PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Teatro infantil é atração do Férias no Dragão deste domingo (24)
"O Sr. Ventilador", do grupo Bagaceira de Teatro, convida o público a uma tocante reflexão sobre a amizade e a solidão provocada pelas novas tecnologias.
22/01/21 às 12h30

"O Sr. Ventilador", foto de Pamela Soares
 

     Outra atração imperdível do Férias no Dragão para curtir em família neste domingo (24) é o espetáculo "O Sr. Ventilador", do grupo Bagaceira de Teatro, que será exibido , a partir das 18h, no canal do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro). 
      Com 57 minutos de duração, a peça tem como enredo a divertida relação entre dois personagens: um gerente de escritório e o seu funcionário mais antigo, que é também um grande amigo, o Sr. Ventilador. Encarregado dos serviços gerais, o Sr. Ventilador é mais que um objeto comum. Ele serve café, cuida da limpeza, organiza documentos e, claro, também apronta muitas aventuras e trapalhadas entre uma tarefa e outra.
     Com as engrenagens cada vez mais desgastadas pelo tempo, o Sr. Ventilador observa novos e modernos objetos aparecendo no escritório a todo momento. O que irá acontecer com ele, um utensílio tão antigo, a partir da incontrolável chegada das novas tecnologias? Como ficará a relação do Sr. Ventilador com seu grande amigo, o gerente, cada vez mais seduzido pela individualidade dos cliques, telas e máquinas digitais?
     Essas e outras questões levam o espectador a repensar suas relações de amizade e de relação com as novas tecnologias. 
      O Sr. Ventilador é o mais recente trabalho do Grupo Bagaceira para crianças e representa um aprofundamento do coletivo na pesquisa da arte para a infância. Trabalhando com espetáculos para os pequenos desde 2002, quando estreou Os Brinquedos no Reino da Gramática, o grupo vem se dedicando sempre a montagens do gênero, já tendo realizado também as peças: Tá Namorando! Tá Namorando! (2006) e O Pequeno Casaco Solitário (2014). 

Acesse o link e ative o lembrete para não perder a apresentação:

 




Ficha Técnica O Sr Ventilador
Roteiro e Direção: Yuri Yamamoto
Elenco: Ricardo Tabosa e Yuri Yamamoto
Assistência de direção: Rafael Martins
Cenário e figurinos: Yuri Yamamoto
Iluminação: Tatiana Amorim
Montagem e operação de luz: Ciel Carvalho e Tatiana Amorim
Operação de som: Rogério Mesquita
Direção de produção: Rogério Mesquita
Comunicação: Ricardo Tabosa
Design gráfico: Darwin Marinho
Secretária: Carla Sousa
Classificação indicativa: 10 anos
 

Sobre o grupo
 

     O Grupo Bagaceira é uma companhia de teatro experimental que, através de espetáculos autorais, vem construindo uma linguagem cênica peculiar. Misturando referências plurais de forma inusitada, o Bagaceira conseguiu associar suas provocações conceituais a uma troca potente com a plateia, conquistando, assim, respeito de público e crítica. Desde o surgimento, em 2000, o grupo mantém uma produção ininterrupta, construindo desse modo um repertório diversificado (espetáculos adultos, para crianças, para palco ou rua), com peças que se mantêm em atividade por diversos anos. 

     Sediado em Fortaleza (CE), na Casa da Esquina, o Bagaceira divide sua agenda de apresentações, ensaios e demais compromissos com o tempo para a livre criação, de onde podem surgir novas ideias, textos, cenas e até mesmo projetos em outras áreas, como o audiovisual, ultrapassando a fronteira entre o teatro e outras linguagens artísticas. Algumas das obras criadas ao longo desses 19 anos de história são: as peças Lesados, O Realejo, Meire Love, A Mão na Face, Interior, Fishman; os infantis O Pequeno Casaco Solitário, O Sr. Ventilador; os curtas-metragens On My Own, Ao Vento e o longa-metragem Inferninho (coprodução com Marrevolto Filmes e Tardo Filmes, o longa já circulou em festivais por todo o Brasil e por países como Holanda, Inglaterra, Portugal, Espanha, Alemanha, Uruguai, Argentina).

 

Serviço: Férias no Dragão apresenta "O Sr. Ventilador", com grupo Bagaceira de Teatro
Data: 24 de janeiro de 2021 (domingo)
Horário: 18h
Local: Canal do Dragão do Mar no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 57 minutos
Livre

PARCEIROS