PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
ServiçosEditais

PORTO DRAGÃO ABRE INCRIÇÕES PARA PROJETOS ARTÍSTICOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (19/08) 

O Porto Dragão, criação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), em parceria com o Instituto Dragão do Mar, abriu as inscrições para a seleção de seus projetos artísticos nesta segunda-feira (19/08). Os artistas e produtores que tiverem suas propostas contempladas irão ocupar o mais novo espaço cultural da capital cearense, de setembro deste ano a fevereiro de 2020. 

As inscrições seguem até o dia 30 de agosto e o cadastro será efetivado somente pela internet, através do preenchimento de ficha online na plataforma Mapa Cultura do Ceará, disponível no endereço eletrônico https://mapacultural.secult.ce.gov.br/oportunidade/1503.S

Segundo Ivan Ferraro, Gerente Executivo do Porto Dragão, o objetivo é utilizar os dados das inscrições para mapear e selecionar projetos, além de apresentar um panorama da produção artística cearense que possa movimentar os espaços desse ambiente de invenção e criatividade. "Dessa forma, potencializar o cenário cultural do Estado, em conexão com o Centro Dragão do Mar e o Porto Iracema das Artes".

Entre as modalidades de ocupação: uma em que o artista participa de uma programação e recebe pagamento por meio de um cachê pela apresentação e outra em que o Porto Dragão - que segue caminho de transição como HUB Criativo do Ceará -  disponibiliza o espaço para que os artistas e produtores realizem seus projetos, como seminários, rodas de conversa, palestras, aulas, cursos, oficinas, entre outras.

A convocatória para o credenciamento dos Projetos Artísticos Porto Dragão 2019 contemplará projetos nas linguagens artísticas (teatro, dança, artes visuais, música, circo, literatura, performance, fotografia, cinema e cultura popular tradicional); nos formatos de trabalho (espetáculo/show, formação em artes, exposições, concertos e recitais, ensaio aberto, leitura dramática, clubes de leitura, instalação, intervenção cênica e visual, saraus, cineclubes, lançamentos de publicações, contação de histórias) e nas categorias (ocupação do espaço com cachê e sem bilheteria, ocupação do espaço com cachê e bilheteria, como exemplos).  

De acordo com o artista William Pereira Monte, que foi curador da primeira seleção de projetos do Porto Dragão, realizada em caráter experimental no ano passado, os projetos selecionados são de fundamental importância para movimentar a economia criativa do Ceará. "É mais um espaço que os artistas e produtores ganham para que possam executar suas obras, seus projetos".

DADOS DO PORTO DRAGÃO DE 2018:

O programa experimental de ocupação do Porto Dragão aconteceu entre os meses de agosto e novembro de 2018, em parceria com eventos culturais como o Festival TIC, a Bienal Internacional de Dança, o Festival Cearense de Hip Hop e a Feira da Música. Confira alguns dados:

- 104 apresentações artísticas;

- 13 cursos;

- 533 artistas envolvidos;

- 8.018 público alcançado.

Informações para a imprensa falar com o jornalista Emanuel Furtado, Assessor de Comunicação do Porto Dragão (85 99964.6614)

 

PARCEIROS