PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Mostra internacional audiovisual, oficinas, feira agroecológica, shows, espetáculos e flash tattoo marcam a programação presencial do X Curta o Gênero, a partir desta quinta-feira (18)
Em sua décima edição, o evento traz uma programação plural sobre temáticas de gênero, classe, raça e sexualidades.
16/08/22 às 11h13

Som das Cores. Foto: divulgação

 

     Desde 2019 sem realizar ações presenciais e abertas ao público, o Curta ao Gênero ocupa novamente os espaços do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e da Biblioteca Pública Estadual do Ceará com atividades plurais e diversas no tocante a gênero, classe, raça e sexualidades. Entre os dias 18 e 28 de agosto, acontece a tradicional Mostra Internacional Audiovisual de curtas-metragens, além da realização de mostras artísticas com apresentações teatrais e musicais, exposições de fotos e ilustrações, feira agroecológica e uma programação dedicada ao público infantil. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público, mas é preciso retirar ingresso para as programações no Teatro Dragão do Mar e Cinema do Dragão, uma hora antes da atração, na bilheteria. Mais detalhes podem ser conferidos em curtaogenero.org.br 

     Alinhado ao mais recente decreto estadual, a apresentação do passaporte sanitário deixa de ser obrigatória, mas o complexo cultural recomenda que os seus visitantes sigam com o calendário vacinal atualizado e preservem o uso de máscara, como forma de dar continuidade à prevenção contra o coronavírus.

     Chegando à marca considerável de dez edições, o evento busca promover uma cultura política, estéticas e sociabilidades fundadas na equidade de gênero, conectada a uma perspectiva anticapitalista, descolonial/antirracista e de afirmação da sexualidades, por meio da realização de ações artísticas, acadêmicas e sociopolíticas.

     "Completar 11 anos de Curta o Gênero, chegando a sua décima edição, é motivo de muita alegria para quem faz parte da Fábrica de Imagens. Mas chegar a essa marca no tempo que vivemos é também desafiador. É a perspectiva de contribuir para a construção de outro horizonte civilizatório anticapitalista, despatriarcal, descolonial/antirracista e anti-imperialista, através da arte, da ciência e da política, que movem nosso X Curta o Gênero", afirma Christiane Ribeiro Gonçalves, presidenta da Fábrica de Imagens.

     Do dia 8 a 17 de agosto, o X COG também realiza atividades virtuais. A programação do X Seminário Internacional Gênero, Cultura e Mudança, com mesas, oficinas, minicursos e lançamentos de livros, está disponível integralmente no canal do Curta o Gênero no Youtube.

     O X Curta o Gênero é uma ação de múltiplas linguagens, unindo produção acadêmica, militância e arte, realizada pela Fábrica de Imagens - ações educativas em cidadania e gênero, com apoio da Enel, da Rede Cearense Cultura Viva de Gênero e Sexualidades, da Rede Cearense Cultura Viva e da Rede Latino-americana de Gênero e Cultura. Conta com produção do Ponto de Cultura Outros Olhares e do Projeto Cacto e com o apoio institucional do Instituto Dragão do Mar e da Secretaria da Cultura do Ceará por meio da Lei do Mecenato. 

 

 

X MOSTRA INTERNACIONAL AUDIOVISUAL

 

     Ação tradicional do Curta o Gênero, a Mostra Internacional Audiovisual exibe em 2022 cerca de 80 curtas-metragens relevantes política e socioculturalmente nas áreas abrangidas pelo evento. Nesta décima edição, com curadoria de um time de artistas, roteiristas, realizadores audiovisuais e pesquisadores em Cinema, foram organizadas 16 sessões que serão exibidas no Cinema do Dragão e no Auditório do Dragão do Mar durante os dias 18, 19, 20, 21, 23 e 24 de agosto, a partir das 16h.

     Dez sessões compõem a Mostra "Paratodes", que mistura diversificadas temáticas, formatos e narrativas com ênfases em variados aspectos das questões de gênero e sexualidades.  Quatro outras sessões compõem a Mostra Temática, que neste ano são: "Envelhecimentos", "Para Florescer o Mundo", "Das violências de cada dia" e "Corpos, terra e territórios". Por fim, completam a programação mais duas sessões da Mostra Audiovisual do Colorindo o Gênero, ação para e com o público infantil.

 

 

VII MOSTRA TEATRAL GÊNERO EM CENA

 

     O Gênero em Cena chega à sua sétima edição, afirmando-se como um espaço importante de difusão de uma arte cênica engajada, crítica e consciente que política e arte nunca andam separadas. As performances e peças apresentadas esse ano transitam por lutas, dores, resistências e afirmações de sujeitos e sujeitas insubmissas que insistem em denunciar o mundo que aí está e criar outros mundos com seus próprios corpos e movimentos.

     Nesta edição, os espetáculos selecionados dialogam com temas caros ao Curta o Gênero e à Fábrica de Imagens. Serão quatro performances e quatro espetáculos para vermos, sentirmos e guardarmos na lembrança. As apresentações acontecem nos dias 23, 24, 25 e 26 de agosto, a partir das 19h, no Teatro Dragão do Mar.

