PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense discute inclusão de pessoas com deficiência na Universidade nesta quinta-feira (8)
As especialistas Vyna Leite e Fernanda Araújo analisam a atuação de entidades públicas no auxílio de PcDs em suas atividades diárias e acadêmicas.
05/07/21 às 18h54

     Em mais uma ação do Projeto Acesso, o Museu da Cultura Cearense, equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura ligado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e gerido pelo Instituto Dragão, realiza nesta quinta-feira (8), às 15h, no canal do Dragão (youtube.com/dragaodomarcentro), uma conversa ao vivo sobre "Pessoas com Deficiência na Universidade e no Cotidiano". Participam do bate-papo Vyna Leite, coordenadora de Políticas Públicas para as Pessoas Idosas e as Pessoas com Deficiência do Ceará, e a Profa. Fernanda Araújo, diretora da Secretaria de Acessibilidade da Universidade Federal do Ceará. A conversa será mediada por Carlos Viana, jornalista e integrante do Projeto Acesso do MCC, e contará com intérpretes de LIBRAS pela Central de Intérpretes de Libras do Ceará.

     A live será realizada com o objetivo de discutir como as entidades públicas vêm, ao longo dos anos, auxiliando as pessoas com deficiência em suas atividades diárias e acadêmicas. 


 

Sobre as debatedoras

 

Vyna Leite é fisioterapeuta, especialista em Saúde Pública e Saúde do Idoso; licenciada plena em Biologia; especialista em Processos Educacionais da Saúde e Metodologias Ativas; Mestre em Saúde Pública pela UECE e doutoranda em Saúde Pública pela UFC. Tem experiência na assistência ao idoso, como docente da Universidade Federal do RN e pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês; Referência do Ministério da Saúde nos Programas Rede Cegonha e Mais Médicos.  Atualmente é coordenadora de políticas públicas para as pessoas idosas e pessoas com deficiência da Secretaria de Proteção Social e Direitos Humanos do Ceará e Presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso - CEDI Ceará.

 

Fernanda Cláudia Araújo da Silva é professora da Universidade Federal do Ceará desde 1996, lotada no Departamento de Direito Público da Faculdade de Direito. Mestre em Direito e doutoranda pela Universidade de Lisboa. Atualmente, é diretora da Secretaria de Acessibilidade na UFC.

 

Sobre o mediador

Carlos Viana é graduado em comunicação social pela Faculdade Cearense, membro do Projeto Acesso do MCC e integrante do GT de Cultura do Acesso da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará e repórter do Grupo de Comunicação O POVO.

 

Serviço: Live "Pessoas com Deficiência na Universidade e no Cotidiano"
Data: 8 de julho de 2021 (quinta-feira)
Horário: 15h
Exibição: canal do Dragão do Mar no YouTube (Youtube.com/dragaodomarcentro)
Acessível em Libras

PARCEIROS