PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar lança ciclo programático em homenagem ao Dia Estadual do Vaqueiro neste domingo (22)
De 22 a 30 de agosto, o Museu da Cultura Cearense lançará pesquisas, produções audiovisuais e entrevistas nos canais de comunicação do Dragão e do MCC
20/08/21 às 19h30

     Celebrando o Dia do Vaqueiro, no próximo domingo, 22 de agosto, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), abre o Ciclo "Mestras e Mestres da Cultura do Ceará: memória, tradição e identidade", uma homenagem a essas matrizes da nossa cultura popular, a partir de uma incursão pelo acervo do MCC. Entre 22 e 30 de agosto, ações educativas, pesquisas e produções audiovisuais e entrevistas serão lançadas nos canais de comunicação do Dragão e do Museu. Inéditos, os conteúdos foram gravados em agosto.

     Abrindo a programação, no domingo (22), às 17hno YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), o MCC iniciará a Exposição Mestras e Mestres da Cultura - Acervo Mcc com o vídeo Dina Martins - parte 1, que traz um registro da Mestra da Cultura falando sobre a cultura dos vaqueiros, as articulações políticas e a defesa desta importante tradição para cultura cearense e brasileira. 

     Ao longo dos próximos dias, Mestras e Mestres da Região do Cariri, nomes como José Maurício dos Santos, Françuli, Maria de Lourdes Cândido e Espedito Seleiro, também serão homenageados com conteúdos informativos e audiovisuais que trazem relatos de suas vivências e reflexões sobre tradição, o popular e a contemporaneidade.

     Nos dias 23, 24 e 30 de agosto, o Museu realizará também novas edições virtuais do programa "Museu vai à escola (on-line)", ações formativas direcionadas para professores e educadores, que serão ministradas, respectivamente, pelos Mestres Dina Martins e Espedito Seleiro e pelo professor convidado Titus Riedl. O acesso é gratuito e livre, mediante inscrição prévia.



O Ciclo

     O programa de atividades busca revisitar, por diferentes perspectivas e plataformas, os diferentes saberes, tradições, materiais, ancestralidade, dessas matrizes da cultura brasileira. As produções dialogam ainda com 'Vaqueiros', exposição de longa duração que foi renovada e que, em breve, será reaberta ao público com protocolos. Estruturadas a partir da pesquisa e investigação do acervo do Museu da Cultura Cearense, as ações serão desdobradas em ocupações virtuais e presenciais que terão continuidade ao longo deste ano e em 2022.

 


PROGRAMAÇÃO

 

22 de agosto
18h - Exposição Mestras e Mestres da Cultura - Acervo Mcc - vídeo "Dina Martins - parte 1"

No YouTube do Dragão

 

23 de agosto
18h - Museu vai à escola (on-line), com a Vaqueira e Mestra Dina Martins
Em plataforma fechada para inscritos

Inscrições: bit.ly/MVE_dinamartins

 

24 de agosto
18h - Museu vai à escola (on-line), com o Mestre Espedito Seleiro
Em plataforma fechada para inscritos

Inscrições: bit.ly/MVE_ espeditoseleiro

 

27 de agosto

18h - Exposição Mestras e Mestres da Cultura - Acervo Mcc - vídeo com os Mestres José Maurício dos Santos e Francisco Dias de Oliveira - Françuli
No YouTube do Dragão

 

28 de agosto
18h - Exposição Mestras e Mestres da Cultura - Acervo Mcc - vídeo com os Mestres José Maurício dos Santos e Francisco Dias de Oliveira - Françuli
No YouTube do Dragão

Postagens sobre Maria de Lourdes Cândido
No Instagram do MCC (@mcc_dragaodomar)


29 de agosto
18h - Exposição Mestras e Mestres da Cultura - Acervo Mcc - vídeo com o Mestre Espedito Seleiro

No Youtube do Dragão

 

30 de agosto

18h - Museu vai à escola (on-line), com o pesquisador Titus Riedl
Em plataforma fechada para inscritos em plataforma fechada para inscritos
Inscrições: bit.ly/MVE_titusriedl

 

Serviço: Mestras e Mestres da Cultura do Ceará: memória, tradição e identidade
Período: De 22 a 30 de agosto de 2021
Horário: 18h
Exibição: Canal do Dragão no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) e no Instagram do MCC (@mcc_dragaodomar)
Acesso gratuito e livre

 

PARCEIROS