PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Centro Dragão do Mar celebra 24 anos com ampla e diversificada programação gratuita
De 24 a 30 de abril, diálogos sobre cultura e território, ações no entorno, homenagens, vernissagem de nove exposições, sessões no Cinema do Dragão e no Planetário, shows, apresentações cênicas e culturais marcam extensa agenda do complexo cultural.
19/04/23 às 11h52

Colagem Alexia Ferreira (@colagemnegra)


 

    "Nosso dragão é resistência e nosso mar é ancestral". É com este lema que o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), celebra, no próximo dia 28 de abril, 24 anos de atuação, reafirmando seu compromisso como lugar de encontro, reflexão e difusão democrática da arte e da cultura, para todas as pessoas. Uma memória que honra os ideais que inspiraram a sua concepção, de liberdade e coragem, e que preza pela multiplicidade de linguagens, expressão da diversidade da nossa gente.

     Uma história que nos convida, o tempo todo, a mirar o passado, tão bem representado por Tia Simoa, José Luís Napoleão e Francisco da Matilde, o Chico da Matilde, popularmente conhecido por Dragão do Mar, que alcunha este centro cultural, personagens que, ao liderarem a greve de jangadeiros, interromperam o comércio de escravos e fizeram o Ceará pioneiro, a "Terra da Luz". Em tempos de reconstrução e refundação, após os escombros remanescentes da pandemia e do desmonte da Cultura, nos reunimos em bando para reconstruir novos caminhos rumo à prosperidade.

     O Centro Dragão do Mar convoca todos, artistas, gestores, trabalhadores da cultura e a sociedade civil, para, em bando, participar ativamente da sua reocupação. Uma ampla agenda gratuita celebrará as suas raízes e a sua consolidação como referencial simbólico no campo das artes e dos afetos, potência que segue inspirando novos centros por todo o país. No mês em que são celebrados os aniversários do multitalentoso Fausto Nilo, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto do Dragão (05/04); do Chico da Matilde (15/04), nosso herói jangadeiro, do próprio CDMAC (28/04), o Dragão faz homenagens a importantes personagens ao longo dessa travessia e traz, entre os dias 24 e 30, encontros para discutir cultura e território, ações no entorno, vernissagem de nove exposições de artistas cearenses, sessões no Cinema do Dragão e no Planetário, shows, apresentações cênicas e culturais. 

     Segundo a superintendente do CDMAC, Helena Barbosa, mais do que uma celebração, a programação atende a uma série de demandas históricas nas mais diversas esferas. Além de muitas atrações, a agenda é também um convite aberto para a retomada do Dragão, a partir da reflexão e construção coletiva do seu plano de cuidado. 


 

Novidades

 

     Após três meses desde que assumiu a superintendência do CDMAC, em 23 de janeiro de 2023, a gestora Helena Barbosa anuncia alguns avanços, como a reabertura de espaços, como o Anfiteatro Sérgio Motta e a sala 1 do Cinema do Dragão, fechadas desde o início da pandemia; melhorias na Praça Verde do Dragão, a conclusão da recuperação de obras artísticas na Praça Verde, projeto do Museu de Arte Contemporânea do Ceará; a reabertura da rampa de acesso da Praça Almirante Saldanha para o piso superior do Dragão; e a estruturação do Núcleo de Articulação Territorial (NAT), que já iniciou a mobilização de parceiros para mapear, refletir e propor estratégias de cuidados que o território demanda, trabalho que será desenvolvido de forma integrada à programação de ação cultural do CDMAC.

     Na terça-feira (25), às 18h, acontecerá a primeira ação do NAT para inclusão cultural de pessoas em situação de rua no entorno, com o programa Se Achegue! ofertando sessão de cinema ao ar livre, no Espaço Rogaciano Leite Filho. A ação é resultado da escuta ativa dessa população, realizada pelo Núcleo, em parceria com a Rede Iracema Território Vivo, em março deste ano. Na última terça-feira (11), o Núcleo também realizou encontro com representantes da Regional XII da Prefeitura de Fortaleza, quando foram tratadas necessidades de melhorias em questões como iluminação, ordenamento de ocupação, limpeza e manutenção.


