PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar abre inscrições para formação gratuita de professores em projetos de educação patrimonial
Museu da Cultura Cearense apresenta programa formativo a partir da exposição recém-reformada Vaqueiros. As inscrições podem ser realizadas até esta quarta-feira (24).
23/03/21 às 10h02

     Na próxima quarta-feira (24), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), realiza mais uma edição do projeto Museu vai à Escola online, em edição especialmente voltada para os professores do ensino básico. Educadores interessados em participar podem se inscrever até as 12h da data da formação, no site do Dragão (www.dragaodomar.org.br) ou pelo link bit.ly/museuonlineparaprofessores. As inscrições são gratuitas, limitadas a 50 vagas. Inscritos com participação comprovada receberão certificado.

     Com tradição na educação patrimonial de estudantes a partir do projeto Museu vai à Escola, o Núcleo Educativo do MCC agora se volta para os professores, para quem fará uma apresentação sobre a exposição Vaqueiros, recentemente restaurada, e que será reaberta ao público, inicialmente de forma virtual, até que a circulação de público seja possível. Também será apresentada a dinâmica de funcionamento do projeto Museu vai à Escola, por meio do qual os educadores do museu realizarão futuras ações virtuais com estudantes e professores de série e disciplinas diversas, bem como disponibilizado material educativo para suporte às atividades propostas a partir da exposição.

     Com mais de um milhão de passantes ao longo dos seus 20 anos de inauguração, Vaqueiros continua a ser destacado ponto de visitação do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, conduzindo o público a uma imersão pelo universo do vaqueiro, pelas memórias, pela religiosidade e pela vida desse personagem típico do sertão. Após fechamento para reforma, a exposição foi reestruturada e está pronta para ser reaberta ao público. Enquanto for necessário o isolamento social para enfrentamento ao novo coronavírus, o acesso à mostra será mediado pelos programas educativos e de acessibilidade que compõem a programação do Museu.

     "A proposta tem como meta transversalizar os conteúdos, como determina a própria Base Nacional Comum Curricular, traçando, assim, um caminho mais plural entre as disciplinas, e promovendo o diálogo com disciplinas de diversas áreas do espectro estudantil", explica Ícaro Souza, coordenador do Núcleo Educativo do MCC.

 

Sobre os ministrantes

     
Ícaro Souza é coordenador do Núcleo Educativo do Museu da Cultura Cearense. Tem longa experiência como mediador cultural, desenvolvimento de ações de educação patrimonial, projetos educativos e organização de programações para públicos diversos no museu. Produziu textos para os cadernos de mediação e acessibilidade da exposição Vaqueiros, além de orientar processos formativos e o desenvolvimento de mediações para a exposição.


Kauan Pirani é artista visual, arte-educadore e cartomante. Trabalha atualmente como educadore no Museu da Cultura Cearense e é Licenciande em Artes Visuais pelo IFCE. Trabalha a linguagem oracular e seus usos nos processos de arte-educação e de criação poética, analógicas e digitais. Vem investigando em seus trabalhos os campos da realidade virtual e da realidade aumentada como espaços de troca do que é invisível e de construção de corporalidades monstruosas.
Renata Frota é artista visual, estudante de Artes Visuais no Instituto Federal do Ceará - IFCE - e educadora do MCC.


João Paulo Lima é graduando em História pela Universidade Estadual do Ceará - UECE - e educador no Museu da Cultura Cearense.

 

 

O Projeto Museu vai à Escola
 

     O Museu vai à Escola é um projeto educativo do Museu da Cultura Cearense (MCC) criado em 2010, com objetivo de proporcionar intercâmbio com as instituições educacionais do Estado, a partir do movimento de deslocamento do museu, utilizando o patrimônio cultural como suporte ao processo educativo e ao desenvolvimento sociocultural.

     Com o Museu vai à Escola, o MCC realiza atividades transversais que levam a educação patrimonial para dentro da sala de aula, complementando-se com outra ação que se dá no próprio museu. Em virtude da pandemia, o projeto foi adaptado para o ambiente virtual.

 


Serviço: Dragão do Mar abre inscrições para o projeto O Museu Vai à Escola (online) - Edição para Professores

Inscrições até as 12h do dia 24: bit.ly/museuonlineparaprofessores
Vagas: 50 participantes

Público-alvo: Professores do ensino básico

Oficina

Data: 24 de março de 2021 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Sala virtual no Google Meet para inscritos
Duração: 2h
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

PARCEIROS