PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar realiza encontros abertos para dialogar sobre cultura e território a partir desta segunda (24)
Abrindo a comemoração dos 24 anos do Dragão do Mar, o "Dragão em Movimento" convida entidades governamentais e sociedade civil ao debate de soluções para as fragilidades do entorno e sugestões para a ação cultural do complexo cultural.
21/04/23 às 18h10

     Dando início à programação celebrativa dos seus 24 anos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza, nos dias 24 e 25 de abril, no auditório do Dragão, o "Dragão em Movimento - Diálogos sobre Cultura e Território", encontro que convida trabalhadores da cultura, moradores do entorno, empresários e a sociedade civil para discutir, entre outras questões, temas como articulação territorial entre o complexo cultural e a rede parceira, os desafios da inclusão cultural e a ação cultural do CDMAC. O acesso é gratuito e livre.

    Segundo a superintendente do Dragão, Helena Barbosa, os três primeiros meses da gestão foram concentrados na escuta ativa dos colaboradores do complexo cultural e dos moradores e empresários do seu entorno, a fim de dar início a um diagnóstico das principais fragilidades que impactam o centro e seus frequentadores. "Dando continuidade a esse processo de mapeamento, chega o momento de abrir espaço para a contribuição dos agentes culturais e da sociedade civil, estabelecendo um canal aberto de diálogo, mediação e aproximação, um grande pacto social coletivo para a revitalização da região", afirma a gestora.  

     Na segunda-feira (24), a partir das 9h30, com o tema "Territórios e Negócios", o encontro terá como pauta central a articulação territorial entre o complexo cultural e parceiros. Na ocasião, serão apresentadas as equipes do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), setorial do CDMAC recentemente criada para mediar a articulação entre agentes diversos no processo de análise, reflexão e proposição de um plano permanente de cuidados para o Dragão do Mar, e do Iracema -  Território Vivo, projeto conduzido pela vice-governadoria. Após o levantamento de propostas dos participantes, a proposta é que seja criado um grupo de trabalho para acompanhar os encaminhamentos. 

     No mesmo dia, das 14h às 17h30, a temática será "Territórios e políticas públicas", quando serão discutidas alternativas para a promoção da inclusão no que diz respeito ao acesso de bens e serviços culturais. 

     Na terça-feira (25), também no turno da tarde, "Política de fomento à arte" será o assunto. A equipe de Ação Cultural do CDMAC apresentará o seu programa e artistas, produtores, técnicos e gestores culturais poderão contribuir com sugestões para a próxima Cena Ocupa, convocatória de projetos artísticos para a ocupação do Teatro Dragão do Mar. 

 


Inclusão Cultural
 

     Além dos encontros propositivos, o CDMAC realizará, neste mesmo dia, a primeira ação que contempla a população em situação de rua do entorno mais diretamente com a programação, com a oferta do Cinema na Rua, iniciativa coordenada pelo Núcleo de Articulação Territorial, que exibirá, gratuitamente, os filmes "Aquele que veio do oeste" (Wesjley Maria) e "Rua Dinorá" (Natália Maia e Samuel Brasileiro), produções cearenses que abordam questões como comunidade e pertencimento e tem uma linguagem direta, acessível. A atividade é fruto do mapeamento de interesses dessa população, conduzido pelo NAT e por parceiros, em roda de conversa realizada no mês de março. 

    De acordo com a assessora do NAT, Andreza Magalhães, a ação atende a uma demanda dessas pessoas em situação de vulnerabilidade social, um processo lento e delicado de estreitamento das relações. "É a arte e a cultura como via de cidadania e de mobilização social, afirma a assessora".


 

PROGRAMAÇÃO
 

24/4 (segunda-feira)

Dragão em Movimento - diálogos sobre cultura e território
9h30 às 12h: Territórios e Negócios
14h às 17h: Territórios e Políticas Públicas
No Auditório do Dragão do Mar
Gratuito. Livre


 

25/4 (terça-feira)

Dragão em Movimento - diálogos sobre cultura e território
14h às 18h - "Política de Fomento à Arte"
No Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre



18h - [Programa Se Achegue!] Cinema na Praça - Exibição dos filmes 'Aquele que veio do oeste' (Direção: Wesjley Maria // 19 min // Livre // Ficção // 2021) e 'Rua Dinorá' (Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro // 17 min // Livre // Ficção // 2021)
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre


 

Serviço: [24 Anos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura] Dragão em Movimento - diálogos sobre cultura e território + Se Achegue!
Dias 24 e 25 de abril de 2023
No Auditório e no Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre

PARCEIROS