 

Dragão em Movimento
 

     Abrindo a agenda especial de aniversário, na próxima segunda-feira (24), a partir das 9h, o auditório do Dragão será lugar de diálogo, mediação e aproximação, no encontro "Dragão em Movimento - Diálogos sobre Cultura e Território". Com agenda também na terça (25), artistas, produtores, técnicos, gestores culturais, comunidades do entorno, empresários e público em geral são convidados a debater, nestes dois dias, entre outras questões, temas como articulação territorial entre o complexo cultural e a rede parceira, os desafios da inclusão cultural e a ação cultural do CDMAC.


Homenagem aos Dragões do Mar

 

    Celebrando a nossa resistência ancestral, em memória de Chico da Matilde e demais jangadeiros que insurgiram contra a escravidão no Ceará, o Museu da Cultura Cearense homenageia os Dragões do Mar, Movimento Comunidade na Luta pelo resgate da história, da cultura e dos direitos sociais de pescadores e marisqueiras do Ceará, na próxima quarta-feira (26), às 14h. A partir de um intercâmbio com trabalhadores do mar do Mucuripe, pescadores e marisqueiras são homenageados na exposição "Retrato de Mestre", mostra que destaca as antigas práticas de fotografia instantânea, monóculo e fotopintura, imortalizados nas artes digitais do mestre da fotopintura Júlio Santos. 



Apresentações artísticas e culturais


    As cênicas e a cultura popular não poderiam ficar fora da celebração. Na quarta-feira (26), às 17h, Maria Macêdo, acompanhada de performers convidados, parte da estátua Patativa do Assaré e faz uma "Procissão para os corpos que não morreram". Uma Ação/oração/devoção silenciosa para os corpos que permanecem vivos, mas invisíveis. O projeto de arte integra a Temporada de Arte Cearense (TAC), ação da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

     No sábado (29), às 16h, após a exibição da websérie "Mucuripe: Territórios de Memórias" na sala 2 do Cinema do Dragão, às 16h, o Reisado Nossa Senhora da Saúde, da Região do Grande Mucuripe em Fortaleza, apresentam na Arena Dragão do Mar toda a beleza da tradição, passada de geração para geração, e convidam o público a dançar junto. 

     Ainda no sábado (29), às 19h, também nas proximidades da estátua do poeta de Assaré, o coletivo No Barraco da Constância Tem! apresenta "Delirantes e Malsãs", espetáculo fortemente alimentado por elementos da cultura popular tradicional nordestina e que inicia em cortejo aberto - fúnebre e carnavalesco - e propõe o deslocamento e a junção de pessoas nesse ato coletivo de festejo. Uma dança conjunta e que evoca os ritos coletivos para compor esses espaços de dança enquanto o ambiente insurgente da própria cidade.


 

Reabertura da Sala 1 do Cinema do Dragão



    Uma das boas novas da programação de aniversário é a reabertura da sala 1 do Cinema do Dragão. Além de poltronas recuperadas, a sala terá seu funcionamento retomado, agora com novo projetor digital, mais moderno e mais econômico com tecnologia a laser. Reinaugurando o espaço, o Cinema realiza, em parceria com a Associação Cearense de Críticos de Cinema (Aceccine), na quinta-feira (27), às 19h30, a Mostra "Fortaleza à Margem", com exibição do filme 'Medo do Escuro' (Ivo Lopes Araújo/Alumbramento) com trilha sonora ao vivo executada por Ivo Lopes Araújo, Thais Campos, Uirá dos Reis e Victor Cozilos. O acesso será liberado mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição. 

     No sábado (29), às 14h, a sala 2 do Cinema do Dragão exibirá "Mucuripe: Territórios de Memórias", obra audiovisual realizada pelo Acervo Mucuripe, com direção de Juliana Tavares e pesquisa histórica por Diêgo di Paula, em parceria com os artistas Johnnathan Albano e Kiko Alves. A websérie, composta por três episódios (a arte, a pesca e a educação patrimonial), reúne informações sobre o Projeto, que preserva a história e a memória do Grande Mucuripe, em Fortaleza. Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição. A sessão será seguida de apresentação do Reisado Nossa Senhora da Saúde, às 16h, na Arena Dragão do Mar.


