PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar oferta diversificada programação híbrida neste final de semana
Lançamento de websérie, oficinas educativas virtuais, debate, sessões de cinema e exposições compõem programação do Dragão do Mar para este final de semana.
10/09/21 às 12h44

Frame do documentário 'Torquato, Imagem da Incompletude', de Guga Carvalho e Danilo Carvalho.

 

     Retomando aos poucos o seu funcionamento presencial com todos os protocolos, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC), complexo cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, mantém sua programação no formato híbrido, com ações presenciais e virtuais. Neste final de semana, o CDMAC lança novo episódio de websérie sobre arte contemporânea, traz oficinas educativas virtuais para crianças e adultos, e segue aberto para visitações presenciais no Museu da Cultura Cearense e no Museu de Arte Contemporânea do Ceará. Mais detalhes da programação podem ser conferidos no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br).

     Nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, no IGTV do Museu de Arte Contemporânea do Ceará (@macdragao), será exibido o segundo episódio da série "Ligações Perdidas: Releituras do Acervo MAC Dragão". Com direção de Ka Moreira e roteiro de Antonio Jarbas, educadores do Museu, o videopoema faz uma abordagem crítica sobre a construção plástica do trabalho, apresentando uma releitura da obra "Alice no País das Maravilhas", do artista Luiz Hermano.

     No sábado (11), a partir das 14h30, também no Instagram @macdragao, será transmitida ao vivo a oficina "Meu rosto tem mais de dois lados". Com mediação dos arte-educadores Andrea Dalveroni e Antonio Jarbas, a ação dialoga com a obra "Os Banhistas", do artista Hélio Rôla, convidando o público a experimentar a construção do seu autorretrato com o reaproveitamento de papéis.

     E para quem está com saudade de circular pelos Museus do Dragão, a boa pedida é aproveitar para conferir as exposições em cartaz. O acesso é gratuito e as visitações podem ser feitas de quarta a domingo, das 9h30 às 12h30 (acesso até as 12h) e das 14h30 às 17h30 (acesso até as 17h), sem necessidade de agendamento prévio para pequenos grupos, mas com todos os protocolos de biossegurança, entre eles a ocupação reduzida a até 50% da capacidade.

     No MAC Dragão, podem ser apreciadas "Um Atlas para Hélio Rôla", com curadoria de Flávia Muluc, que traz mais de 300 produções do multiartista, e "Um Desvio nem Sempre é um Atalho", com curadoria do Núcleo Educativo do Museu. Já no Museu da Cultura Cearense, "Vaqueiros" encanta os visitantes com uma imersão no universo sertanejo.

     Não faltam opções para quem curte um cineminha. Nesta semana, estrearam os filmes 'Suk Suk - um Amor em Segredo' ´e Rodantes´, na sala 2, e  ´Quem Matou Lady Winsley´ e 'Mentira nada Inocente' na sala do Cinema na plataforma Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br).  Em parceria com o MAC Dragão, o Cinema do Dragão realiza nesta sexta-feira (10), a partir das 18h, a exibição gratuita do documentário brasileiro 'Torquato, Imagem da Incompletude', de Guga Carvalho e Danilo Carvalho. A programação inaugura o "Filmes de Artista", novo programa de difusão de filmes e obras audiovisuais que estabelecem diálogos entre o cinema e as artes visuais. A entrada será gratuita e sujeita à lotação da sala, reduzida a até 50% da capacidade da ocupação.   No sábado (11), às 17h, no Instagram @cinemadodragao, os diretores do filme participarão de um bate-papo ao vivo com a crítica e curadora Ana Cecília Soares, com mediação do curador e crítico Pedro Azevedo.

     E, para completar, os amantes da sétima arte terão mais uma oportunidade para conferir os filmes 'Pacarrete', de Allan Deberton, no sábado (11), e 'Divinas Divas', de Leandra Leal, no domingo (12), ambos às 20h. As exibições únicas compõem a programação comemorativa dos oito anos do Cinema do Dragão desde a sua reinauguração.
     No domingo (12), a partir das 17h, no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), o Dragão das Crianças exibe a oficina "Mestras são elas: a palhaçaria-raiz das crianças", ministrada pelo arte educador Neto Holanda. Na atividade, que é indicada para crianças com idade a partir de oito anos, serão trabalhados exercícios e princípios básicos da palhaçaria.

 

PROGRAMAÇÃO

10 de setembro (sexta-feira)

18h - Websérie "Ligações Perdidas: Releituras do Acervo MAC Dragão"
No IGTV do MAC Dragão (@macdragao)

18h - [Filmes de Artista] Exibição única de 'Torquato, Imagem da Incompletude'
Sala 2 do Cinema do Dragão
Acesso gratuito


11 de setembro (sábado)
14h30 - Oficina "Meu rosto tem mais de dois lados"
No IGTV do MAC Dragão (@macdragao)

17h - Debate 'Torquato, Imagem da Incompletude', com Guga Carvalho, Danilo Carvalho e Ana Cecília Soares
No Instagram do Cinema do Dragão (@cinemadodragao

20h - Exibição única de 'Divinas Divas', de Leandra Leal
Sala 2 do Cinema do Dragão
Ingressos à venda na Bilheteria do Dragão e no site Ingresso.Com

 

12 de setembro (domingo)

17h - [Dragão das Crianças] Oficina "Mestras são elas: a palhaçaria-raiz das crianças", com Neto Holanda
No YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro)


20h - Exibição única de ´Pacarrete´, de Allan Deberton
Sala 2 do Cinema do Dragão
Ingressos à venda na Bilheteria do Dragão e no site Ingresso.Com

 

Todo final de semana

9h30 às 12h30 (acesso até as 12h) e das 14h30 às 17h30 (acesso até as 17h)
Exposições "Um Atlas para Hélio Rôla" e "Um Desvio nem Sempre é um Atalho"
No Museu de Arte Contemporânea do Ceará
"Vaqueiros"
No Museu da Cultura Cearense
Acesso gratuito e livre

 

 

Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura entre 10 e 12 de setembro de 2021
Horários diversos
Programações presenciais na sala 2 do Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)

Ações virtuais no Youtube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), na sala do Dragão no Cinema Virtual (www.cinemavirtual.com.br) e nos perfis @macdragao e @cinemadodragao

Programação completa no site www.dragaodomar.org.br

PARCEIROS