PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão segue com festival de cinema francês e retoma exibição de 'Amigo Secreto' a partir desta quinta (30)
O longa brasileiro e o Festival Varilux seguem até o dia 6 de julho.
28/06/22 às 15h31

     A 413ª cine-semana de programação do Cinema do Dragão, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que integra o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), segue até o dia 6 de julho com as exibições do Festival Varilux de Cinema Francês 2022 apresentando filmes de gêneros variados, entre clássicos, dramas, comédias e épicos. A programação também retoma sessões diárias do documentário 'Amigo Secreto' (Maria Augusta Ramos). Os ingressos, que custam R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira), podem ser adquiridos no site Ingresso.Com e na bilheteria física do Cinema. 

      Alinhado com o último decreto estadual, o acesso à programação do cinema permanece condicionado à apresentação do passaporte vacinal com pelo menos a 2ª dose ou dose única (a depender do imunizante) e do documento de identificação com foto. O uso de máscara é recomendado. 

 

 

Documentário 

 


     O filme 'Amigo Secreto' acompanha os jornalistas responsáveis pela cobertura do vazamento de mensagens trocadas entre integrantes da operação Lava Jato - Leandro Demori, do The Intercept Brasil, Carla Jimenez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, do El País Brasil. 



 

Festival Varilux de Cinema Francês
 

Nesta semana, o festival de cinema francês traz, entre os destaques, o melodrama 'Os Jovens Amantes' (Carine Tardieu); a exibição do filme 'Um Herói' (Asghar Farhadi), vencedor do Grand Prix no Festival de Cannes de 2021; e 'Papai Noel é um Picareta' (Jean-Marie Poiré). 


 

Acessibilidade

 

     O Cinema do Dragão dispõe do recurso "Cine Assista", uma solução capaz de prover acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de Libras, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel.



 

Mostras Competitivas Cine Ceará

 

     Serão encerradas nesta quinta-feira, 30 de junho, as inscrições para as mostras Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, Brasileira de Curta-metragem e Olhar do Ceará, da 32ª edição do Cine Ceará - Festival Ibero-americano de Cinema, que acontecerá entre 3 e 9 de setembro de 2022 no Cinema do Dragão e no Cineteatro São Luiz. O regulamento e o formulário de inscrição para cada mostra estão disponíveis no site do festival (www.cineceara.com).


 

PROGRAMAÇÃO


Amigo Secreto (Brasil, Alemanha, Holanda - 2022) - 2ª Semana
Direção: Maria Augusta Ramos // 131 minutos // DCP Flat // 12 anos // Vitrine Filmes
Sinopse: Em 2019, a entrada do ex-juiz Sergio Moro no governo Bolsonaro e o vazamento de  mensagens trocadas por ele com procuradores e autoridades abalam a credibilidade da Operação Lava Jato. Um grupo de jornalistas acompanha os desdobramentos do caso, enquanto o país mergulha em uma sequência de crises que começa a ameaçar a sua democracia.

30/06 (quinta): 13h40
01/07 (sexta): 13h40
02/07 (sábado): 13h40
03/07 (domingo): 13h40
05/07 (terça): 13h40
06/07 (quarta): 13h40


 

Festival Varilux de Cinema Francês (2ª semana)
 

O PRÓXIMO PASSO (França - 2022)
Direção: Cédric Klapisch  // 117 min // DCP // 12 anos // Bonfilm
Sinopse: Elise, uma jovem e promissora bailarina clássica, se machuca em uma apresentação após flagrar a traição do namorado. Apesar dos especialistas dizerem que ela não conseguirá mais dançar, Elise vai lutar para se recuperar, buscando novos rumos no mundo da dança contemporânea.
30/06 (quinta): 16h
02/07 (sábado): 20h

 

O MUNDO DE ONTEM  (França - 2022)
Direção: Diastème // 90 min // DCP // 14 anos // Bonfilm
Sinopse: Elisabeth de Raincy, Presidente da República, optou por se aposentar da vida política. Três dias antes do primeiro turno das eleições presidenciais, ela fica sabendo por seu secretário-geral, Franck L'Herbier, que um escândalo do exterior atrapalhará seu sucessor designado e dará a vitória ao candidato de extrema-direita. Eles têm três dias para mudar o curso da história.
30/06 (quinta): 18h10

