PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Museu da Cultura Cearense segue com ações formativas em cultura e sociedade
Com 4 oficinas, lançamento de videopesquisa e live, ações formativas perpassam temas como cultura alimentar, memória, arte, cultura, patrimônio cultural e combate a transfobia.
14/12/20 às 14h01

Rodrigo Lopes abre semana de formação com a oficina "Álbum de família na arte contemporânea cearense"

 

     O Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, por meio do Museu da Cultura Cearense (MCC), inicia mais uma semana de formação gratuita, trazendo até o fim desta semana lives, oficinas e o lançamento de videopesquisa. A participação é gratuita, sendo necessário realizar inscrição para as oficinas. As inscrições podem ser feitas no site do Dragão do Mar e nos links indicados a seguir.

     De acordo com Ícaro Souza, coordenador do Núcleo Educativo do MCC, a programação foi pensada com vistas a preparar a equipe e o público do museu a atualizar e renovar reflexões, metodologias e práticas.

     Abrindo a série de oficinas da semana, sempre das 15h às 17h, nesta terça (15), o Museu inicia a oficina "Álbum de família na arte contemporânea cearense", que será ministrada também na quarta (16), com Rodrigo Lopes. Tomando a memória como percurso educativo, a oficina propõe uma cartografia das memórias dos álbuns de família dos participantes. Serão investigadas noções de voz, arquivo e memória a partir de um recorte da produção de artistas e curadoras/es contemporâneas/os no Ceará.

     Na quarta (16) e sexta (18), acontecerá a oficina "Do filme etnográfico às produções compartilhadas e participativas", que será ministrado pelo documentarista Erick Sousa. A oficina tem como objetivo a reflexão histórica sobre o processo de inserção e popularização da prática da produção do vídeo etnográfico na história de patrimonialização nos territórios indígenas, com foco nas experiências do nordeste brasileiros.

     Na quinta (17), das 15 às 17h, será a vez da professora Lara Gomes ministrar oficina sobre  "Comunidade e Cultura Surda: histórias, lutas e slam", através da qual abordará as histórias e lutas das ativistas surdas.

     Ainda na quinta (17), a partir das 18h, o Museu da Cultura Cearense lançará o documentário "Memória com afeto", videopesquisa etnográfica realizada por meio do Projeto Comida Ceará.

     Na sexta (18), a partir das 19h, as pesquisadoras Valéria Laena, Vládia Lima, Fátima Farias e Magda Mota debatem ao vivo o tema "Comida no museu: cozinhas da escassez na cultura alimentar". A equipe de pesquisadoras do projeto "Comida Ceará" falará sobre a cultura alimentar no universo museológico.

     Encerrando a programação formativa da semana, no sábado (19), das 14h às 17h, o Coletivo Transpassando conduzirá a oficina "Ex-crê-vi-ver: Arte, cultura e combate à transfobia". Que histórias transpassam nossa existência? Onde as minhas memórias encontram as suas? Como a criatividade pode nos unir mesmo em tempos de distanciamentos sociais e desrespeitos existenciais? A partir desses e de outros questionamentos, o coletivo convida os participantes a redescobrirem a escrita da sua própria história.

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

15 e 17 de dezembro (quinta-feira)

Oficina "Álbum de família na arte contemporânea cearense", com Rodrigo Lopes 
Data: 15 e 17/12/2020
Duração: 2 h/dia
Horário: Das 15h às 17h na terça e das 16h às 18h na quinta
Local: sala virtual no Google Meet (link encaminhado via e-mail aos/às participantes)
Inscrições: até 15 de dezembro no site do Dragão do mar e no link bit.ly/albumdefamilianaartecontemporaneacearense
Vagas: 15
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

Oficina "Do filme etnográfico às produções compartilhadas e participativas", com Erick Sousa
Data: 16 e 18/12/2020
Duração: 2 h/dia
Horário: 15h às 17h
Local: Google Meet (link enviado via e-mail aos participantes)
Inscrições: até 16/12/2020 no link: bit.ly/filmeetnografico
Vagas: 10 participantes
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

17 de dezembro (quinta-feira)


