PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar recebe 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par em Par a partir desta sexta-feira (21)
Festa de abertura, show, espetáculos, palestra, seminário e oficinas voltadas à acessibilidade compõem programação inteiramente gratuita.
17/10/22 às 16h55

Marcelo Evelin será um dos homenageados na abertura. Na bienal ele apresenta "Ai, Ai, Ai", teve estreia em 1995 no Teatro Brakke Grond, em Amsterdã. Foto: Valério Araújo


     De 21 a 29 de outubro de 2022, espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura receberão mais uma Bienal Internacional de Dança do Ceará, com festa de abertura, show, espetáculos, oficinas e ações voltadas à acessibilidade, programação inteiramente gratuita. A abertura da VIII Bienal De Par em Par acontecerá na sexta-feira (21), às 19h, no Cineteatro São Luiz. O ingresso para a solenidade, que contará com apresentações e homenagens, será disponibilizado a partir do dia 19 de outubro, das 9h30 às 18h, na bilheteria do Cineteatro, limitado a um por pessoa. A entrada será restrita a portadores de convite. No local, serão disponibilizadas pulseiras de acesso à festa de abertura que acontecerá na sequência, na Arena Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar, com a "Tertúlia Vândala", do Coletivo Tertúlia, e o show "Karina Buhr Voz e Tambor", com a cantora Karina Buhr e o guitarrista Régis Damasceno. Os convidados terão acesso garantido com a pulseira até 22h30. Após esse horário, o acesso será liberado por ordem de chegada, conforme a capacidade do local.


Espetáculos/Performances

 

    Os ingressos para as apresentações no Teatro Dragão do Mar, que acontecem sempre às 20h, devem ser retirados no site Sympla: www.sympla.com.br/bienaldedanca. Homenageado pela Bienal nesta edição, o bailarino, coreógrafo e pesquisador piauiense Marcelo Evelin abre a programação de espetáculos no Dragão e apresenta, no sábado (22), "Ai, Ai, Ai", um auto-retrato pintado com tintas de ironia. Uma viagem poética às raízes afetivas de um bailarino e coreógrafo brasileiro há muito tempo longe de seu país. Um solo extremamente pessoal, concebido a partir de um processo investigativo do próprio corpo, entre o momento presente e a memória. 
     Um dos destaques da programação, a bailarina e coreógrafa cearense Valéria Pinheiro apresentará, no domingo (23), "Touro {BULL}", um espetáculo que aborda o tema da ancestralidade feminina a partir do ponto de vista da cultura caririense.
     Na segunda (24), Janaina Bento e Thiago Mota (CE) apresentam "Eu só trabalho com referência!". Aclamados pelo público local e tendo somados juntos quase 30 anos de carreira, esses artistas fazem parte do rol de referências que ninguém usa. Mas o que é uma pessoa ruim (ou duas) para milhões de brasileiros que os amam? É a última criação da plataforma resultante do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes, cuja tutoria foi realizada pelo multiartista Neto Machado, em 2020/21.
     Na terça (25), a Taanteatro Companhia apresenta "Mensagens de Moçambique", solo do bailarino moçambicano Jorge Ndlozy. O espetáculo tematiza a luta pela soberania e autorrealização face à herança colonial portuguesa em um país africano. Com direção de Wolfgang Pannek e direção coreográfica de Maura Baiocchi, a obra foi criada por ocasião da ARTT 2018 (Art Residence Taanteatro).
     Na quarta-feira (26), Alexandre Américo apresenta "Cinzas ao solo". Ao utilizar a metáfora do ser que caminha devorando o mundo, o bailarino inicia a busca pela sensação de comunhão com o todo, de ancestralidade, de atemporalidade. Faz exposição da dança que é vida e morte. O instante da dança no qual nada mais existe a não ser ela própria. Nesta peça, o público será convidado a participar de uma experiência sensível e genuína, onde o ato de se sacrificar pela dança, de morrer e viver pelo o que se acredita deverá ser premissa.
     Na quinta-feira (27), a Cia Giradança (RN) traz "Graça". Camadas de tinta e de histórias acumuladas, impressas, misturadas, desbotadas, dissolvidas nos corpos. Graça é uma oferta, uma dádiva, uma benção que vem de nós para nós mesmas. É a graça de se reescrever, de se reencarnar nesse mundo. É um estado - de graça - e um regime que rege uma dança. É uma economia de carne. Uma economia da encarnação.
     Na sexta-feira (28), a Inquieta Cia. (CE) apresenta "Tchau, Amor". Na trama, quatro pessoas convivem num bar. Uma das personagens ameaça sair. Daí, amor, relações de oposição e extrema co-dependência fazem notar que não é possível seguir sem as quatro paredes que sustentam essa ficção.
     E, para fechar as apresentações de dança no Dragão com chave de ouro, no sábado (29), a Bienal traz o artista Pol Pi, brasileiro radicado na França, para apresentações de "ECCE (H)OMO". Criado em 2017, este trabalho é um desejo de reflexão sobre a noção do legado na dança através de uma interpretação do grupo de dança Afetos Humanos, da coreógrafa alemã Dore Hoyer (1911-1967). 