 

OS JOVENS AMANTES (França - 2022)
Direção: Carine Tardieu // 114 min // DCP// 14 anos // Elite Filmes
Sinopse: Dois amantes se reencontram no corredor de um hospital, 15 anos após o primeiro contato. Shauna tem 71 anos, enquanto Pierre tem 45. Opostos, mas hipnotizados um pelo outro, eles se reconectam, enquanto Shauna, que já é mãe, avó e viúva, quer reafirmar que ainda é uma mulher e que a diferença de idade entre eles não importa.
30/06 (quinta): 20h
05/07 (terça): 17h50

 

O ACONTECIMENTO (França - 2021)
Direção: Audrey Diwan // 100 min // DCP // 16 anos // Zeta Filmes
Sinopse: Uma adaptação do romance homônimo de Annie Ernaux. França, 1963. Anne, uma estudante promissora, engravida. Ela decide abortar, pronta para fazer qualquer coisa para se livrar do bebê e ser dona de seu próprio corpo e de seu futuro. Ela se envolve sozinha em uma corrida contra o tempo, desafiando a lei.
01/07 (sexta): 16h

CONTRATEMPOS (França - 2022)
Direção: Eric Gravel // 98 min // DCP // 14 anos // Bonfilm 
Sinopse: Julie luta sozinha para criar seus dois filhos no subúrbio e manter seu emprego em Paris. Quando ela finalmente consegue uma entrevista para um cargo correspondente às suas aspirações, uma greve geral eclode, paralisando o transporte. Ela então embarcará em uma corrida frenética para salvar seu emprego e sua família.
01/07 (sexta): 18h

 

UM HERÓI (Irã, França - 2021)
Direção: Asghar Farhadi // 128 min // DCP // 12 anos //  Califórnia Filmes
Sinopse: Rahim está na prisão devido a uma dívida que não conseguiu pagar. Durante uma licença de dois dias, ele tenta convencer o seu credor a retirar a sua queixa contra o pagamento de parte da quantia. Mas as coisas não correm de acordo com o plano?
01/07 (sexta): 19h50

 

UM PEQUENO GRANDE PLANO (França - 2021)
Direção: Louis Garrel  // 66 min // DCP // 10 anos // Synapse
Sinopse: Abel e Marianne descobrem que seu filho de 13 anos, Joseph, está vendendo seus bens mais valiosos para financiar um projeto ecológico na África. Eles rapidamente entendem que Joseph não é o único, existem centenas de crianças ao redor do mundo em uma missão para salvar o planeta.
01/07 (sábado): 16h

 

GOLIAS (França, Bélgica - 2022)
Direção: Frédéric Tellier  // 122 min // DCP // 14 anos // Bonfilm
Sinopse: France, professora de esportes durante o dia, trabalhadora à noite, é uma ativista contra o uso de pesticidas. Patrick, um obscuro e solitário advogado parisiense, é especialista em direito ambiental. Mathias, lobista brilhante e apressado, defende os interesses de um gigante agroquímico. Seguindo o ato radical de uma pessoa anônima, esses três destinos, que nunca deveriam ter se cruzado, se acotovelam, colidem e se inflamam.
02/07 (sábado): 17h30

 

KING - MEU MELHOR AMIGO (França - 2022)
Direção: David Moreau  // 105 min // DCP DUBLADO // livre // Bonfilm
Sinopse: King, um filhote de leão traficado, foge do aeroporto e encontra abrigo na casa de Inès e Alex, de 12 e 15 anos. Os irmãos bolam um plano maluco: levar King de volta para casa, na África.
03/07 (domingo): 16h

 

ESPERANDO BOJANGLES (França, Bélgica - 2022)
Direção: Régis Roinsard // 125 min // DCP // 14 anos //  Califórnia Filmes
Sinopse: Camille e Georges dançam todas as noites ao som de sua música favorita, Mr Bojangles. Em sua casa, só há espaço para diversão, fantasia e amigos. Até que um dia Camille, uma mulher hipnotizante e imprevisível, desce mais fundo em sua própria mente, e Georges e seu filho Gary precisam mantê-la segura.
03/07 (domingo): 18h