 

Planetário


    Também será retomado a partir da próxima quinta-feira (27), às 19h, no Espaço Mix, o Noite das Estrelas, programa do Planetário Rubens de Azevedo que disponibilizará, a cada mês, sempre nas noites de quarto crescente lunar, telescópios para observação astronômica de crateras da lua, planetas, nebulosas, etc. A participação é gratuita, por ordem de chegada, até as 21h. A realização do programa fica condicionada às condições de visibilidade, sendo interrompida se o céu estiver nublado.

     No sábado (29), às 16h, e no domingo (30), com sessões às 14h, 15h e 16h, o Planetário realizará o Música nas Estrelas, uma sessão especial desenvolvida pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, a partir da qual o público fará uma viagem imaginária pelo tempo e espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais. Ao som de belíssimas músicas que encantam e levam os visitantes a imaginar como é o universo. O que somos? De onde viemos? Para onde vamos? O acesso será liberado mediante retirada de convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão. 



Shows


    E, seguindo com os festejos de aniversário, dois shows incríveis acontecem na sexta-feira (28). A partir das 19h30, no Teatro Dragão do Mar, o arquiteto, urbanista e letrista Fausto Nilo, personagem vital na história do complexo cultural, apresenta "Esquina do Brasil". Acompanhado pelos músicos Thiago Almeida (piano e teclados) e Cristiano Pinho (cordas de guitarra e violão), o artista traz no repertório canções que destacam a diversidade de suas parcerias musicais, formadas ao longo dos seus 51 anos de trajetória. A distribuição de acessos à apresentação será iniciada uma hora antes do evento, com capacidade limitada a 271 lugares. 

     Neste mesmo dia, a partir das 20h, um grande encontro da música acontece na Praça Verde. "Mar de Liberdade" reúne artistas de gêneros musicais diversos, como a DJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Mateus Fazeno Rock lançando o álbum "Jesus Ñ Voltará"; e Don L e Banda com o show "RPA2". Com classificação de 18 anos, o show é gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível (exceto sal) na entrada do evento.


Exposições

    Na sexta-feira (28), a partir das 19h, na antessala do Teatro Dragão do Mar, acontece a exibição única de "Linhas de Fausto Nilo", exposição com curadoria da bordadeira Iara Reis que apresenta trabalhos bordados de artistas cearenses, culminância do Curso de Iniciação ao Bordado ofertado pela Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, em 2019. As obras foram produzidas a partir de desenhos de Fausto Nilo.

     No sábado (29), às 17h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) também destaca o talento de artistas do Ceará selecionados na TAC, nas categorias de artes visuais e fotografia. Na Mostra Cearense de Artes Visuais, o MAC-CE abre nove exposições: "Intradérmica", de Bruna Acioly e Levi Banida; "Como desorganizar um organismo?" de Plantomorpho; "Cratera Lunar", de Vivi Rocha; "Com quantas palavras se faz um corpo?", de Anderson Morais; "Uma filomena", de Léo Silva; "Elas chegam pelo mar", de Marília Oliveira; "Amolde", de M. Dias Preto e João Paulo Lima; "Revisitando os medos da infância", de Wes Viana; e "São Pedro - presença e fabulação", com produção de Felipe Camilo. Após a abertura, as exposições poderão ser visitadas de terça a sexta, das 9h às 18h, e aos sábados, domingos e feriados das 13h às 18h, sempre com acesso até as 17h30.


 

Festa Viva o Dragão


    Para fechar com chave de ouro a agenda comemorativa aos 24 anos do Dragão, no domingo (30), após o Música nas Estrelas, às 14h, no Planetário, tem início a festa "Viva o Dragão", a partir das 15h, na Arena Dragão do Mar, com o Brincando e Pintando no Dragão trazendo uma programação especial para a criançada. Além de brincadeiras e jogos lúdicos para a meninada, tem espetáculo, sim, senhor! O ator e palhaço Neto Holanda apresenta o espetáculo circense "A arte de não fazer nada".

