PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Mostra Retroexpectativa chega aos seus últimos dias com dez filmes em cartaz
Sétima edição da mostra do Cinema do Dragão segue até quarta-feira (3) trazendo obras aclamadas do ano passado, clássicos e filmes inéditos.
01/02/21 às 16h28

Iniciada no último dia 21 de janeiro, a 7ª edição da Mostra Retroexpectativa continua até a próxima quarta-feira (3) trazendo filmes aclamados pelo público em 2020, além de clássicos e de filmes inéditos no Ceará. A Mostra acontece na sala 2 do Cinema do Dragão, com ingressos à venda na bilheteria do cinema ou no site Ingresso.com (https://www.ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao?city=fortaleza). Às terças, as sessões têm valor reduzido a R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).

 

Durante esta semana, nove sessões exibirão oito longas-metragens e dois médias-metragens. A grade de programação será composta por quatro filmes na faixa Retrospectiva, cinco filmes na faixa Expectativa e um clássico.

 

Segundo Pedro Azevedo, curador do Cinema do Dragão, a Mostra já chegou a alcançar um público total de mais de 5000 espectadores em edição anterior. Em respeito aos protocolos sanitários, este ano o Cinema trabalhará com um público bem reduzido, com ocupação de até no máximo 35% da capacidade da sala, como forma de manter a tradição da Mostra, mas preservando a saúde dos frequentadores e dos profissionais do Cinema. 

 

Além da ocupação reduzida e distanciamento social entre os ocupantes, o Cinema do Dragão mantém os demais protocolos de biossegurança previstos pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará, como a aferição de temperatura na entrada, a disponibilização de álcool em gel, distanciamento na fila da bilheteria, venda de ingressos online na plataforma Ingresso.com e sanitização da sala no intervalo entre as sessões.

 

Confira as fichas técnicas dos filmes e a programação completa abaixo:

 

MULHER OCEANO (Brasil, 2020)


Direção: Djin Sganzerla // 99 minutos // DCP 2K // 14 anos


Sinopse: Ao se mudar para Tóquio, uma escritora brasileira se dedica a escrever seu novo romance, instigada por suas experiências no Japão e por uma das últimas cenas que presenciou no Rio de Janeiro: uma nadadora de travessia oceânica rasgando o horizonte com vigorosas braçadas em mar aberto. Essas duas mulheres aparentemente não compartilham nenhuma conexão, até que suas vidas começam a interferir uma na outra, estranhamente ligadas pelo mar. Hannah, a escritora, mergulha em uma jornada de autodescoberta no Japão, enquanto Ana, a nadadora no Rio, estranhamente tem seu corpo transformado em uma espécie de Oceano interior.


Programação:
Dia 01/02 às 15:35h

 

 

OS MELHORES ANOS DE UMA VIDA (França)


Direção: Claude Lelouch // Ficção // 84 min // 12 anos


Sinopse: Eles se conheciam há muito tempo: um homem e uma mulher, cujo romance deslumbrante e inesperado, capturado no icônico filme Um Homem, Uma Mulher, de 1966, revolucionou a compreensão do amor. Hoje, o ex-piloto de corridas parece perdido nos caminhos de sua memória. Para ajudá-lo, seu filho procura a mulher que seu pai não foi capaz de manter, mas sobre quem ele fala constantemente. Anne, então, se reúne com Jean-Louis e sua história começa onde eles terminaram?


Programação:
Dia 01/02 às 17:45h

 

 

CONTO DE VERÃO (França, 1996)


Direção: Eric Rohmer // Ficção // 120 min // 14 anos


Sinopse: Gaspard vive reclamando que sua vida é uma chatice, que nunca lhe acontece nada de emocionante. Estudante, está em férias de verão, mas a folga já começou mal. Ele viajou para Dinard, onde espera a chegada de Léna, por quem ele se diz apaixonado. Enquanto ela não vem - e ele não está mesmo certo de que ela virá - passa muito tempo em companhia de Margot, estudante que trabalha como garçonete. Margot tem o dom de fazê-lo falar e ele sente tão bem com ela que pensa em dedicar-lhe uma música que está compondo. Uma noite, Margot leva-o a uma discoteca, onde ele conhece Selene. Seu coração balança pela bela morena e ele lhe oferece a sua canção. Decide, também, acompanhar Selene a outra cidade para terminar as férias. Margot fica com ciúme, pois ele havia feito com ela também planos de outra viagem. A chegada, afinal, da esperada Léna vem complicar ainda mais o dividido Gaspard. Agora, coisas de mais estão lhe acontecendo e todas de uma vez.



