PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Programação
Live MAC Indica - Projeto curatorial Mulheres no Acervo - MACRS, pesquisa coordenada por Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin

O programa traz, durante o período de isolamento social, indicações de leituras, cursos, palestras e projetos que tem se desenvolvido e que vocês precisam conhecer. Em formato de LIVE, o Museu de Arte Contemporânea promove uma conversa com as pesquisadoras do Projeto Mulheres nos Acervos (@mulheresnosacervos), que busca observar as artistas mulheres nas coleções públicas de arte de Porto Alegre, e com o Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS, que irá apresentar a exposição "47% | Artistas mulheres no Acervo do MACRS".

 

MINI BIOS

Pietro Kosta

Artista, bacharelando em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Estudou Artes Plásticas na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 2018. Atua como Arte-Educador no Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul - MACRS.

 

Mel Ferrari 

Mel Ferrari é historiadora da arte e produtora cultural que integra o projeto "Mulheres nos Acervos". É mestranda da PGEHA-USP. Foi curadora de exposições em diversas instituições de Porto Alegre. Trabalhou no núcleo de curadoria do Museu de Arte do Rio Grande do Sul. Produz a Papelera Feira de Arte Gráfica e é coordenadora do Colegiado Setorial de Artes Visuais do Rio Grande do Sul. "Mulheres nos Acervos" é uma pesquisa colaborativa desenvolvida a partir de 2018 pelas pesquisadoras de história da arte Cristina Barros, Marina Roncatto, Mélodi Ferrari e Nina Sanmartin. O objetivo do projeto é apresentar dados quantitativos que dimensionem a presença da produção de artistas mulheres dentro das instituições públicas de artes visuais presentes na cidade de Porto Alegre.

 

Andrea MAC Dalveroni

Andrea Dalveroni é graduanda em Artes Visuais (IFCE) e estudou Belas Artes em um intercâmbio na instituição canadense College of the Rockies. É arte educadora do MAC Dragão onde realiza mediações em inglês e oficinas com pesquisa em memória sensorial e afetiva.  

 

Acessível em LIBRAS


Linguagem: Live
Local: Canal do Dragão no Youtube
Dias: 14/07/20 às 18h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
Palestra Arte Contemporânea e a Crítica dos Processos Criativos

O MAC Dragão convida a pesquisadora Dra. Cecília Almeida Salles, autora dos livros: "Gesto inacabado. Processo de criação artística", "Redes da Criação. Construção da obra de arte", "Arquivos de criação - Arte e curadoria" e "Processos de criação em grupo. Diálogos" para conversar sobre as ideias desenvolvidas por ela no decorrer de longa pesquisa voltada para a crítica dos Processos de Criação nas diversas artes. Cecília retoma o lugar da crítica que trabalha de dentro dos processos, não gera julgamento de obras fechadas e abre espaço para as singularidades existentes entre artista e obra em momentos de produção. Na Live/Palestra a pesquisadora dará foco especial sobre questões inerentes à arte contemporânea e nos levará inevitavelmente a debater sobre os dias atuais.


Linguagem: Live
Local: Canal do Dragão no Youtube
Dias: 16/07/20 às 15h00
Acesso Gratuito
Classificação: Livre
PARCEIROS