 

 

II MOSTRA MUSICAL SOM DAS CORES

 

     Após uma estréia marcada por gravações e transmissões virtuais, a segunda edição do Som das Cores traz ao palco presencial do Dragão do Mar as artistas cearenses Maria Antônia com show homônimo, Luiza Nobel com o projeto "Preta Punk", Adna Oliveira com o projeto "Mulher de 60" e o grupo Na Quebrada do Coco, formado por Lucas Vidal, Laís Santos, Kadu Lopes e Mailton Rodriguez, com o show "Raiz Forte".

     A programação musical busca dar visibilidade a artistas cearenses conectadas como os campos do gênero e sexualidades, priorizando seus trabalhos autorais, e acontece nos dias 25, 26, 27 e 28 de agosto, sempre às 20h.

 

 

X EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA CONTRASTES

 

     Com projeto expográfico assinado pela pesquisadora, professora e artista Sheryda Lopes, a Contrastes reúne trinta fotografias que que transitam pelos campos dos feminismos, corpo, diversidades sexuais, questões geracionais, ocupação de espaços urbanos, consumo, desigualdades, invisibilidades e outras vulnerabilidades, processos de afirmação e afeto.

     A curadoria foi realizada por integrantes da equipe da Fábrica de Imagens - Christiane Ribeiro, Stéfany Coelho, Mário Maciel, Amanda Nuit, Andrezza Queiroz, João Arthur Ribeiro e Marcos Rocha - e será exposta no espaço da Biblioteca Estadual do Ceará, entre os dias 23 a 28 de agosto, das 9h às 20h nos dias úteis e das 9h às 18h no fim de semana.


 

V EXPOSIÇÃO DE ILUSTRAÇÕES EXPRESSÕES DE GÊNERO

 

     A Exposição Expressões de Gênero chega à sua quinta edição e será composta por 29 obras no total, sendo oito obras da ilustradora oficial selecionada, Bianca Queiroz, que contempla com sua arte afirmações e reflexões sobre vivências comunitárias, gênero, feminismos, bem viver e afeto. A mostra conta ainda com os trabalhos de mais sete ilustradoras. A articulação para a consecução dessa ação ocorreu a partir de um concurso online para ilustradoras, lançado para selecionar a artista responsável por assinar a identidade visual do evento. A cada edição a identidade visual é composta por novas obras desenvolvidas por uma nova artista.

 



V FLASH TATTOO

 

     Neste ano, estão presentes quatro tatuadoras que expressam nas suas artes temáticas decoloniais, feministas, referente às sexualidades, corpos, ancestralidade e território: Anaya Okun, Francesca Bartira, Raquel Avoante e Sarah Nicodemos. O Flash Tattoo conta com dez artes de cada tatuadora, disponíveis para o público desde o primeiro dia de evento, 8 de agosto, até o encerramento no dia 28. Os horários são agendados diretamente com as artistas. No dia 28 de agosto, às 19h, também será realizado um leilão, com quatro artes produzidas exclusivamente para o evento. 

 

 

IX FEIRA DE ECONOMIA SOLIDÁRIA, LIVROS E AGROECOLÓGICA

 

     Com o objetivo de fazer circular produtos e serviços locais, divulgar os trabalhos que movimentam vidas diversas e distintas realidades, fortalecer uma rede de parcerias e trocas e seguirmos afirmando outras lógicas econômicas, não capitalistas e o desenvolvimento de mercados justos, a IX Feira de Economia Solidária, Livros e Agroecológica ocupa o espaço do Dragão do Mar entre os dias 23 e 26 de agosto, das 17h às 21h30.

     O evento conta com a presença de produtos agroecológicos do Centro Frei Humberto, livros do Plebeu Gabinete de Leitura, artesanatos da Afro Zu Moda, da Cunhãs Ateliê e do Grupo Produtivo Criart, acessórios da Mística Ateliê, camisetas da Oliveira Camiseteria, bonecas de pano da Rede AMA Budegama, doces artesanais da Toque Adocicado, tranças e penteados africanos por Cadija Hair, além de comidas típicas africanas, colombianas e venezuelanas produzidas por grupos da Pastoral do Migrante da Arquidiocese de Fortaleza.


                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                         

IV COLORINDO O GÊNERO

 

     Direcionado para o público infantil, o Colorindo o Gênero tem como objetivo construir espaços onde crianças e adultos pensam e aprendem juntos, exercitando a horizontalidade dos papéis sociais. Nesta edição, foi realizada uma curadoria com 15 crianças e 4 adultos para construir a programação com sessões audiovisuais infantis, peça teatral e oficinas temáticas e encerramento com Cortejo e Batuque com as crianças.

