PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Diretora e pesquisadora Janaina Leite ministra fala aberta sobre "Documento, memória e autobiografia na cena contemporânea"
Fala permanecerá disponível canal do Dragão no Youtube por apenas 24h.
14/12/20 às 11h33

     Encerrando sua participação na faixa de formação do Conecta SET, após ministrar o minicurso gratuito "Dramaturgias Híbridas e Performativas" para inscritos, a atriz, diretora e pesquisadora Janaina Leite realizará uma fala aberta sobre "Documento, memória e autobiografia na cena contemporânea", nesta segunda-feira (14), às 16h30, no canal do Dragão do Mar no Youtube (youtube.com/dragaodomarcentro). A transmissão, indicada para maiores de 18 anos, permanecerá disponível por apenas 24 horas. 

     Na fala, a convidada compartilhará sua pesquisa prática e teórica sobre os teatros do real, abordando aspectos como o trabalho sobre arquivos, a noção de testemunho e os polêmicos debates em torno da autorrepresentação e da autoficção. Essa é a base de uma pesquisa extensa que Janaina realiza tanto em nível acadêmico quanto artístico, culminando em espetáculos como Festa de Separação: um documentário cênico, Conversas com meu pai e o mais recente Stabat Mater (Shell dramaturgia 2019) e na escrita do livro Autoescrituras performativas: do diário à cena, publicado pela Editora Perspectiva.

 

Sobre a convidada

     Janaina Leite é atriz, diretora e dramaturgista. É uma das fundadoras do premiado Grupo XIX de Teatro de São Paulo. Já se apresentou em países tais quais França, Alemanha, Portugal, Cabo Verde, Inglaterra e México. Pesquisa sobre o documentário e o uso de material autobiográfico em cena. É doutoranda pela Escola de Comunicação e Artes da USP e autora do livro "Autoescrituras performativas: do diário à cena" (Editora Perspectiva). Atua na orientação de oficinas, cursos e palestras por todo o Brasil. Recentemente, também esteve como palestrante convidada no Conservatório Nacional de Teatro de Paris, na Universidade Sorbonne Nouvelle Paris 3,  na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo no Porto e na Escola Superior de Cinema e Teatro em Lisboa. Atua também em curadoria, como no Festival Nacional de São José do Rio Preto e no Edital dramaturgia em pequenos formatos do Centro Cultural São Paulo. Na Mostra Internacional de São Paulo (MIT-Sp) 2020, principal festival internacional do país, teve seu espetáculo "Stabat Mater" selecionado para a plataforma BR de internacionalização e foi escolhida como "pesquisadora em foco", com várias ações do festival destinadas à sua pesquisa.

 

Sobre o Conecta SET

     O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.

 

Serviço: Conecta SET - Formação apresenta a fala aberta "Documento, memória e autobiografia na cena contemporânea", com Janaina Leite
Dias: 14 de dezembro
Horário: 16h30
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Classificação: 18 anos
Duração: 40 min

PARCEIROS