PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Planetário do Dragão do Mar segue com aulas gratuitas do Curso Popular de Astronomia em fevereiro
Os encontros presenciais, que abordarão o Sol e a vida em outros planetas, acontecem nos dois primeiros sábados deste mês.
02/02/23 às 13h13

     Além de seguir com as exibições de sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins, de quinta a domingo, ao longo do mês de fevereiro, o Planetário Rubens de Azevedo, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza novas aulas do Curso Popular de Astronomia. Sempre aos sábados, com duas turmas, às 14h e 15h, na sede do Planetário, o minicurso gratuito aborda um tema a cada encontro presencial, sendo voltado para pessoas com idade mínima de 12 anos. A participação é gratuita mediante inscrição no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de até 50 inscritos.

     É recomendado que os visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara para seguirmos no enfrentamento ao coronavírus.

     Neste sábado (4), o tema será "Sol: a nossa estrela", encontro que abordará a nossa maior estrela, desde a sua estrutura até como ela produz sua energia e como isso afeta nossa vida aqui na Terra. No sábado seguinte, dia 11 de fevereiro, o tema abordado será "A Procura pela Vida". Ao observar a imensidão do universo, questionamentos nos vêm à mente: existem outros planetas que possam abrigar vida? Na aula, serão discutidas essas e outras questões, através do conhecimento científico por meio de imagens deslumbrantes em fulldome.

 

 

Programação


04 de fevereiro (sábado)


Tema: "Sol: a nossa estrela"
Ministrante: Thiago Henrique - Licenciado em Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Estado do Ceará (IFCE). Atuou como professor voluntário do curso preparatório para a XXI e XXII OBA (Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica) no IFCE Campus Fortaleza e como bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) programa da CAPES na escola EEMTI Presidente Humberto de Alencar Castelo Branco. Auxiliar de laboratório de física do IFCE - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - Campus Fortaleza. Desenvolvedor de conteúdo astronômico pelo planetário Rubens de Azevedo. Membro do grupo de estudo e pesquisa em astronomia e cosmologia - GEPAC, do IFCE - Campus Fortaleza.
14h - Turma A
15h - Turma B 
Gratuitas, as inscrições estão abertas
 

11 de fevereiro (sábado)


Tema: "A Procura pela Vida"
Ministrante: Nicolas Camilo - Estudante do curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Estadual do Ceará (Uece) 
14h - Turma A
15h - Turma B 
Gratuitas, as inscrições serão abertas no dia 8, a partir das 12h



 

Serviço: Curso Popular de Astronomia do Planetário Rubens de Azevedo em fevereiro
Dias 4 e 11 de fevereiro de 2022
Horários: 14h e 15h
Local: Planetário Rubens de Azevedo (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito mediante inscrição no site do Centro Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário Rubens de Azevedo (www.planetariorubensdeazevedo.com.br)
Classificação: 12 anos. 50 vagas.

PARCEIROS