    Única apresentação em horário e local diverso, "Masse", de Myriam Gourfink (França), será exibida às 17h, na Varanda dos Museus. Em Masse, Myriam Gourfink fez a si mesma as seguintes perguntas: Qual é a geografia do maltrato em mim? O que aconteceria se todas as partes de mim que ainda são órfãs confiassem na gentileza, suavidade? Ela explora o movimento das fáscias, ela as escuta deslizando dentro dela, atenta ao jogo das massas corporais. Ela sente suas oposições nos números de equilíbrio. Ela convoca uma geografia interna de suavidade e leveza.



Acessibilidade

 

     Eixo trabalhado pela Bienal de Dança desde 2015, a Plataforma de Acessibilidade contempla ações de formação e difusão, realizando atividades como o 5º Seminário Dança e Acessibilidade. Esta edição amplia o conceito do tema "Cores e Nomes" para integrar os mais diversos corpos e condições. Em Palestras e Rodas de Conversa, serão debatidas não só as demandas da pessoa com deficiência, como questões de raça, gênero e corpos dissidentes. A pluralidade será o mote para se pensar outros modos de acesso ao direito à cidade e como ocupar esses espaços. Na Plataforma, também serão exibidos vídeos em formato acessível que exploram a diversidade como outros modos do pensar a gestualidade e haverá uma oficina de sensibilização para profissionais da cultura. A programação acontecerá de 25 a 29, sempre às 16 horas, na sala 1 do Cinema do Dragão. 
     Na terça-feira (25), a escritora, dramaturga e professora Helena Vieira (CE/SP) ministrará a conferência "Quando os corpos não cabem? Notas sobre os regimes de invisibilidade do presente e do passado, memória e acessibilidade". Na quinta-feira (27), acontecerá o Seminário Dança e Acessibilidade "Cores e Nomes", que contará com rodas de conversa sobre "Processo de criação e políticas públicas na ótica do profissional da dança". Na sexta-feira (28), o Seminário seguirá debatendo o tema "Os diferentes capacitismos que perpassam corpos dissidentes". No sábado (29), Pol Pi também participará da Roda de Conversa com o tema "Acessando o Invisível: Artesanias Trans e Intersexo", no Cinema do Dragão, ao lado de Maria Léo Araruna (DF) e Noá Bonoba (CE), com mediação de Vidda Guzzo (MG/DF).


 

Ações formativas
 

     Além das apresentações, outras atividades artísticas e formativas acontecem nesta edição, entre eles os projetos Impermanência, com Thembi Rosa, Margaret de Assis, Myriam Gourfink e Joséphine Derobe, de 26 a 29 de outubro, na Arena Dragão do Mar, e a palestra"Portrait - La Fabrique 3D", de Joséphine Derobe (França), que será ministrada na sexta-feira (28), às 17h, na sala 1 do Cinema do Dragão.

