PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
MAC Dragão celebra o Dia Mundial da Fotografia com conversa ao vivo nesta quarta-feira (18)
O Museu de Arte Contemporânea do Ceará, por meio do programa "Ciclo de Conversas", traz os artistas Solon Ribeiro e Maíra Ortins para compartilhar seus processos.
16/08/21 às 19h39

     O Museu de Arte Contemporânea do Ceará, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará que integra o complexo cultural Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e é gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, se prepara para, em breve, retomar as visitas presenciais com todos os protocolos necessários para enfrentamento ao novo coronavírus. Enquanto isso, segue com intensa programação nas suas redes sociais e no canal do Dragão. Em celebração antecipada ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado na próxima quinta-feira (19), o MAC Dragão realiza nesta quarta-feira (18), a partir das 19h, no YouTube do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), mais uma edição virtual do programa "Ciclo de Conversas", que desta vez traz Maíra Ortins e Solon Ribeiro para apresentar os seus processos criativos, num bate-papo mediado pelos arte-educadores Andrea Dalveroni e Antônio Jarbas, integrantes do Núcleo Educativo do Museu. A conversa será acessível em Libras.

     Os artistas convidados trabalham com o entrecruzamento entre a linguagem fotográfica, o cinema, o vídeo, e a performance. Se, por um lado, podem ser apontadas aproximações, são dois artistas cearenses cujas obras apresentam particularidades e que merecem reconhecimento por quem aprecia a Fotografia. Enquanto a obra de Solon se destaca pela proposição de novas narrativas a partir da apropriação de imagens e fotogramas cinematográficos, Maíra Ortins evidencia pesquisas com imigrantes e fotoperformances, trazendo à tona as causas e consequências sociais das migrações pelo mundo.

 

Sobre os convidados


Solon Ribeiro é artista, curador e professor, graduado em Arte e Comunicação com especialização em Fotografia pela L'École Superieure des Arts Decoratifs, Paris, em 1991. Autor dos livros "Lambe­-Lambe: Pequena história da fotografia popular", "Fotografia Contemporânea: Linguagem e Pensamento" e "Perdeu a Memória e Matou o Cinema". Participou de mostras coletivas no Itaú Cultural, em São Paulo (2011); no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (2011); no Museu de Arte Moderna de São Paulo (2007 e 2000); e apresentou individualmente "Quando o cinema se desfaz em fotograma", Fundação Nacional de Artes (Funarte), no Rio de Janeiro (2009). Vive e trabalha em Fortaleza.


Maíra Ortins é artista visual, graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (UFC). De 2005 a 2008, foi diretora da Galeria Antônio Bandeira. Entre 2008 a 2012, foi Coordenadora de Artes Visuais da Secretaria de Cultura de Fortaleza. Participou de vários salões e exposições coletivas e individuais pelo Brasil e exterior. Fez individual em Barcelona e Madrid, Espanha, 2011. Individual em Nurembergue, Alemanha, 2012. Individual em Fortaleza, 2019. Expôs em Havana, Cuba, 2013. Participou da 40ª Bienal de Arte de Cerveira, Portugal, 2018.
 

Andrea Dalveroni é graduanda em Licenciatura Artes Visuais pelo IFCE. Cursou Belas Artes através de bolsa de intercâmbio na instituição canadense College of the Rockies. Atua como arte educadora no MAC Dragão, no qual realiza mediações em língua inglesa, oficinas com pesquisa em memória sensorial/afetiva e pesquisa acessibilidade cultural com foco em audiodescrição. Desenvolve trabalhos com pintura, projetos culturais e audiodescrição. Tem como linha acadêmica e curatorial uma pesquisa sobre Chico da Silva e os Pintores do Pirambu.

Antonio Jarbas é graduando em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Fortaleza. Compõe a equipe de educadores do MAC Dragão.

 

Serviço: MAC Dragão apresenta "Ciclo de Conversas - Dia Mundial da Fotografia", com Solon Ribeiro e Maíra Ortins
Data: 18 de agosto (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso Gratuito
Classificação etária: livre

PARCEIROS