PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Premiado escritor e poeta Manoel Ricardo de Lima ministra conferência gratuita no Cinema do Dragão, na próxima quarta-feira (24)
Ação dialoga com exposição "DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas", em cartaz no Museu de Arte Contemporânea do Ceará.
19/08/22 às 16h45

Foto: Julia Studart


 

     Nesta quarta-feira (24), às 19h, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) traz o premiado escritor, professor e poeta piauiense Manoel Ricardo de Lima para ministrar a conferência "Eduardo Frota: espectro paradoxal e cadente de um pensamento selvagem". Partindo da exposição "DESENHOS. geometria imperfeita / cavidades dilatadas", instalada no MAC-CE, o convidado lança uma reflexão acerca da trajetória e da produção de Eduardo Frota e das questões que o artista visual põe em discussão sobre a arte contemporânea e os embates que ela trava com seus contextos. Aberta ao público e acessível em Libras, a fala poderá ser acompanhada na sala 01 do Cinema do Dragão, sem necessidade de agendamento. 

    "Parte-se de um prisma da ideia rigorosa de quando um trabalho com arte é não apenas um 'fazer', inespecífico, mas também um 'tirar', tal como a vida, sempre em fagulha revoltosa e errante; o que Eduardo Frota projeta em cada trabalho como uma disparidade orgânica do corpo em direção à lástima do abismo social brasileiro, por exemplo, e àquilo que vem da cultura, herança e legado. Nunca quando a arte cria a ilusão de que pode sugerir algum debate ao mundo, mas sim quando a arte se debate no mundo e imagina a força de algum pensamento perigoso, selvagem, espectral. Uma questão convicta e evidente no trabalho de Eduardo Frota tem a ver com a laceração do espaço, uma geografia inoperosa de vibração política e não meramente cartográfica, logo, nem memória nem dimensão retiniana, mas sim a crise imparável da nossa condição humana frágil e minúscula", afirma Lima. 

    Alinhado ao mais recente decreto estadual, a apresentação do passaporte sanitário deixa de ser obrigatória, mas o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara, como forma de dar continuidade à prevenção contra o coronavírus. 




Sobre o ministrante



 Manoel Ricardo de Lima por Mila Langel

 

     Manoel Ricardo de Lima é professor do PPGMS e Escola de Letras, UNIRIO. Pesquisador CNPq, PQ-2. Publicou, entre outros, A guerra da água [7Letras, 2022], Xenofonte [Cultura e Barbárie, 2021], O método da exaustão [Garupa Edições, 2020], Pasolini: retratações [7Letras, 2019, com Davi Pessoa], Avião de alumínio [Quelônio, 2018, com Júlia Studart e Mayra Redin]e  Maria quer o mundo [Edições SM, 2015, para crianças]. Organizou, entre outros, Uma pausa na luta [Mórula Editora, 2020] e juventude, alegria [Mórula Editora, 2021, com Davi Pessoa]. Coordena a coleção "móbile" de mini-ensaios desde 2006 [Lumme Editor] e coordenou a edição da poesia completa de Ruy Belo no Brasil [7Letras]. Escreve a coluna "trabalhos no subsolo" para a revista Revestrés (http://www.revistarevestres.com.br). 

 

 

Serviço: Conferência "Eduardo Frota: espectro paradoxal e cadente de um pensamento selvagem", com Manoel Ricardo de Lima
Data: 24 de agosto de 2022 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sala 1 do Cinema do Dragão, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema). Duração: 120 min
Classificação: Livre
Acessível em Libras
Mais informações no site do Dragão: www.dragaodomar.org.br

 

 

PARCEIROS