     A partir das 16h, a festa continua no Espaço Rogaciano Leite Filho, com empreendedoras da Feirinha do Poço expondo seus trabalhos criativos, até as 20h.
    Às 17h, Felipe de Paula assume o comando e faz o "Batuque do Dipas", roda de samba que traz um animado setlist, repleto de sucessos de samba e pagode, e que convida o público a cantar os parabéns para o Dragão. 

 


PROGRAMAÇÃO
 

24/4 (segunda-feira)

Dragão em Movimento - diálogos sobre cultura e território
9h30 às 12h: Territórios e Negócios

14h às 17h: Territórios e Políticas Públicas
No Auditório do Dragão do Mar
Gratuito. Livre

 

25/4 (terça-feira)

Dragão em Movimento - diálogos sobre cultura e território
14h às 18h - "Política de Fomento à Arte"

No Auditório do Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre


18h - [Programa Se Achegue!] Cinema na Praça - Exibição dos filmes 'Aquele que veio do oeste' (Direção: Wesjley Maria // 19 min // Livre // Ficção // 2021) e 'Rua Dinorá' (Direção: Natália Maia e Samuel Brasileiro // 17 min // Livre // Ficção // 2021)
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre

 


26/4 (quarta-feira)


14h - Exposição "Retratos de Mestre" homenageia os Dragões do Mar
No Museu da Cultura Cearense (MCC)
Acesso gratuito e livre

 

17h - [TAC] Performance "Procissão para os corpos que não morreram", de Maria Macêdo
Percurso com saída ao lado da Estátua do Patativa do Assaré
Acesso gratuito e livre. Duração: 20 min. 

 

27/4 (quinta-feira)


19h30 - Abertura da Mostra "Fortaleza à Margem" - exibição do filme 'Medo do Escuro' com trilha sonora ao vivo
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição. Duração: 62 min. Classificação: 16 anos

 

19h às 21h - Noite das Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito e livre. 



28/4 (sexta-feira)


19h -Exposição "Linhas de Fausto Nilo", com curadoria da bordadeira Iara Reis  [Culminância do Curso de Iniciação ao Bordado da Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho]
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre


19h30 - Show "Esquina do Brasil", de Fausto Nilo 
No Teatro Dragão do Mar
Duração: 60 minutos

Retirada de ingresso na bilheteria do Teatro, 1 hora antes do evento
271 lugares
 

20h - Show "Mar de Liberdade" com DJ Lolost; Os Transacionais convidam Mel Mattos e Assun; Bloco Mambembe com Mulher Barbada e Deydianne Piaf; Show de lançamento do álbum "Jesus Ñ Voltará" de Mateus Fazeno Rock; e Don L e Banda com "RPA2"
Na Praça Verde
Acesso gratuito mediante doação de 1kg de alimento não perecível, (exceto sal) na entrada do evento. Classificação: 18 anos



29/4 (sábado)

 

14h - Exibição da websérie "Mucuripe: Territórios de Memórias" + Debate com os realizadores
Na sala 2 do Cinema do Dragão 
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite na bilheteria do cinema, a partir das 13h30, no dia da exibição. Duração: 75 min.

 

16h - Reisado Nossa Senhora da Saúde
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 30 min. 

 

16h - Sessão Música nas Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário. Duração: 30 min.
50 lugares

 

17h - Mostra Cearense de Artes Visuais
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE)
Acesso gratuito e livre. 

 

19h - Espetáculo "Delirantes e Malsãs", do coletivo No Barraco da Constância Tem!
No Espaço Patativa do Assaré

Acesso gratuito e livre. Duração: 70 min. 

 

30/4 (domingo)

 

14h, 15h e 16h - Sessão Música nas Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito e livre mediante retirada de convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário. Duração: 30 min.
50 lugares por sessão


Viva o Dragão
15h - [Brincando e Pintando no Dragão] Espetáculo circense "A arte de não fazer nada", de Neto Holanda
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 40 min.


16h às 20h - Feirinha do Poço
No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre.

17h - Roda de Samba: Batuque do Dipas

No Espaço Rogaciano Leite Filho
Acesso gratuito e livre. Duração: 120 min.


 

Serviço: Programação comemorativa dos 24 anos do Dragão do Mar
De 24 a 30 de abril de 2023
Horários diversos
Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Acesso gratuito e livre (exceto a programação na Praça Verde)

 

PARCEIROS