PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar promove discussão sobre ensino das artes e da cultura no sistema socioeducativo do Ceará
Projeto da convocatória Arte em Rede traz debate ao vivo com artistas, educadores e profissionais ligados à área nesta terça (14) e (15)
14/12/21 às 15h28

   Seguindo com a difusão de projetos artísticos selecionados a partir da convocatória Arte em Rede, edição 2021, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza, nesta terça-feira (14) e quarta-feira (15), a partir das 15h30,  o "Webinário - Experiências e Resultados - Diálogos sobre o ensino de artes no sistema socioeducativo do Ceará". A assessora de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas) Juliana Marinho e o arte-educador Wanderson Petrova abrem a conversa, às 15h30, que abordará os desafios, processos, desafios e as perspectivas sobre o ensino de artes no sistema socioeducativo no estado do Ceará. No dia seguinte, a discussão do tema ficará por conta do multiartista e educador Eduardo Africano e do ator, pintor e diretor de fotografia Pedro Henrique. Os dois encontros contarão com a mediação do músico e especialista em Artes Reginaldo Silva. A transmissão será acessível em Libras. 

     De acordo com Silva, proponente do projeto, o webinário tem a finalidade de apresentar resultados obtidos na oficina de música e artes do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, situado na cidade de Juazeiro do Norte e promover o intercâmbio de experiências a partir do diálogo com educadores de outras unidades socioeducativas do Ceará.

 

Sobre os participantes

Reginaldo Silva - Idealizador do webinário, é formado em Música pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e especialista em Artes com Ênfase em Música pela Universidade Aberta do Brasil (UAB); Professor de música do Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes; Professor de artes da Rede Salesiana de Ensino, Músico Profissional- Contrabaixista e Violonista; Regente; Arranjador.

 

Wanderson Petrova - Arte educador da SEAS. Wanderson já realizou inúmeras ações nas unidades do estado do Ceará no âmbito das artes visuais, exposição de pinturas e lançamento de um livro. Atualmente presta serviços no Centro Socioeducativo José Bezerra de Menezes, na cidade de Juazeiro do Norte, como professor de arte.
 

Juliana Marinho - Assessora de Arte, Cultura, Esporte e Lazer da SEAS. Juliana dá assistência em todas as unidades do estado nos segmentos acima citados.
 

Eduardo Africano - Bboy, poeta, artista, escritor, empreendedor, palestrante e arte-educador, idealizador do projeto botar a mente pra pensar, intérprete criador do espetáculo observatório da Cidade e do território fértil, faço parte da Sul Clan (crew) que é um grupo voltado a competições e da cia Sul Clan que tem o direcionamento de criação de espetáculo. Tenho a cultura Hip Hop como elemento catalisador para os meus conhecimentos, visando impulsionar e transformar a realidade do meu contexto. Atualmente desenvolvo oficina de Breaking dentro do sistema socioeducativo do estado do Ceará, levo através da arte uma mensagem de esperança, motivação e transformação. 
 

Pedro Henrique - Formado em teatro pela escola ensina em cena e princípios básicos do teatro pelo Theatro José de Alencar, fez fotografia digital no Porto Iracema das Artes do Instituto Dragão do Mar, tem curso de direção de arte e processos criativos (cenografia) e licenciando em artes visuais pela Universidade Estadual do Ceará. Membro do Coletivo Artístico KlangoPreá e instrutor em artes no Centro Socioeducativo Dr. Zequinha Parente (Sobral). Arte educador, coordenador de projetos artísticos, ator, pintor e diretor de fotografia.

 

Sobre o Arte em Rede

 

     A Convocatória "Arte em Rede" se insere dentro de um conjunto de iniciativas que o Governo do Ceará, a Secretaria da Cultura do Ceará, junto à sua Rede de Equipamentos, e o Instituto Dragão do Mar vêm realizando com o objetivo de promover e movimentar a criação, difusão e economia artística e cultural do Estado, no contexto de medidas de distanciamento social necessárias neste período de pandemia do coronavírus, incentivando a sustentabilidade do fazer artístico através de iniciativas que contemplem os artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais cearenses.

 

 

Serviço: Arte em Rede apresenta o webinário "Experiências e Resultados - Diálogos sobre o ensino de artes no sistema socioeducativo do Ceará"
Data: 14 e 15 de dezembro de 2021 (terça e quarta-feira)
Horário: 15h30
Canal: Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acessível em Libras
Classificação: Livre

PARCEIROS