PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Julia Henning ministra fala aberta sobre arte circense no canal do Dragão do Mar, nesta terça (15)
Fala da pesquisadora contará com mediação do artista cearense Edmar Cândido.
14/12/20 às 12h33

     Após ministrar o minicurso gratuito "Desenhando Poéticas Circenses no Plural", a artista circense Julia Hennning encerrará o ciclo de falas abertas do Conecta SET, nesta terça-feira (15), a partir das 10h, no canal do Dragão do Mar no YouTube (www.youtube.com/dragaodomarcentro). No encontro virtual,a convidada falará sobre "Circos no Plural", onde discorrerá sobre as voltas, os voos e as contorções das ideias que andou pesquisando na sua itinerância entre o picadeiro, a academia e a sala de ensaio. A conversa contará com mediação do artista Edmar Cândido, do grupo Fuzuê. 

     No bate-papo, os convidados provocarão reflexões sobre a arte circense. A ação formativa é fruto de parceria entre o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura e a Fundação Amigos do Theatro José de Alencar, e conta com apoio da Escola Porto Iracema das Artes.

 

Sobre os participantes

 

     Julia Henning é artista circense e de tudo um pouco no coletivo Instrumento de Ver. Quando não está em cena, pendurada ou caminhando em garrafas, está dirigindo, produzindo, pesquisando, captando, escrevendo ou pensando sobre circo. Nos últimos anos vem se dedicando ao estudo e prática de dramaturgias específicas das artes circenses. Mestre em Artes Cênicas na Universidade de Brasília onde investigou a intermedialidade em poéticas circenses contemporâneas. Foi para terras distantes realizar a formação em Dramaturgia Circense pelas escolas ESAC (Bélgica) e CNAC (França). É especialista em Gestão Cultural pelo SENAC e formada em Psicologia pela Universidade de Brasília. 



     Edmar Cândido é artista circense, bailarino, intérprete criador, formado pelo Curso de Arte Dramática da Universidade Federal do Ceará (UFC) e Aperfeiçoamento Técnico em Artes Circenses - Escola Nacional de Circo do Rio de Janeiro (ENC). Participou da IV Turma do Curso Técnico em Dança do SENAC e Porto Iracema das Artes, em 2015, Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes, em 2016 e formando em Educação Física pela Universidade Estácio  de Sá. Participou de intercâmbios artísticos na Argentina, Colômbia, Cabo Verde, Alemanha, França e Espanha. Em 2017, participou do projeto Palco Giratório 2017 com o espetáculo autoral Palafita e Desistência Poética. Desde 2006 dirige o coletivo Fuzuê e integra a diretoria da associação cultural Artelaria Produções. Atualmente integra a equipe de coordenação e quadro de professores do projeto de Formação Circense "Colaboratório em Artes Circenses" em Fortaleza, elaborado por via da parceria entre Artelaria Produções, Galpão da Vila e Grupo Fuzuê.
 

 

Sobre o Conecta SET

     O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

Serviço: Fala aberta "Circos no Plural", com Julia Henning e mediação de Edmar Cândido
Dia: 15 de dezembro
Horário: 10h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Duração: 60 min
Classificação: Livre

PARCEIROS