissão, a medicina, Maria Aragão entrega-se, apaixonadamente, às causas sociais, lutando por uma sociedade justa e igualitária. O acesso, com indicação para pessoas com idade a partir de 14 anos, é gratuito mediante retirada de ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-besta-fera-fortaleza/2433882.
Espetáculo de teatro de rua, "A Carroça É Nossa" traz histórias, lendas e ritmos do Maranhão. Nessa obra teatral, quatro personagens, Pedoca, Cecé, Toinha e Joaninha, partem em uma jornada em busca do animal para puxar a carroça, que acreditam ser o veículo mágico capaz de levá-los até seus sonhos. Durante a busca, percebem que seus destinos não se cruzaram à toa e que precisam desvendar um enigma que envolve a carroça. O acesso é livre e gratuito, com retirada de ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-carroca-e-nossa-fortaleza/2433896.
PROGRAMAÇÃO
16 de maio (quinta-feira)
19h - Espetáculo "A Besta Fera: Biografia Cênica de Maria Aragão"
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-besta-fera-fortaleza/2433882. Classificação: 14 anos. Acessível em Libras.
17 de maio (sexta-feira)
19h - Espetáculo "A Carroça é Nossa"
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/espetaculo-a-carroca-e-nossa-fortaleza/2433896. Classificação: Livre. Acessível em Libras.
Sobre o Xama Teatro
O Xama Teatro é um grupo que desenvolve atividades culturais e artístico-pedagógicas, sob a forma de espetáculos, oficinas e contações de histórias. Atua há quinze anos no Maranhão e é coordenado por atrizes mulheres. Xama Teatro já se apresentou em todos os estados do Brasil e foi contemplado nos principais editais de artes cênicas do país.
Sobre o Teatro Dragão do Mar
Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural que integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais ligados à Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar. É o principal espaço do equipamento para as artes cênicas. Eventos de teatro, dança, circo, performance, música, cultura popular, literatura, debates e conferências fazem deste não somente um local de difusão da pluralidade artística, mas também de formação e pensamento. A ocupação do espaço é realizada por meio de programação formulada pela equipe de Ação Cultural do CDMAC, executada através de contrato de gestão anual, e também pela demanda espontânea de grupos locais e nacionais.
Serviço: "O Teatro Te Xama: 15 anos em 15 dias", do Grupo Xama Teatro
Datas: 16 (espetáculo "A Besta Fera: Biografia Cênica de Maria Aragão") e 17 (espetáculo "A Carroça É Nossa") de maio de 2024
Horário: 19h
Local: Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso pelo link: https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro.
Mais informações: Instagram do Grupo Xama Teatro (www.instagram.com/xamateatro/)