 

PETER VON KANT (França - 2022)
Direção: François Ozon // 86 min // DCP // 16 anos // Bonfilm
Sinopse: Peter von Kant é um diretor de cinema de sucesso e mora com seu assistente Karl, a quem gosta de maltratar e humilhar. Sidonie, uma grande atriz que foi sua musa por muitos anos, o apresenta a Amir, um belo e modesto jovem. Peter se apaixona por Amir e se oferece para dividir seu apartamento com ele e ajudá-lo a entrar na indústria cinematográfica. O plano funciona, mas assim que ganha fama, Amir termina com Peter, deixando-o sozinho para enfrentar seus demônios.
03/07 (domingo): 20h30

 

ENTRE ROSAS (França - 2021)
Direção: Pierre Pinaud  // 96 min // DCP // 10 anos // California Filmes
Sinopse: Eve Vernet foi a maior criadora de rosas. Hoje, está à beira da falência, prestes a ser comprada por um poderoso concorrente. Véra, sua fiel secretária, acha que encontrou uma solução ao contratar três presidiários que tentam se reinserir na sociedade, mas que não tem nenhum conhecimento de jardinagem. Enquanto quase tudo os separa, eles embarcam juntos em uma aventura singular para salvar a pequena fazenda.
05/07 (terça): 16h

 

O DESTINO DE HAFFMANN (França, Bélgica - 2022)
Direção: Fred Cavayé  // 116 min // DCP // 14 anos // Synapse
Sinopse: Paris, 1941. François Mercier é um homem comum que sonha em começar uma família com a mulher que ama, Blanche. Ele trabalha para um talentoso joalheiro, o Sr. Haffmann. Mas frente à ocupação alemã, os dois homens não terão outra escolha senão concluir um acordo cujas consequências perturbarão seus destinos.
05/07 (terça): 20h

 

O SEGREDO DE MADELEINE COLLINS (França, Bélgica, Suíça - 2021)
Direção: Antoine Barraud // 102 min // DCP // 14 anos // Synapse
Sinopse: Judith leva uma vida dupla entre a Suíça e a França, com dois amantes e filhos diferentes. Por um lado Abdel, com quem cria uma menina, por outro Melvil, com quem tem dois meninos mais velhos. Pouco a pouco, esse frágil equilíbrio de mentiras, segredos e idas e vindas começa a se despedaçar.
06/07 (quarta): 16h

 

PAPAI NOEL É UM PICARETA (França - 1982)
Direção: Jean-Marie Poiré // 83 min // DCP // 14 anos 
Sinopse:  A linha direta parisiense de SOS é interrompida na véspera de Natal pela chegada de personagens marginais excêntricos que causam desastres em cadeia. Realizado pela trupe Splendid, este filme é a adaptação de sua peça de mesmo nome, criada em 1979.
06/07 (quarta): 18h

 

KOMPROMAT (França - 2022)
Direção: Jérôme Salle // 127 min // DCP // 14 anos // Mares Filmes
Sinopse: A espetacular fuga de um diretor da Aliança Francesa da Sibéria. Vítima de uma trama orquestrada pelo FSB (Serviço Federal de Segurança da Rússia), esse intelectual terá que se transformar em homem de ação para escapar de seu destino.
06/07 (quarta): 19h50

 

Em breve

Seguindo Todos os Protocolos (Fábio Leal)
Espero que esta te encontre e que estejas bem (Natara Ney)

 


Serviço: Programação #413 do Cinema do Dragão
Período: De 30 de junho a 6 de julho de 2022
Horário: A partir das 13h40
Local: Cinema do Dragão no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema) 
Ingressos: R$ 8 (meia) e R$ 16 (inteira)
Às terças, o acesso tem valor promocional por R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia), à venda na Bilheteria do Cinema do Dragãoou no site Ingresso.Com (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao), acrescido de taxa administrativa.

 

PARCEIROS