     Além da temática de gênero, também serão tocadas as perspectivas decoloniais sobre a situação dos povos originários brasileiros e da América Latina, com a realização de oficinas com facilitadores que convivam e/ou estudam o cotidiano dos povos originários, trazendo brincadeiras, conhecimentos, construção de materiais e pinturas corporais. A programação acontece no Complexo Cultural Dragão do Mar, durante os dias 19, 20, 26 e 27 de agosto.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

Até 28 de agosto


V Flash Tattoo
Agende com a tatuadora 
Francesca Bartira / @curvilinea.tattoo  
Raquel Avoante / @avoante_
Sarah Nicodemos / @sarahnicodemos/ @marecheiaestudio
Anaya Okun / @aiye.territorio

 

18 de agosto


16h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Auditório do Dragão do Mar


18h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Cinema do Dragão


19h45 - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Cinema do Dragão

 

19 de agosto
 

14h às 17h - Colorindo o Gênero. Oficina Objetos e tradições dos Povos Originários, com Telma e Beatriz Tremembé.
No Auditório do Dragão e na Arena Dragão do Mar


16h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Auditório do Dragão do Mar


18h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: Das violências de cada dia
Local: Cinema do Dragão


19h45 - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Cinema do Dragão




20 de agosto
 

14h às 15h30min - Colorindo o Gênero. Oficina de Produção de Mudas, com Edinaldo Felipe.
No Auditório do Dragão e na Arena Dragão do Mar

15h30min às 17h - Colorindo o Gênero. Oficina Mitos e Lendas - Mulheres da Encantada: Contos sobre o protagonismo feminino das mulheres indígenas Jenipapo-Kanindé, com Glaubiana Alves e Raquel Jenipapo.
Na Arena Dragão do Mar


16h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Auditório do Dragão do Mar

 

18h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: Envelhecimentos
Local: Cinema do Dragão


19h45 - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Cinema do Dragão

 

21 de agosto

16h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Auditório do Dragão do Mar


18h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: Para Florescer o Mundo
Local: Cinema do Dragão


19h45 - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Cinema do Dragão

 

 

23 de agosto


17h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: ParaTodes
Local: Cinema do Dragão


19h - VII Mostra Teatral Gênero em Cena - Performance: Quebrando o silêncio do medo (Direção: Cida Sousa) + Peça: 233A, 720 Khalos / Direção: Andréia Bardawil
Local: Teatro Dragão do Mar


 

23 a 26 de agosto


17h às 21h30 - IX Feira de Economia Solidária, Livros e Agroecológica
Local: Arena Dragão do Mar

 

24 de agosto

 

18h - X Mostra Internacional Audiovisual Curta O Gênero - Sessão: Corpos, terra e territórios
Local: Cinema do Dragão

 

19h - VII Mostra Teatral Gênero em Cena - Performance: PQP! Comi a maçã! (Direção: Patrícia Crespí) + As Canalhas (Direção: Regis Amora)
Local: Teatro Dragão do Mar



25 de agosto

20h - II Mostra Musical Som das Cores - Show de Maria Antonia
Local: Arena Dragão do Mar

 

19h - VII Mostra Teatral Gênero em Cena - Performance: Fragmentos (Direção: Talita Esposito) + Peça: Lázaro / Direção: Rhamon Matarazzo
Local: Teatro Dragão do Mar

 


26 de agosto


14h - Ação da Mostra Internacional Audiovisual - Sessão Colorindo o Gênero (MIA)
Local: Auditório do Dragão do Mar


15h30 - Peça Infantil Colorindo o Gênero: Enraizados - Os Povos Originários do Brasil, do Grupo K'Os Coletivo
Local: Arena Dragão do Mar


20h - II Mostra Musical Som das Cores - Show de Luiza Nobel
Local: Arena Dragão do Mar



27 de agosto


14h - Ação da Mostra Internacional Audiovisual - Sessão Colorindo o Gênero (MIA)
Local: Auditório do Dragão do Mar


15h30 - Encerramento com Cortejo pelo Dragão do Mar com o grupo musical Batuque de Mulher
Local: Arena Dragão do Mar

14h às 17h - Sessão Colorindo o Gênero (MIA) - Encerramento com Cortejo pelo Dragão do Mar com o grupo musical Batuque de Mulher
Local: Auditório do Dragão do Mar


20h - II Mostra Musical Som das Cores - Show de Adna Oliveira
Local: Arena Dragão do Mar



28 de agosto


19h30 - Leilão Flash
Local: Arena Dragão do Mar

 

19h - VII Mostra Teatral Gênero em Cena - Performance: Não Queimem as Bichas! (Direção: Alex Araújo)
Local: Teatro Dragão do Mar


20h - II Mostra Musical Som das Cores - Show do grupo Na Quebrada do Coco
Local: Arena Dragão do Mar

 

 

SERVIÇO: X Curta O Gênero
Até 28 de agosto, a partir das 14h
Evento híbrido, com programação virtual e presencial
No Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) e na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Av. Presidente Castelo Branco, 255 - Centro)
Acesso gratuito, sendo necessário retirar ingresso para as programações no Teatro Dragão do Mar e Cinema do Dragão, uma hora antes das atrações, na Bilheteria.
Mais informações em @curtaogenero no Instagram e no site https://curtaogenero.org.br/ 

PARCEIROS