PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Cinema do Dragão lança 5ª Sessão Circular nesta quarta-feira (27)
Com a temática "Corpo Território", o programa de difusão apresenta quatro curtas brasileiros que permanecerão disponíveis no YouTube do Dragão por 48 horas.
26/10/21 às 11h51

Still "A Morte Branca do Feiticeiro Negro".

 

 

     Equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão lança, nesta quarta-feira (27), a quinta edição do programa "Sessão Circular". Com o tema "Corpo Território", a mostra apresenta quatro curtas-metragens de quatro estados brasileiros (Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia) que se organizam em torno de uma presença autoconsciente de corpos dissidentes na sua eterna busca de firmarem-se nos territórios nos quais habitam, seja na periferia, seja no centro. Disponíveis a partir das 12h, no YouTube no Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), estreiam 'Pele manchada' (de Victor Mota), 'Inabitável' (de Enock Carvalho e Matheus Farias), 'Videomemória' (de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito) e 'Morte Branca do Feiticeiro Negro' (de Rodrigo Ribeiro). Os filmes permanecerão em cartaz por 48 horas após a estreia.


 

Os Filmes

 




A Morte Branca do Feiticeiro Negro
Sinopse: Memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Através de um poético ensaio visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, numa jornada íntima e sensorial. Vencedor do Candango de Melhor Direção e Prêmio Canal Brasil de Curtas no 53º Festival de Brasília.

Direção: Rodrigo Ribeiro
Ano: 2020
UF: Santa Catarina
Duração: 11 min
Classificação Indicativa: 16 anos

 



Inabitável
Sinopse: Pouco antes da pandemia, o mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro. Seleção Oficial do Festival de Sundance 2021.

Direção, roteiro e produção: Matheus Farias e Enock Carvalho
Ano: 2020
Estado: Pernambuco (PE)
Duração: 20min 06seg
Classificação indicativa: 10 anos
Elenco: Luciana Souza, Sophia William, Erlene Melo, Eduarda Lemos, Laís Vieira, Carlos Eduardo Ferraz e Val Júnior.
Empresa Produtora: Gatopardo Filmes

 



Pele Manchada
Sinopse: Decidi visitar a casa da minha vó na quarentena.
Direção, performance e montagem: Victor Mota
Ano: 2020
Estado: Bahia
Duração:
6min 28seg
Classificação indicativa: 14 anos
Voz: Sônia Alves
Trilha Sonora: Sabor de Mel - Damares, A tua Sina - Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana e Xirê D'Oxum Nação Angola.
Participação: Gerson Mota, Vanildes Alves, Pedro Mota e Família Alves Oliveira.
Exibido no 7° Festival de Cinema Baiano - FECIBA, Bahia; 1ª Mostra de Cinema Negro Pilão - João Pessoa, Paraíba; 6° Festival Cine Tamoio em São Gonçalo - Rio de Janeiro; 1° Tela Curta Cachoeiro, em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo; Lâmina - Mostra Audiovisual Preta - Vitória, Espírito Santo; 1ª Mostra Cipó - Cinemas Possíveis, em Belo Horizonte - Minas Gerais; Exposição Virtual Janela da Distopia em Minas Gerais; Rastro - Festival de Cinema Documentário, Brasília-DF; Mostra Prestes a Fulminar, plataforma Embaúba Play, todos em 2021.

 




Videomemória
Sinopse: O tempo passa como um cigarro fumado à noite, quando através de sua fumaça vejo cada imagem daqueles dias que ainda lembro para sorrindo chorar nossas glórias.
Direção: Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito
Ano: 2020
Estado: Minas Gerais
Duração:
23min
Classificação indicativa: 12 anos


Serviço: Cinema do Dragão apresenta Sessão Circular - Programa #5 - "Corpo Território"
Período: Dias 27 e 28 de outubro de 2021
Horário: 12h
Local: YouTube do Dragão do Mar (youtube.com/dragaodomarcentro)
Programação gratuita
Classificações diversas
Disponível por 48 horas

 

PARCEIROS