PROGRAMAÇÃO
PROGRAMAÇÃO
Notícias
Dragão do Mar inicia minicurso gratuito sobre arte indígena contemporânea nesta segunda-feira (7)
Integrando a programação de formação do Conecta SET e com apoio da Escola Porto Iracema das Artes, minicurso aberto será ministrado pelo artista Makuxi Jaider Esbell.
05/12/20 às 00h27

Jaider Esbell - foto Marcelo Camacho

 

     Ainda parte da programação formativa de cursos do programa Conecta SET, realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar e parceiros, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura realizará, nos dias 7 e 10 de dezembro, o minicurso "Arte Indígena Contemporânea: uma perspectiva panorâmica", que será ministrado pelo artista Makuxi  Jaider Esbell, das 19h às 21h, no canal do Dragão no Mar no YouTube. 

     O artista e ativista apresentará sua pesquisa enquanto trajetória evidencial desde seu lugar de origem, a Terra indígena Raposa Serra do Sol. Por muito tempo, os povos indígenas vêm sendo mantidos fora dos circuitos da arte estrutural, quando suas práticas são classificadas como algo do passado ou meros artefatos. Alguma mudança tem acontecido nessa relação? Como são acolhidas as propostas levantadas por artistas que ressaltam a identidade como elemento fundamental de abordagem? A arte indígena contemporânea seria uma linguagem possível? Essas e outras questões serão abordadas no minicurso.

 

Sobre o ministrante

 

     Jaider Esbell é Makuxi, povo originário do extremo norte da Amazônia Caribenha. Sua carreira nesse palco de cá da arte soma mais de 10 anos e sua produção artística e intelectual hoje está acessível em diferentes mídias e suportes. Alinhando ativismo com narrativas poéticas, o artista - que também tem práticas curatoriais - desenvolve uma política muito eficiente ao levar o movimento de base dos povos originários a um patamar de visibilidade antes impossível. Para saber mais, acesse: www.jaideresbell.com.br   

 

Sobre o Conecta SET

O Conecta SET é uma realização da Fundação Amigos do Theatro José de Alencar em parceria com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, o Cineteatro São Luiz e o Theatro José de Alencar, apoiado pela Secretaria Estadual da Cultura - Lei Nº 13.811, de 16 de agosto de 2006.
 

Serviço: Conecta SET - Formação apresenta o Minicurso "Arte Indígena Contemporânea: uma perspectiva panorâmica", com Jaider Esbell 
Dias: 07 e 10 de dezembro
Horário: 19h às 21h
Local: Canal do Dragão do Mar no YouTube (youtube.com/dragaodomarcentro)
Acesso livre. 

PARCEIROS