PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museus do Dragão trazem programação especial em alusão ao Dia da Consciência Negra e ao Dia da Umbanda
Museu da Cultura Cearense e Museu de Arte Contemporânea do Ceará ofertam, gratuitamente, exposições, ações educativas e contação de histórias infantis relacionadas às datas comemorativas.
16/11/23 às 17h35

O Projeto Dandara apresenta histórias infantis no domingo (19).

 

     Desde o início do mês de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar, vem ofertando uma ampla e diversificada programação gratuita que celebra a cultura, arte, estética e identidade das pessoas pretas, quilombolas e dos povos de terreiro. No Museu da Cultura Cearense (MCC) e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), Museus que integram Centro Dragão do Mar, a programação especial alusiva às efemérides do Dia Nacional da Umbanda (15/11) e da Dia da Consciência Negra (20/11) acontece entre os dias 17 e 19 de novembro de 2023, com roda de conversa virtual, visita mediada, exposições e contação de histórias para a criançada. As atividades somam-se à agenda de mobilização integrada em fortalecimento da cultura negra do Festival Afrocearensidades.
 

 

Ações educativas

 

     Nesta sexta-feira (17), a partir das 18h, o YouTube do Dragão transmitirá uma conversa ao vivo sobre "Mulheres Negras em museus: a presença da mulher negra em espaços de liderança". Raquel Caminha, historiadora e diretora do Museu do Ceará, Yasmine Martins, museóloga do Museu do Ceará, e Magda Mota, coordenadora de acervo do Museu da Cultura Cearense dialogam sobre a importância da identidade e representatividade das mulheres negras no campo da atuação cultural nos equipamentos de cultura do Estado do Ceará. Quais são os desafios que o corpo negro vivencia em espaços que historicamente são eurocentrados e qual a importância do protagonismo das mulheres no processo de decolonialidade desses espaços. 

     No sábado (18), em alusão ao Dia Nacional da Umbanda, comemorado no dia 15 de novembro, a partir das 16h, o MCC realiza uma visita mediada à exposição "Festa, Baia, Gira, Cura", que será conduzida pelo babalorixá Valdo de Iansã, do Terreiro Preto Velho da Mata Escura - Ilê Asè Oju Oyá.  Serão disponibilizadas 30 vagas, mediante inscrição via formulário bit.ly/inscricoesnomcc

     No domingo (19), a partir das 16h, na sala 2 da exposição "Festa, Baia, Gira, Cura", no MCC, o Projeto Dandara traz a contação "Histórias na Sombra do Baobá", onde apresenta performances com contos africanos, literatura infantil preta, construção de brinquedos e brincadeiras africanas. O espetáculo é dirigido ao público infantil de todas as idades. Serão disponibilizadas 20 vagas mediante inscrição no local por ordem de chegada. 

 

Exposições

 

      No Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), segue em cartaz a exposição imersiva "Terra de Gigantes", com concepção e curadoria de Daniel Lima. Nascida das memórias dos parques temáticos, a exposição traz uma verdadeira experiência imersiva para o público. A Mostra traz performances, textos, músicas, entrevistas e animações, transitando entre criações audiovisuais, teatro e cinema para proporcionar ao público uma imersão em poéticas a partir de perspectivas negras e indígenas no Brasil. 

       No Museu da Cultura Cearense (MCC), "Festa, Baia, Gira, Cura", de Jean dos Anjos, com curadoria de Marília Oliveira e Rafael Escócio, o público é convidado a imergir no universo das religiões de matriz afroindígenas. A exposição nasce a partir da historicização dos terreiros e dos festejos de 40 anos do terreiro de Umbanda e Candomblé Cabana do Preto Velho da Mata Escura | Ilé Àsé Ojú Oyá, localizado no bairro Bom Jardim, dirigido por Pai Valdo de Yansã, juntamente da produção artística do antropólogo, fotógrafo e macumbeiro Jean dos Anjos, que há aproximadamente vinte anos documenta, através da fotografia e escritos, a história dos terreiros de Umbanda no Ceará. 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

17 de novembro (sexta-feira)

 

18h - Live "Mulheres Negras em museus: a presença da mulher negra em espaços de liderança", com Raquel Caminha (Museu do Ceará), Yasmine Martins (Museu do Ceará) e Magda Mota (MCC)
No Youtube do Centro Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso gratuito e livre

 

18 de novembro (sábado)


16h - Visita mediada à exposição "Festa, Baia, Gira, Cura" com babalorixá Valdo de Iansã
Nas salas da exposição "Festa, Baia, Gira, Cura", no MCC

Acesso gratuito mediante inscrição via formulário bit.ly/inscricoesnomc. 30 vagas. Classificação: 16 anos 

 

19 de novembro (domingo)

 

16h - [Infantil] Contação de Histórias "Histórias na sombra do Baobá" com Projeto Dandara
Na Sala 2 da exposição "Festa, Baia, Gira, Cura", de Jean dos Anjos, no MCC
Acesso gratuito e livre, mediante inscrição no local por ordem de chegada. 20 vagas.

 

De quarta a domingo

 

Exposições "Terra de Gigantes" no Museu de Arte Contemporânea do Ceará e "Festa, Baia, Gira, Cura" no Museu da Cultura Cearense 
Visitações diárias gratuitas e livres, das 9h às 18h (último acesso 17h30), de quarta a sexta, e das 13h às 18h (com acesso até as 17h30) aos sábados, domingos e feriados. 

 


 Festival Afrocearensidades


     O Festival Afrocearensidades continua a celebrar o Novembro Negro em todo o Ceará com uma programação intensa e diversificada do Governo do Ceará. Por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir) e da Secretaria da Cultura (Secult), o Festival segue com ampla programação distribuída pela Rede Pública de Equipamentos Culturais do Ceará (Rece) e outras instituições parceiras. Além da capital, outros nove municípios realizam ações somadas às mais de 100 atividades voltadas à fruição, difusão, formação, cidadania e defesa de direitos, com foco na representatividade negra cearense.


 

 

Serviço: [Festival Afrocearensidades] Dia da Consciência Negra e Dia da Umbanda nos Museus do Centro Dragão do Mar
Dias 17 a 19 de novembro de 2023 (sexta a domingo)
Horários diversos
Local: No Museu da Cultura Cearense e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema - Fortaleza/Ceará)
Mais informações: (85) 3488.8621 ou site do Dragão (www.dragaodomar.org.br)

PARCEIROS
bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto bengbengtoto ohtogel mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto mineraltoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto balaitoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto cahayatoto sembako4d sembako4d cahayatoto situs toto jualtoto situs toto jualtoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto indosattoto jualtoto jualtoto jualtoto jualtoto ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel ohtogel