Oficina "Comunidade e Cultura Surda: histórias, lutas e slam", com Lara Gomes
Duração: 2 h
Horário: 15h às 17h
Local: Google Meet (link para os/as inscrites por e-mail)
Inscrições: Até 16/12 pelo link bit.ly/culturasurdaeslam
Vagas: 10
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

Lançamento "Memória com afeto" - Vídeo pesquisa etnográfica (Projeto Comida Ceará)
Horário: 18h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro) @mcc_dragaodomar
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

18 de dezembro (sexta-feira)

Live "Comida no museu: cozinhas da escassez na cultura alimentar", com Valéria Laena, Vládia Lima, Fátima Farias e Magda Mota
Duração: 2 h
Horário: 19h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação etária: Livre
Acesso Gratuito

 

19 de dezembro (sábado)

Oficina "Ex-crê-vi-ver: Arte, cultura e combate à transfobia", com Luan Alex, Rivka Mendes, Lukresya Nascimento e Paulo W Lima
Realização: MCC e Coletivo Transpassando
Duração: 3 horas
Horário: de 14h às 17h
Local: Google Meet (link enviado via e-mail aos/as participantes)
Inscrições: De 14 a 18/12 (até o meio dia) via formulário em bit.ly/excreviver
Vagas: 30 participantes
Classificação etária: Livre

 

 

Sobre os ministrantes

Rodrigo Lopes é artista, arte-educador e designer. Investiga relações entre álbum de família, gênero e sexualidade no Mestrado em Artes e Educação pela Universidade Estadual Paulista.

Erick Sousa é realizador audiovisual, documentarista, membro do coletivo Entre Olhos. Mestre em Antropologia (UFPE) com pesquisa voltada para a produção audiovisual no contexto étnico e em contextos de periferias urbanas, tendo desenvolvido oficinas em espaços formativos com a ferramenta do audiovisual com populações indígenas, comunidades de assentamento e periferias urbanas no Nordeste.

Lara Gomes é professora, educadora, contadora, tradutora/intérprete e ela realiza workshops sobre sua experiência profissional e sobre a cultura e comunidade surda nas faculdades e instituições em cursos livres. É integrante do coletivo de artistas e educadores Corposinalizante (corpo-sinalizante.blogspot.com) e assistente de palco do Slam do Corpo. Formada em Ciências Biológicas/UCSAL em Salvador-Bahia, pós-graduada em Libras e Educação para Surdos/UNINTER em São Paulo-SP, pós-graduada em Gestão Cultural Contemporânea/Itaú Cultural e Mestranda em Educação: Currículo/PUC-SP).

Valéria Laena é historiadora e colaboradora do Museu da Cultura Cearense; desenvolve pesquisas relacionadas a bens culturais materiais e imateriais no estado e produção de documentários que valorizam a criação artesanal e artística de anônimos e mestres de ofícios; idealizadora do Projeto Comida Ceará, coordenadora da pesquisa de campo e organização dos acervos desse projeto para fins de exposições, documentários, seminários e publicações);

Vládia Lima é engenheira de alimentos, atuante na área de assistência técnica e extensão rural junto agricultura familiar, agroecológica e orgânica. Pesquisadora e colaboradora da Pesquisa Comida Ceará);

Fátima Farias é doutora em Sociologia e professora da UECE; Pesquisa as relações entre comida, cultura e lugar);

Magda Mota colaboradora do Núcleo de Conservação e Documentação do Museu da Cultura Cearense/CDMAC).

Luan Alex é artista de rua, poeta circense, criador da Bicircoteca, integrante do Coletivo Transpassando.

Rivka Mendes é judia, sapatrans, poeta, tradutora, editora. Integrante do transpassado.

Lukresya Nascimento é travesti, preta periférica, maquiadora, colaboradora do coletivo Transpassando, bolsista do Bolsa Jovem.

Paulo W Lima é arte-educador, produtor cultural, mestre em Filosofia, integrante do Coletivo Transpassando e do Coletivo Kintal de Afetos.

 

Serviço: Museu da Cultura Cearense realiza Semana de Formação em Arte e Cultura
Período: 15 a 19 de dezembro
Horários diversos
Acesse a programação completa no site do Dragão do Mar: www.dragaodomar.org.br
Acesso Gratuito e Acessível em Libras

PARCEIROS