Programação:
Dia 01/02 às 19:45h

 

 

ONTEM HAVIA COISAS ESTRANHAS NO CÉU (Brasil)


Direção: Bruno Risas // Ficção // 110 min // 12 anos


Sinopse: Uma família vive em crise quando o pai fica desempregado e eles são obrigados a se mudar para uma velha casa no interior de São Paulo. Em meio a brigas, a avó adoecendo e problemas financeiros, eles seguem vivendo, enfrentando as dificuldades do cotidiano. Certo dia, a mãe é abduzida, mas a vida continua como se nada tivesse acontecido.

 


Programação:
Dia 02/02 às 15:10h

 

 

VAGA CARNE (Brasil)


Direção: Grace Passô e Ricardo Alves Jr. // Ficção // 45 min // 12 anos


Sinopse: Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.

 

 

SETE ANOS EM MAIO (Brasil)


Direção: Affonso Uchôa // Ficção // 43 min // 12 anos

 

Sinopse: Em uma noite de Maio, sete anos atrás, Rafael chegava em casa depois do trabalho. Quando abria o portão, alguém chamou seu nome. Ele olhou pro lado e viu pessoas que não conhecia. Rafael saiu da sua casa carregado pelos desconhecidos e nunca mais voltou. Desde então ele vive como se aquela noite nunca tivesse terminado.


Prograação:
Dia 02/02 às 17:40h

 

 

VITALINA VARELA (Portugal/Cabo Verde)

 

Pedro Costa // Ficção // 124 min // 14 anos 

 

Sinopse: Vitalina Varela, 55 anos, cabo-verdiana, chega a Portugal três dias depois do funeral do marido. Há mais de 25 anos que Vitalina esperava o seu bilhete de avião.


Programação:
Dia 02/02 às 19:40h

 

 

QUERÊNCIA (Alemanha / Brasil)


Direção: Helvécio Marins Jr. // Ficção // 90 min // 12 anos


Sinopse: Marcelo é um cowboy de uma fazenda que usa seu tempo livre para executar sua verdadeira paixão: locutor de rodeio. Um dia, ao voltar para casa, ele se depara com um homem armado que quer roubar seus gados, e seu cavalo Appaloosa. Traumatizado, ele recorre à irmã Márcia, que mora no Rio de Janeiro, para ajudá-lo a superar o acontecimento.


Programação:
Dia 03/02 às 15:30h

 

 

PARTIDA (Brasil)


Direção: Caco Ciocler // Documentário // 93 min // 14 anos


Sinopse: Diante do resultado da última eleição no Brasil, uma atriz decide candidatar-se ela mesma à presidência da república e juntar-se a uma trupe numa viagem apaixonada em defesa de uma utopia: tentar passar a virada do ano nos braços de sua maior inspiração política, o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica.


Programação:
Dia 03/02 às 17:40h

 

 

DENTE POR DENTE (Brasil)


Direção: Julio Taubkin, Pedro Arantes // Ficção // 85 min // 14 anos


Sinopse: Ademar (Juliano Cazarré) trabalha em uma empresa de segurança particular que atua junto a uma incorporadora imobiliária. Quando seu sócio Teixeira desaparece, ele se vê implicado em um mistério com raízes mais profundas. Para complicar, Ademar está tendo sonhos estranhos com dentes - e toda vez que isso acontece, pessoas ao seu redor aparecem mortas. Para interromper esse ciclo, Ademar precisa entender o que está acontecendo e qual o seu papel nesta trama sombria.


Programação:
Dia 03/02 às 19:40

PARCEIROS