Atividade no CPDOC do Pirambu
O Museu da Cultura Cearense (MCC), integrado ao Centro Dragão do Mar, realiza uma formação em Conservação Preventiva de Documentação do Centro Popular de Documentação do Pirambu (CPDOC) com Magda Mota, atual Coordenadora de Acervo do MCC, e a Federação do Movimento Comunitário do Pirambu (FEMOCOP). Nos dias 9, 11 e 13 de janeiro, encontros formativos de introdução às técnicas de conservação acontecerão no local, contando também com trabalho prático no local onde se encontra atualmente acondicionado o acervo.
Sem condições físicas adequadas para exposição e pesquisa, o acervo vem se desgastando nas últimas décadas. Porém, há oito meses, um plano de emergência vem sendo colocado em prática para estabilizar o estado de conservação do material. Essa mobilização tem sido realizada através do Museu da Cultura Cearense, voluntários e a Federação do Movimento Comunitário do Pirambu (FEMOCOP), entidade responsável pela guarda do acervo.
Sobre o CPDOC
Criado em 1992 com objetivo de pesquisar e salvaguardar a documentação bibliográfica, arquivista, fotográfica, institucional e artístico visual relativo do grande Pirambu, o Centro Popular de Documentação (CPDOC) reuniu um rico acervo de fonte de pesquisa e fruição para comunidade acadêmica e a população em geral. Uma experiência pioneira de história e museologia social em regiões periféricas de grandes cidades.