PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
ServiçosSolicitação de Pauta no Teatro

Política de Ocupação do Teatro Dragão do Mar

 

     O Teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura é o principal espaço do equipamento para as artes cênicas. Eventos de teatro, dança, circo, performance, música, cultura popular, literatura, debates e conferências fazem deste não somente um local de difusão da pluralidade artística, mas também de formação e pensamento.
 

     A ocupação do espaço é realizada por meio de programação formulada pela equipe de Ação Cultural do CDMAC, executada através de contrato de gestão anual, e também pela demanda espontânea de grupos locais e nacionais. Historicamente, o Centro Dragão do Mar tem sido parceiro de festivais de diferentes linguagens, podendo apoiar eventos com a cessão de pauta do Teatro. O espaço recebe inclusive temporadas, em busca de atender ao interesse da classe artística. A ideia é oferecer ao público diversidade estética e, em consonância com o caráter do centro cultural, não concentrar ou segmentar as apresentações em um perfil específico. Companhias e grupos de artes cênicas cearenses têm prioridade na ocupação. O objetivo dessa política é incentivar a cena artística do Ceará, assim como formar plateias; alinhando-se aos objetivos do CDMAC de democratização da cultura e valorização da arte cearense.
 

     Cada proposta é analisada conforme os critérios norteadores para a ocupação, os quais são:
- o diálogo do projeto com a cena contemporânea;
- concepção da proposta, sobretudo seu caráter de experimentação e
pesquisa de linguagem;
- a consistência do projeto e sua viabilidade técnica;
- a importância do projeto no contexto local/regional; e
- o currículo de seus integrantes.
     Além do alinhamento estético e técnico, observa-se a disponibilidade de pauta no período solicitado.

 

     Eventualmente, cobra-se pauta de algumas atividades, a fim de contribuir com a manutenção do espaço. Eventos de caráter corporativo, institucional e/ou fechados para convidados; produções de porte nacional em circulação; atividades com cobrança de bilheteria são alguns dos tipos de eventos sujeitos à cobrança de pagamento pelo uso do espaço. As solicitações para realizar atividades no Teatro Dragão do Mar até 31 de março de 2023 estão encerradas por não haver mais pautas disponíveis, conforme calendário estabelecido anteriormente. Nesse período, o Teatro estará recebendo as programações da Convocatória Cena Ocupa e do Edital Temporada de Arte Cearense (TAC), além das demandas espontâneas recebidas de acordo com os critérios de ocupação.


 

Calendário de Solicitação de Pautas
 

Data limite para solicitação: 15 de fevereiro de 2023

Data limite para solicitação: 15 de maio de 2023

Data limite para solicitação: 15 de agosto de 2023

 

Acesse aqui o formulário de Solicitação de Pauta

Baixe aqui o rider do Teatro

 

 

 

PARCEIROS