PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar estreia shows inéditos de André Mehmari e Getúlio Abelha neste final de semana
Gravadas no Teatro Dragão do Mar, no início deste mês, sem público, apresentações trazem novidades dos artistas.
09/03/21 às 20h36

André Mehmari apresentará clássicos de Noel Rosa e improvisos
 

     Dando continuidade à programação de ações de difusão e formação do programa Na Rede com Dragão, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura estreia, neste final de semana, apresentações musicais inéditas do consagrado pianista André Mehmari e do talentoso e irreverente Getúlio Abelha. Preservando os protocolos sanitários para enfrentamento ao novo coronavírus, sem público, os espetáculos foram gravados no início deste mês e agora serão exibidos no canal do Centro Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro), a partir das 19h. No sábado (13), Getúlio Abelha apresentará "A Tempestade", show que reserva novidades para o público. No domingo (14), André Mehmari traz "Estrela da Manhã", recital de piano solo do seu mais recente projeto. 

 

 Getúlio Abelha por Sillas h.

     Vencedor da categoria "Revelação" no Prêmio Dynamite de Música Independente, no ano passado, Getúlio traz, em "A Tempestade", além dos seus próprios sucessos, canções românticas e clássicos do forró das antigas repaginados com sua interpretação. Entre as novidades, o artista inclui uma canção inédita, que compõe seu primeiro álbum autoral, com previsão de lançamento no primeiro semestre deste ano, além da participação especial de Angel History, conhecida por suas versões eletrônicas para forrós de sucesso. O cantor faz uma apresentação com formação reduzida, mas não menos divertida e performática ao lado de Guilherme Mendonça na bateria e máster, Bruno Rafael na guitarra e que conta com a iluminação de Felipe Querino.
     Um dos maiores expoentes da música instrumental brasileira, Mehmari apresentará, no show "Estrela da Manhã", álbum homônimo que lançou recentemente, com sucessos de Noel Rosa, a quem o pianista-compositor homenageia com releituras e a partir das quais cria pequenas crônicas brasileiras. Além de clássicos do sambista, Mehmari incluirá no repertório improvisos a partir de músicas pedidas pelo público nas redes do Dragão.


Sobre os artistas
 

     Dos bares e inferninhos da cena alternativa de Fortaleza, no Ceará, Getúlio Abelha, que é natural de Teresina, no Piauí, furou a bolha da cena musical local em 2017 e vem avançando por todo o país como um rastro de fogo - colorido - que carrega em si todas as cores da diversidade musical brasileira. Neste período, Getúlio começou a circular com o seu show 'Corta Fogo', quando passou por vários eventos importantes que destacaram a sua capacidade performativa, alavancado pelo sucesso nas redes de seus videoclipes auto-produzidos 'Laricado' (2017), 'Tamanco de Fogo' (2018), 'Aquenda' (2019) e 'Sinal Fechado' (2020). Ele incendiou plateias em festivais como Rec-Beat (Recife/PE), Maloca Dragão (Fortaleza/CE), BR 135 (São Luís/MA), Se Rasgum (Belém/PA), Parada do Orgulho LGBT (Teresina/PI), SIM São Paulo e Virada Cultural, na capital paulista. O trabalho de Getúlio Abelha transita livremente entre o forró tradicional, o pop (com atitude punk) e o eletrônico, com claras influências que vão desde a banda Calcinha Preta a David Bowie. Questões atuais, políticas, corpos, gênero e críticas ao conservadorismo estão presentes através da música, dança, figurinos e audiovisual do artista.

     Atualmente, além de estar produzindo seu álbum de estreia, 'Marmota', Getúlio Abelha tem participado de várias lives, incluindo a gravação de um DVD, e também de uma apresentação na edição virtual do renomado festival Rec-Beat. Ainda no ano passado, lançou os singles 'Vá se Lascar!' e 'Sinal Fechado'.
 

     André Mehmari conquistou notoriedade ao vencer, em 1998, a primeira edição do Prêmio Visa de MPB. Duas vezes indicado ao Grammy Latino, apontado como um dos mais originais e completos músicos da cena brasileira atual, conhecido por transcender com elegância e brilhantismo gêneros e barreiras estilísticas. André teve suas composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais e de câmara.    
Participou como solista em importantes festivais de jazz, como o Chivas Jazz, o Heineken Concerts, TIM Festival, Spoleto Festival USA (André Mehmari Trio), Juan Les Pins (França), Umbria Jazz (Itália) além de fazer inúmeras turnês nos EUA, Europa e Japão. Atuou com pianista ao lado de Antônio Meneses, Maria Bethânia, Milton Nascimento, Sérgio Santos, Ná Ozzetti, Guinga, Mônica Salmaso, Mário Laginha, Maria João Grancha, Toninho Horta, Flávio Venturini e Alaíde Costa, entre outros nomes de destaque do cenário nacional e internacional.



Serviço: #NaRedeComDragão apresenta Getúlio Abelha e André Mehmari
Horário: 19h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Getúlio Abelha com "A Tempestade"
Data: 13 de março de 2021 (sábado)
André Mehmari com "Estrela da Manhã"
Data: 14 de março de 2021 (domingo)
 

PARCEIROS