PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar traz discussão sobre tecnologia e arte com falas ao vivo de artistas e pesquisadores do Brasil
Compondo a programação do webinário "Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade", as falas serão ao vivo no Youtube do Dragão.
27/07/21 às 17h04

De 26 a 30 de julho, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido em parceria com Instituto Dragão do Mar, apresenta as falas abertas do webinário "Invenções digitais: mídia, performance e virtualidade" com artistas e pesquisadores que irão discutir sobre tecnologia e os modos de composição em arte. As conversas serão transmitidas ao vivo com mediações da artista visual e arte-educadora Garu e do artista e arte-educador Rodrigo Lopes,no canal do Dragão do Mar no Youtube, sempre às 15h.

 

O artista e curador uruguaio Fernando Velázquez abre a maratona de programação, na terça-feira, com a fala "Rituais da complexidade", que marca o lançamento de seu livro "Ser multimídia: profissão criatividade". A conversa será mediada pela artista e arte-educadora Garu. No encontro, Fernando compartilhará alguns dos eventos e experiências que marcaram as escolhas que o levaram a atuar em diversos campos da arte, da academia, aos palcos, da trajetória individual à curadoria. A conversa contará com intérprete em Libras.

Sobre o artista e pesquisador

Fernando Velázquez (Montevideo-Uruguai, 1970) é artista e curador e sua produção se desdobra em meios, da pintura às novas mídias. Em sua pesquisa explora os dispositivos técnicos como agentes de mediação.

 

Na quarta-feira (28), a artista Paula Trojany traz a temática "Tecnofobia, tecnoprecariedades e tecnodiversidade". A conversa será mediada pela artista e arte-educadora Garu. No encontro ao vivo, a conversa passa por assuntos como "a diluição da noção de tecnologia como prática ligada apenas ao universo digital e contemporâneo'', segundo Paula. A conversa contará com intérprete em Libras.

Sobre a artista:

Paula atua em colaboração com projetos de cinema e artes visuais perpassando ideias de quebra tempo com o passado, presente e futuro, dissidências sexuais e de gênero e processos de racialização no sertão do Brasil. Recentemente vem desenvolvendo ambientes de exposição virtual propondo uma atuação saudável e possível aos trabalhadores da cultura durante a pandemia de covid-19 com propostas que repensam e questionam o lugar do museu e estratégias de acessibilidade artística na web. É estudante de Design Digital na UFC - Quixadá, onde integra grupo de pesquisa em arte, tecnologia, softwares e hardwares livres.

 

Na quinta-feira (29), o coreógrafo, diretor artístico, e performer Alejandro Ahmed traz a fala "Tecnologia como expansão do corpo". Na exposição teórico prática, Alejandro abordará sobre o cultivo da definição de tecnologia como expansão do corpo na pesquisa vinculada ao Grupo Cena 11 Cia de Dança, do Projeto "Teaser para Futuro Fantasma" criado em 2020. A fala ao vivo será mediada pelo artista e arte-educador Rodrigo Lopes. A conversa contará com intérprete em Libras.

Sobre o artista:

Coreógrafo, diretor artístico, e performer do Grupo Cena 11 Cia. de Dança. Coreógrafo autodidata, junto ao Cena 11, promove o desenvolvimento de uma tecnologia de movimento que objetiva produzir uma dança em função do corpo e suas extensões. Um corpo que catalisa através do movimento suas relações com o meio no qual se encontra imerso. As investigações atuais estão situadas em novas definições para o conceito de coreografia. Termos como situação coreográfica, coreografia imaterial e dança generativa nomeiam os campos de interesse aos quais Alejandro Ahmed objetiva atualmente seus procedimentos junto ao Grupo Cena 11 e como performer. As suas novas proposições teórico-práticas estabelecem a tríade correlacional EMERGÊNCIA-COERÊNCIA-RITUAL como guia de suas ações.

 

Na sexta-feira (30), a artista biarritzzz comenta sobre fusão de gêneros e linguagens em "Brincar com cacos olhando pra trás". A artista mostrará trabalhos realizados entre 2017 e 2021 e abordará temas relacionados "à uma contemporaneidade política e estética, como apropriação, remix, pedagogias do meme e arqueologia do presente, a partir da fusão de gêneros e linguagens, sobre um corpo físico e virtual, contrariando a falsa oposição ciência versus magia e ficção versus realidade", adianta. A fala ao vivo será mediada pelo artista e arte-educador Rodrigo Lopes. A conversa contará com intérprete em Libras

Sobre a artista:

biarritzzz (1994, Fortaleza, vive e trabalha em Recife, Brasil) é uma artista transmídia que investiga as interações entre o universo da internet, o mundo das imagens e os corpos não hegemônicos, entendendo as infinitas linguagens a partir dessa intersecção, e suas criptografias, como ferramentas de poder. Em seu trabalho remixa cultura pop, videoarte, política de memes, estéticas de videogame e poesia com as novas mídias. Subvertendo meios, mídias e gêneros, procura em seu trabalho pôr em jogo a falsa questão da tecnicidade x amadorismo / ciência x magia na criação de realidades.


 

Sobre os mediadores:

Garu. Bixa artista visual, arte-educadora e cartomante. Natural de Mirassol - SP, reside atualmente em Fortaleza. Vem investigando em seus trabalhos os campos da pintura, fotografia, modelagem 3D e da realidade virtual como espaços de troca de saberes e de construção de corporalidades monstruosas, realizando também desenvolvimento de websites e plataformas virtuais. É licencianda em Artes Visuais pelo IFCE, integrante da bloca de rua Carnaval no Inferno, ex-educadora no Museu da Cultura Cearense e Museu de Microbiologia do Instituto Butantan.

 

Rodrigo Lopes

Fortaleza (CE), 1995. Vive e trabalha entre Fortaleza e São Paulo. Artista, arte-educador e designer. Graduado (Bacharelado) em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na Universidade Federal do Ceará (UFC) e mestrando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP) com bolsa CAPES - DS. Atualmente, coordena o LAC - Laboratório de Arte Contemporânea.

 
PARCEIROS