PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar celebra o Dia Nacional da Cultura com apresentação musical presencial nesta sexta-feira (5)
Trio Viramundo apresenta o show "Fortalezas" no Teatro Dragão do Mar, gratuito mediante retirada online de ingressos a partir das 15h desta quinta-feira (4).
03/11/21 às 14h24

foto de Henrique Kardozo.

 

     Dando continuidade à programação que marca a retomada de apresentações presenciais no Teatro Dragão do Mar e celebrando o Dia Nacional da Cultura, comemorado no dia 5 de novembro, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, traz, nesta sexta-feira (5), às 19h, o grupo Viramundo, com o show "Fortalezas". A apresentação é gratuita mediante a retirada de ingressos no site Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/), a partir das 15h desta quinta-feira (4), até o limite de 100 ingressos.

     Combinando tradição e experimentação, o trio fortalezense integrado por Vic Andrade, Marcello Santos e Bruno Esteves, apresenta o seu primeiro EP, além de canções inéditas e do cancioneiro tradicional, com ênfase nos afoxés do Ceará. Com um repertório marcado pela diversidade de ritmos e timbres característicos da música brasileira afrodiaspórica, o grupo aborda temáticas caras a esses territórios de enfrentamento.

 

Sobre o grupo
 

     Viramundo é um trio de Fortaleza/CE composto pela bailarina, cantora e batuqueira Vic Andrade, pelo compositor e violonista Bruno Esteves e pelo Mestre de Percussão Marcello Santos. A sonoridade da banda encruza a tradição e a experimentação e é tecida a partir das texturas de madeira, couro e metal. As memórias sonoras afrodiaspóricas se apresentam em primeiro plano, isso acontece graças ao peso das duas estações percussivas acompanhadas pelo violão e seus pedais de loop e oitavador. A banda realizou pesquisa nos Laboratórios de Criação da Escola Porto Iracema das Artes, contando com a tutoria de Kiko Dinucci. O grupo também pesquisa interseções entre arte e espiritualidade junto a pais de santo de umbanda e candomblé no Ceará, no projeto Viramundo Encontra. Entre inúmeras apresentações regionais, participou da Feira da Música 2020, em Fortaleza, do Festival Musicanto 2020, no Rio Grande do Sul, do Mi, Festival Música da Ibiapaba, e do programa Zona de Criação,  projeto do Centro Cultural Porto Dragão que contou com a participação de Kiko Dinucci.

 

 

Protocolos e orientações sobre o acesso

 

     Serão liberados apenas dois ingressos por CPF. O código emitido pela Sympla deve ser apresentado na entrada, em até 10 minutos antes do início do espetáculo. Não será permitida a entrada após o início da apresentação.

     Todos os cuidados seguem reforçados para preservar a saúde dos colaboradores e frequentadores do Teatro Dragão do Mar. Além do uso obrigatório de máscara, os visitantes devem manter o distanciamento mínimo de um metro, dentro e fora das salas, salvo casais ou grupo de até quatro pessoas da mesma família. Embora esteja liberada a ocupação da sala em até 80% da sua capacidade, para preservar o distanciamento mínimo de um metro, será mantida a limitação de até 100 assentos. É disponibilizado álcool em gel 70% na entrada. Ficam dispensadas do uso obrigatório de máscaras de proteção as pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, bem como crianças menores de 3 anos de idade.



Serviço: Show "Fortalezas", do grupo Viramundo
Data: 5 de novembro de 2021 (sexta-feira)
Horário: 19h

Local: Teatro Dragão do Mar, no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, situado à Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema.
Duração: 60min

Classificação: Livre
Acesso gratuito mediante retirada de ingressos no site Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar/) a partir das 15h desta quinta-feira (4). Será permitida a retirada de apenas 2 ingressos por CPF.
Capacidade: 100 lugares

 

PARCEIROS