 

PROGRAMAÇÃO 


21 de outubro (sexta-feira)


21h - Festa de abertura
Tertúlia Vândala - Coletivo Tertúlia (CE) + Show - Karina Buhr Voz e Tambor - Karina Buhr e Régis Damasceno (PE/CE)
Na Arena Dragão do Mar.
Acesso gratuito mediante recebimento de acesso na solenidade de abertura no Cineteatro São Luiz

 

22 de outubro (sábado)


20h - Ai, Ai, Ai - Marcelo Evelin (PI)
1995 | 50 min | 10 anos
No Teatro Dragão do Mar.
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienalaiaiai

 

23 de outubro (domingo)


20h - Touro {Bull} - Valéria Pinheiro (CE)
2019 | 50 min | Livre
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienaltourobull



24 de outubro (segunda-feira)


20h - Eu só trabalho com referência! - Janaina Bento e Thiago Mota (CE) 
2022 | 45 min | Livre
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienalreferencia

 

25 de outubro (terça-feira)


16h - Plataforma de Acessibilidade - Conferência "Quando os corpos não cabem? Notas sobre os regimes de invisibilidade do presente e do passado, memória e acessibilidade" - Helena Vieira (CE/SP)
No Cinema do Dragão - sala 1
Acesso gratuito


20h - Mensagens de Moçambique - Taanteatro Companhia (Brasil/Moçambique) 
2018 | 55 min | 12 anos
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienalmocambique

 

26 de outubro (quarta-feira)


16h - Plataforma de Acessibilidade
No Cinema do Dragão - sala 1
Acesso gratuito


20h - Cinzas ao Solo - Alexandre Américo (RN)
2019 | 35 min | Livre
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienalcinzasaosolo

 

27 de outubro (quinta-feira)

 

16h - Plataforma de Acessibilidade - Seminário Dança e Acessibilidade "Cores e Nomes" - Rodas de Conversa "Processo de criação e políticas públicas na ótica do profissional da dança"  
No Cinema do Dragão - sala 1

 

20h - Graça - Cia Giradança (RN)
2022 | 60 min | 16 anos
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienalgraca

 

28 de outubro (sexta-feira)

 

16h - Plataforma de Acessibilidade - Seminário Dança e Acessibilidade "Cores e Nomes" - "Os diferentes capacitismos que perpassam corpos dissidentes"
No Cinema do Dragão - sala 1
Acesso gratuito

 

17h - Palestra "Portrait - La Fabrique 3D" - Joséphine Derobe (França)
No Cinema do Dragão - sala 1
Acesso gratuito

 

20h - Tchau, Amor - Inquieta Cia. (CE)
2022 | 20 min | 14 anos
No Teatro Dragão do Mar 
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienaltchauamor

 

 

29 de outubro (sábado)

 

14h30 - Plataforma de Acessibilidade - Seminário Dança e Acessibilidade "Cores e Nomes" - "Acessando o invisível: Artesanias Trans e Intersexo"
No Cinema do Dragão - sala 1


17h - Masse - Myriam Gourfink (França)
2022 | 45 min | Livre
Na Varanda dos Museus


20h - ECCE (H)OMO - Pol Pi (França/Brasil)
2017 | 50 min | Livre
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante retirada de ingresso: bit.ly/bienaleccehomo

 

 

Oficinas e Residências


De 26 a 29 de outubro 

10h30 às 13h - Oficina Impermanência (Brasil/França)
Na Arena Dragão do Mar


Residência Impermanência (Brasil/França)
Na Arena Dragão do Mar
Dia 26 de outubro, das 13h às 20h  
Dias 27, 28 e 29, das 14h às 17h

 

 

Sobre a Bienal

     A VIII Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par em Par é uma realização da Indústria da Dança e da Proarte. Tem o apoio da Prefeitura de Fortaleza, Prefeitura de Itapipoca, Prefeitura de Paracuru e SESC Fecomércio, e o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), por meio da Lei do Mecenato Estadual. Agradecimento: Enel.


 

Serviço: 8ª Bienal Internacional de Dança do Ceará - De Par em Par no Dragão no Mar
De 21 a 29 de outubro de 2022
Espaços diversos (Cinema do Dragão, Teatro Dragão do Mar e Arena Dragão do Mar)
Acesso gratuito mediante retirada de acessos.


 

PARCEIROS