PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Em nova individual no Dragão do Mar, o fotógrafo e documentarista Celso Oliveira revela conexão estética e afetiva com o mar
Em cartaz na Varanda dos Museus, a partir desta quinta-feira (9), a mostra exibe 30 fotografias.
09/03/23 às 15h35

     Por meio do Museu da Cultura Cearense, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura abre, nesta quinta-feira (9), a partir das 18h, mais uma exposição gratuita, projeto contemplado no XII Edital Ceará de Incentivo às Artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará). Em cartaz na Varanda dos Museus, "Amar o mar é Viver", do fotógrafo e documentarista Celso Oliveira, apresenta 30 fotografias impressas em papel algodão fine art, registros produzidos pelo artista em suas andanças por cidades do litoral brasileiro que enfatizam a sua relação de afetividade com o mar e convidam os visitantes a uma reflexão sobre a urgente necessidade de preservação dos oceanos. Os trabalhos dialogam com textos poéticos escritos pela jornalista Tuty Osório. A mostra pode ser visitada diariamente, das 9h às 21h, até 10 de maio deste ano, com acesso gratuito. 

    Com extensa obra voltada para a relação entre ser humano e a natureza, nesta exposição, em particular, o mar é protagonista. "Quando eu morrer voltarei para buscar os instantes que não vivi junto do mar de todos os cantos do mundo, amo com um amor mais forte e mais profundo aquela praia extasiada e nua onde me uni ao mar, ao vento e à lua". Inspirado pelos versos de Sophia de Mello Breyner, que expressam em palavras uma comunhão de intensidade e delicadeza com o mar, e pelas suas próprias vivências e pesquisas, o fotógrafo enfatiza a relação de Fortaleza com o mar, uma relação que, ao longo dos anos, vai se remodelando, ajustada aos modelos econômicos e aos costumes cosmopolitas.

     Ancorado nas pesquisas sobre a história da costa litorânea, o fotógrafo investiga como o mar atravessa a história e a memória social de Fortaleza, enfatizando desde a recente valorização do litoral, como espaço de lazer, e como meio de subsistência.

     Para a assessora do Museu da Cultura Cearense, Valéria Laena: "assim como os versos de Juvenal Galeno, 'minha jangada de vela que ventos queres levar?', também as fotografias de Celso Oliveira nos convidam a pensar na terra e no mar, nos cuidados que precisamos ter com a natureza em torno do mar, na atenção que urge darmos aos povos do mar, enfim, a mirar este mar tropical além das belas imagens, como o fotógrafo artista e documentalista o faz".

     "Amar o Mar é Viver! é uma proposta de fruição estética e conexão afetiva com o mar, objeto de fascínio desde a Antiguidade. Seja na simbologia antiga, representando o perigo do desconhecido, personificado em monstros e sereias, seja na simbologia mais recente, representando o fluxo do inconsciente na visão de Jung, o mar figura entre os temas clássicos das linguagens artísticas. Lançar novos olhares sobre ele é um desafio, que busco com a ânsia de potencializar a vida e a criação a partir desse encontro com a beleza e o afeto", afirma o artista/curador. 


 

Sobre Celso Oliveira

 

 

     Celso Oliveira tem um olhar diferenciado que conquistou o Ceará, o Brasil e o mundo. Seu trabalho se volta, sobretudo, ao registro de manifestações culturais e festas populares do Nordeste. Carioca de nascimento e cearense de coração, soma 45 anos de carreira. Começou sua trajetória como assistente de laboratório no Estúdio Fotografismo e Artes, em 1975, no Rio de Janeiro. Em seguida, foi para São Paulo, onde trabalhou para renomados veículos de comunicação, como Veja, IstoÉ, Visão, Tênis Esporte e O Globo.

    Foi em 1980 que Celso radicou-se em Fortaleza, onde integrou a equipe coordenada por Chico Albuquerque (1917-2000) no jornal O Povo e participou do grupo de fotógrafos Dependentes da Luz. Na capital cearense, junto ao fotógrafo Tiago Santana, em 1994, criou a agência e editora Tempo D'Imagem com o objetivo de desenvolver ensaios documentais e livros de Fotografia. Participa de diversas exposições, tanto no Brasil quanto no exterior, entre as quais se destaca o 5º Colóquio Latino-Americano de Fotografia, na Cidade do México, em 1996. No fim da década de 1990, com Tiago Santana, Antonio Augusto Fontes, Ed Viggiani e Elza Lima, desenvolveu o projeto Brasil sem Fronteiras, documentando as cidades fronteiriças do Oeste do País.

     Atualmente, Celso também está em cartaz no Consulado do Brasil em Vancouver, Canadá, com a Exposição "Brasil Bom de Bola", em que retrata em 22 fotografias, jogadores de futebol amador pelo seu País natal, a partir de imagens que também compuseram o livro do fotógrafo, lançado em 1998, com título homônimo ao da mostra em Vancouver, que permanece aberta até 06 de janeiro de 2023. 




Serviço: Abertura da exposição "Amar o mar é Viver", de Celso Oliveira
Data: 9 de março de 2023 (quinta-feira)
Horário: 18h
Local: Varanda dos Museus, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Em cartaz até 10 de maio de 2023 (quarta-feira).
Horário de visitação: diariamente, das 9h às 21h 
Informações: (85) 3488.8621

PARCEIROS